Pós Oficinas 12-13 Março 2016

Bolo fluffy de Maçã

Ingredientes Massa: 6 maçãs (sem sementes – ideal sem casca) raladas grosseiramente na forma de filetes e molhada com suco fresco de 1 limão + raspas da casca de 1 limão, 3 xícaras (chá) de girassol sem casca (previamente hidratado por mínimo 4 horas), mas em nosso curso não o hidratamos antes para podermos desidratar o mais rápido possível + 1 xícara (chá) de tâmara picada + canela e baunilha a gosto.

Ingredientes Creme de Leite VIVO: VER RECEITAS ACIMA

Preparo Massa: Processe o girassol com as tâmaras, mas não exagere pois as sementes precisam ficar com um tamanho de cerca de 1/8 do seu tamanho original. Coloque numa bacia grande onde será preparado o bolo. Rale as maçãs, acrescente suco fresco de limão, passe para a bacia com as sementes já processadas.

Acrescente metade do creme de leite vivo e misture tudo com uma espátula para manter ao máximo a massa aerada. Misture a massa com leveza, evitando esmagar a maçã, ao contrário, preservar a integridade das lâminas da maçã ralada, responsáveis, junto com os grãozinhos do girassol e o creme de leite, pela porosidade e leveza da massa.

Monte o bolo sobre uma cerâmica ou um prato de porcelana onde ele será assado e servido. Mas lembre de usar um pedaço de voil para poder virar a massa após ter assado de um lado (lado A).

Leve para assar no sol ou no forno desligado. Depois de assado o lado A, vire para assar o lado B. Para tanto use uma cerâmica limpa de igual tamanho, apoie sobre a face já desidratada da massa, vire com atenção as 2 cerâmicas juntas e apoie tudo na mesa. Levante bem lentamente, segurando as bordas do voil, a cerâmica que antes apoiava o bolo. Assim, o lado B ficará exposto para a nova desidratação.

O lado B costuma desidratar mais rapidamente, tipo metade do tempo consumido na desidratação do lado A.

Cobertura de Creme de Leite VIVO: bata no liquidificador a outra metade do creme de leite vivo com 3 colheres (sopa) de melado de cana (ideal orgânico da super bom) + 3 colheres (sopa) de cacau em pó sem açúcar (ideal orgânico) ou alfarroba em pó. Espalhe por toda a superfície do bolo e decore com frutas frescas.

OU Cobertura de chocolate (na segunda foto):

Ingredientes: 1/4 de xícara (chá) de óleo de coco, 1/4 xícara (chá) de cacau crú em pó sem açúcar, 1/4 de xícara (chá) de melado de cana orgânico, 1/2 colher (chá) de essência de baunilha, 1 pitada de sal marinho.

Preparo: Derreta o óleo de coco em banho-maria. Misture todos os ingredientes no liquidificador. Despeje sobre o bolo e espalhe bem. Coloque na geladeira para descansar pelo menos 3 minutos.

OU Cobertura com nibs de cacau em molho cítrico (bolo fluffy segunda foto):

Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de nibs de cacau + suco fresco de 2 laranjas pera + suco fresco de 1 limão médio + 1/2 xícara (chá) de uva passa branca.

Preparo: Deixe tudo de molho em hidratação por mínimo 2 horas. Mas sugiro deixar ficar por 24 horas: divinal! Bata tudo no liquidificador até uma textura bem lisa e cremosa. Caso o tom de amargo lhe seja muito forte, use um pouco mais de fruta seca, até chegar no seu tom. Mas lembre: o amargo faz muito bem ao fígado e acorda a doçura do coração!

Sugestão: servir o bolo acompanhado do creme vivo que deu liga ao bolo.

Mas podemos montar o bolo na forma de torta, como abaixo. O creme vivo fica de recheio e as frutas frescas por cima. Aqui usamos o morango, mas poderia ser manga, caqui, kiwi…


Aqui acrescentamos algumas passas levemente trituradas à massa, formamos bolinhas,
amassamos com um garfo e foram desidratadas e decoradas com o morango

IODO – um nutriente essencial

TABELA DE GERMINAÇÃO

Esta é uma tabela o mais amigável possível já que são muitos dados para tabelar. Ela encontra-se no meu livro De Bem com a Natureza.

Entretanto, apesar de conter a experiência prática de crudivoristas que vivem na região sudeste do Brasil, trás referências importantes sobre as várias formas de germinar e brotar as principais sementes disponíveis, conhecidas e testadas.

Separei por tipos de sementes: oleaginosas, cereais, leguminosas e ervas-hortaliças, porque penso que facilita bastante o entendimento e a percepção dos tipos que guardam semelhanças…

Clique aqui -> TABELÃO DE GERMINAÇÃO


ATÉ A PRÓXIMA!!!

13 de junho de 2020

0 respostas em "Pós Oficinas 12-13 Março 2016"

Deixe sua mensagem

Aviso legal

AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS E OUTROS PROFISSIONAIS.

Contato

[email protected] - CNPJ: 23.834.685/0002-58
RUA MACHADO BITTENCOURT, 205 - SÃO PAULO - CEP 04044-000

Site seguro

top
COPYRIGHT © 2019 DOCE LIMÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.