BARRINHA DE SEMENTES
Ingredientes: 1 xícara (chá) de semente crua (na verdade assada) de castanha de caju, 1 xícara (chá) de semente de girassol sem casca, 1 xícara (chá) de semente de gergelim, 1,5 xícara (chá) de tâmara sem caroço e picada.
Saborizantes: raspas casca de limão, suco de 1/2 limão, canela e cravo em pó a gosto.
Preparo: processar tudo até dar a liga e montar no formato que desejar. Aqui as sementes NÃO foram previamente hidratadas. Uma vez prontas e bem embaladas terão validade de 30 dias na geladeira.
Se você usar as sementes de girassol e gergelim previamente hidratadas as barrinhas terão validade de 24 horas. Porém, se forem desidratadas a validade poderá ser de até 30 dias.
Segredinho: Não esquecer do suco fresco de limão que irá dar validade às barrinhas de até 1 mês na geladeira.
A BEBIDA FERMENTADA -> O KVAS
Trata-se de uma fermentação que pode ser de somente pão ‘velho’, beterrabas orgânicas picadas e água, com diferentes tempos de fermentação, até algo mais frutal ou herbal.
Em nosso caso, quando não temos interesse em grau alcoólico, mas somente de ser uma bebida probiótica com um subproduto simbiótico, usaremos sempre opções de frutas e raízes, misturadas ou separadas, com diferentes graus de açúcar natural (frutose no caso de frutas e sacarose no caso de raízes como a beterraba ou batatas-doce).
Junto às frutas podemos ainda usar alguma erva fresca para dar um requinte de aroma e sabor exóticos, como o capim limão, mentas, funcho, tipos de manjericão e até flores de vinagreira.
Como semente de fermentação podemos usar:
– pedaço-fatia de pão artesanal (que em geral deixo dentro de um saquinho de voil para não se dissolver nas frutas e ervas),
– uma pitada de fermento biológico seco ou
– 1 copo (150 ml) ou 50% da água adicionada de rejuvelac bem fermentado.
No frasco limpo coloca-se 1/3 de frutas e/ou raízes picadas ou em rodelas. Máximo 1/2 pois quanto mais frutas colocamos menos bebida será obtida.
Quanto mais frutas e mais doces elas estão, menos necessário usar 1-2 colheres (sopa) de melado de cana orgânico (ou açúcar mascavo orgânico) para ajudar na fermentação. Portanto, colocar o açúcar-sacarose-isolada é OPCIONAL.
Alguns galhos de ervas frescas também é opcional…
Após 24 horas ou 100% das frutas estarem flutuando, já pode ser feita a separação da bebida probiótica, das frutas simbióticas, hehe!
Porém, se ao provar um pouco da bebida ou pedaço da fruta, sentir que ainda está doce, deixe algumas horas mais para complementar a fermentação.
Uma vez separados leve a garrafa (tampada) da bebida e as frutas (numa tigela com tampa) para a geladeira até o momento de consumo.
É opcional, mas adoro bater as frutas e ervas que fermentaram com pouquíssima (ou nenhuma água) e integrar tudo no kvas. Daí certamente tomaremos uma bebida SIMBIÓTICA: probióticos (micro-organismos da fermentação) + prebióticos (fibras mais funcionais das frutas).
O nosso KVAS foi de tamarindo + manga palmer! Delicioso!
Haja Rejuvelac!
0 respostas em "Pós Oficinas 12-13 Março 2016"