3) As águas da represa Billings, a próxima a entrar na alternativa de crise do abastecimento de SP, tem sinais claros de poluição. Então, por A, por B e por C, precisamos saber como transformar a água que tivermos EM POTÁVEL.
Essa postura de comprar água NÃO RESOLVE E NÃO GARANTE NADA. Porque no meio desta crise e panico, não há garantias de que águas compradas sejam seguras, sejam REALMENTE POTÁVEIS.
A GRANDE IRONIA
Dormir no ponto é o que fizemos. Ou melhor, deixamos que fizessem conosco, justo nós que vivemos no sudeste brasileiro, de clima chuvoso. Pensar que o Brasil é um país privilegiado, pois aqui estão 11,6% de toda a água doce do planeta. Aqui também se encontram o maior rio do mundo - o Amazonas - e o maior reservatório de água subterrânea do planeta - o Sistema Aquífero Guarani.
Mas quem não cuida, não economiza, quem desperdiça, um dia vai chorar...
Meu olhar sobre este privilégio do Brasil é que somos GUARDIÕES & RESPONSÁVEIS por tudo isso. Concordam?
Vamos às soluções e uma delas vem desta matéria do Augusto Pires
Publicada pela Redação Dispersa em 18/03/2013
O sistema lento de gotejamento colabora para
que micro-organismos não passem pelo filtro
Nós, brasileiros, temos provavelmente o melhor sistema de filtragem de água nas mãos, há muito tempo, e nem mesmo sabíamos disso. Pesquisas norte-americanas apontaram que os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose, um parasita causador de doenças.
Essas conclusões são baseadas nas pesquisas demonstradas no livro The Drinks Water Book, de Colin Ingram, ótima referência para pesquisas sobre sistemas de filtragem de água.
As pesquisas revelam que os sistemas mais eficientes são baseados na filtragem por gravidade, onde a água passa lentamente pelo filtro e goteja num reservatório inferior, justamente como são os filtros de barro no Brasil.
Esse sistema mais 'calmo' de filtrar a água garante que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro devido à baixa pressão exercida pelo fluxo de água.
Essas conclusões levam a crer que quando um filtro de água sofre uma pressão elevada devido ao fluxo da água da torneira ou da tubulação, o processo fica prejudicado, pois o rápido fluxo desta pressão sobre o conjunto faz com que micro-organismos, sedimentos ou mesmo elementos químicos como ferro e chumbo passem pelo sistema chegando ao copo do consumidor.
Por fim a pesquisa revela também que muitas das tecnologias que são lançadas no mercado não têm muita utilidade, pois, em geral não impedem que elementos perigosos como o flúor ou arsênio passem pelo processo de filtragem.
Portanto, é indicado e suficiente a compra de um filtro simples de gotejamento e cerâmica.
Assim é sempre bom ficarmos atentos na compra de produtos que são importantes à saúde e analisarmos bem o produto de acordo com a sua real necessidade.
Fonte: MetaEfficient
Como limpar a vela do filtro
Não use açúcar ou sal para limpar a vela. Esses alimentos podem entupir a superfície porosa dela. O ideal é utilizar uma bucha nova e limpa, e debaixo de água corrente da torneira, passá-la sobre toda a vela enxaguando.
MAIS SEGURANÇA COM O FILTRO DE CARVÃO ATIVO
E para maior segurança uso um filtro de carvão ativado bem barato, um modelo de parede e de alta produtividade. O carvão ativo tem boa eficiência para eliminar resíduos, odores, cloro e alguns micro-organismos. Sempre será válido, principalmente em momentos de crise de abastecimento.
Então, primeiro o filtro de parede e depois o de barro. Se você deseja saber mais:
1) Vita-Max modelo Latina e 2) LORENZETTI modelo ACQUA BELLA
Eles encontram-se a venda em várias lojas virtuais Brasil afora. É só digitar no santo google.
E, depois disso tudo (filtro de carvão ativo + filtro de barro), ainda coloco para SOLARIZAR toda a água que uso para beber, hidratar as sementes e preparar sucos, vitaminas, caldos e sopas. Saiba como aqui: Água Solarizada & Cromoterapia
E aqui: Vídeo ABERTO - ÁguaS'olarizandooo
Por último, não deixe de ler meu livro E se não houver alimento? onde ensino técnicas de aproveitamento de águas de muitas formas EM MOMENTOS DE EMERGÊNCIA. Super válido saber e aprender, até para ajudar comunidades e aguentar 1-2 dias sem ofertas seguras.
Curiosidade
A página do Instituto de Química da UFRJ publicou esta informação muito interessante:
Nem tudo o que parece é. É o caso da camada branca que se forma sobre a parte externa do filtro, que não tem nada a ver com mofo ou bolor. O fenômeno se chama eflorescência e ocorre por conta da porosidade do filtro de argila – que, aliás, é o que mantém a água fresca.
Funciona assim: a água atravessa os poros da argila e troca calor com o ambiente. Nesse processo, uma parte da água evapora e os sais minerais contidos nela permanecem do lado de fora do filtro. Quanto mais sais minerais presentes na água, mais eflorescência aparecerá no filtro. Isso é super normal e não traz risco nenhum à saúde.
Para retirar a eflorescência, basta limpar o filtro frequentemente com água usando as próprias mãos ou uma esponja úmida. E nada de passar sabão, detergente ou produto químico, que podem comprometer o filtro e alterar o gosto da água. É super simples o processo de higienização.
OUÇA O ÁUDIO
Entrevista sobre Filtros de Barro na Band AM
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br
Vamos ser amigos?
Agenda Doce Limão
Clique aqui para conferir todos os eventos.