Conceição Trucom *
Esta 2 receitas de BOLINHOS DE ARROZ são adaptadas ao veganismo porém originais Celia Rabelo Buffet (postada junho 2011) da Bela Gil (postada no GNT em 2014). As frases em itálico são das autoras.
E, para facilitar, coloquei em vermelho os ingredientes que recomendamos para transformar a receita em opção VEGANA, ou seja, sem uso de ingredientes de origem animal...
BOLINHO DE TAIOBA
Por Celia Rabelo
Este bolinho pra mim tem sabor especial, minha mãe fazia taioba refogada, taioba no cozido (prato Português), bolinho de taioba e muito mais. Eu sempre me lembro desse sabor com muito carinho. Um alimento rico em vitaminas de preparo simples.
Ingredientes:
- 2 xícaras de arroz já preparado (considero o cateto integral uma das melhores opções pois esta variedade tem naturalmente uma excelente liga)
- 4 colheres de azeite (2 castanhas do pará previamente hidratadas por 12 horas e RALADAS ou 2 colheres de leite integral de coco previamente germinado)
- 2 dentes de alho picadinho
- uma pimenta dedo de moça sem sementes picadinha
- uma xícara de folhas de taioba picada
- uma xícara de manjericão picado
- 2 ovos (com o arroz cateto os ovos NÃO são necessários)
- 2 colheres de queijo meia cura ralado no ralo grosso (2 castanhas do pará previamente hidratadas e raladas)
- sal marinho a gosto
- 2 colheres sobremesa de semente de linhaça processada na hora em um liquidificador (sem prévia hidratação - recurso para aumentar a liga do bolinho)
- uma colher (chá) de fermento em pó.
Saiba reconhecer e manipular com segurança a TAIOBA.
Clique na imagem para saber MAIS
Modo de Preparo:
Processe rapidamente o arroz na lâmina "S" e reserve. Em uma panela de barro amorne o alho, a pimenta e a taioba, para dar uma refogada de leve. Junte o manjericão picado e desligue o fogo.
Junte no arroz levemente processado a taioba já refogada com as castanhas raladas, o sal e a linhaça previamente pulverizada.
Com duas colheres formar os bolinhos e por em uma forma untada cada um até terminar. Assar em forno pré aquecido 180° por uns 30 minutos. Ou até estiver sequinho.
Sirva quente ou frio. Pode-se substituir a taioba por bertalha,
espinafre, ora-pro-nobis e outros verdes varonis... Use sua criatividade.
BOLINHO DE ARROZ INTEGRAL COM PESTO
Por Bela na Cozinha GNT
Ingredientes: 4 xícaras de arroz integral já cozido
Ingredientes molho pesto:
- 1 xícara de manjericão + 1 xícara de salsinha (com Azedinha fica ótimo: DIVINAL)
- 1/3 xícara de nozes + 2/3 xícara de parmesão ralado (opcional) (usamos castanha do pará conforme receita acima)
- 2 colheres de sopa de azeite (NÃO USAMOS)
- 1 pitada de sal marinho + 1 dente de alho
Modo de preparo:
Coloque os ingredientes do molho no processador - lâmina "S" - e bata. Misture o pesto com o arroz integral e faça as bolinhas. Coloque numa assadeira e leve ao forno por 20 minutos a 220°C. Assamos no sol ou forno desligado!!!
Rendimento: 20 bolinhos
Sobre a PANC AZEDINHA:
Folhosa dotada de um agradável e estimulante sabor ácido, assim como o próprio nome sugere, a azedinha (Rumex acetosa) é uma das hortaliças por mim mais AMADA. VERSÁTIL: fresca e picada, é ótima para saladas e sucos; quando refogada, é usada para incrementar sopas e molhos. Além de ser alimento saboroso e nutritivo para a dieta do produtor, tem mercado consumidor em potencial e que pode incrementar o orçamento de quem comercializá-la.
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br