Conceição Trucom
Qual a diferença entre a linhaça marrom e a dourada?
Como todo vegetal, existem muitas variedades de uma mesma família. Entre a linhaça marrom e a dourada podem existir muitos tons, mas a diferença entre elas é muito pequena quando falamos de teor de ômega-3, que é o quesito onde elas foram mais analisadas e comparadas.
As condições de cultivo e a variedade podem alterar a quantidade de pigmento da casca, porém internamente a semente costuma apresentar composições muito próximas. Quanto à enaltecida linhaça dourada, ainda existe a importada do Canadá, e uma produção crescente nas serras gaúchas brasileiras. Então, a melhor forma de garantir que é de origem nacional é pelo preço, que se comprada a granel, a linhaça dourada em geral não passa de 100% mais cara. Um aspecto que percebo sim é que o sabor da dourada costuma ser mais suave, portanto ser mais facilmente saborizada, principalmente nas receitas doces.
Quais as principais características da Linhaça e sua indicação?
Além de sua riqueza em ômega-3 (um agente anti-inflamatório e regenerador celular) e ácidos graxos monoinsaturados (caloria de queima lenta), ela também é rica em fibras, como as ligninas (precursoras de fito hormônios) e fartura das mucilagens de ação laxante, que nutrem a flora intestinal, tratam mucosas e auxiliam na desintoxicação.
Seu sabor adstringente irá facilitar a saúde e limpeza de todas as membranas e peles (internas e externas), facilitando a saúde cardiovascular no plano físico, e a inteligência emocional e afetiva nos planos psicológicos e existenciais.
Sua riqueza em proteínas e gorduras nutricionais irá favorecer a prevenção e manutenção da boa formação cerebral, atuando de forma rápida em problemas de memória, lucidez e poder pensante.
Existe limite de consumo diário?
Para adultos o consumo máximo é de 2 colheres de sopa/dia. Para crianças até 12 anos é de 1 colher de sobremesa/dia. Em casos de tratamentos específicos pode-se consumir o dobro do indicado, mas após melhoria dos sintomas voltar a dosagem ideal e segura.
Sementes são alimentos de energia concentrada, jamais devem ser consumidas em quantidade excessiva, pois não há absoluta necessidade.
E mais: por que este limite?
Todo vegetal, principalmente as sementes, contêm substâncias de defesa para preservarem a integridade da semente até sua germinação. Tais substâncias são chamadas de antinutricionais e são nocivas quando existir exagero no consumo e não houver o manuseio correto antes do consumo. Trata-se do mágico da natureza, onde bom-senso e informação são sempre bem vindos.
Um recurso de minimizar a presença destas substâncias é o processo de hidratação e idealmente germinação.
Por este motivo não se deve consumir qualquer semente em excesso, principalmente se não for previamente germinada, seja castanha do Pará, gergelim, amendoim ou linhaça.
Qual a maneira mais saudável de consumir a linhaça?
Jamais compre ou consuma a linhaça pré-moída, também chamada de farinha de linhaça, pois certamente estará em algum grau oxidada. E, quanto mais oxidada maior a chance de forte flatulência, enxaqueca e diarreia. Esta farinha também pode ser um ISOLADO, sendo proveniente do subproduto da extração do óleo, ou seja, uma farinha desengordurada = sem ômega-3.
O certo é consumir a semente de linhaça crua, integral, previamente hidratada e triturada somente na hora do seu consumo. Nestas condições haverá benefícios e segurança total no consumo diário.
Sorvete vivo de banana com coco e linhaça germinados
A hidratação: meça 2 colheres (sopa) de semente e coloque em uma peneira para lavar possíveis impurezas. Passe para um recipiente de vidro e acrescente 10 colheres (sopa) de água filtrada. A relação é sempre 1 parte de semente para 5 partes de água. Deixe de molho por um mínimo de 4 horas (ideal 8 horas) antes de seu preparo em sucos, leites ou barrinha de granola viva. A este processo dá-se o nome de pré-germinação da semente ou ‘acordar’ a semente.
As mucilagens: após a hidratação da linhaça se obterá uma consistência de gel (tipo clara de ovo) que são as fibras hidrossolúveis desta semente tão especial. Diluído neste gel haverá traços de ácido fítico, que se for respeitado o consumo diário de 2 colheres (sopa)/dia (adulto), este ácido fítico, nesta concentração baixa, terá efeito antioxidante. Caso você decida ultrapassar esta dosagem diária, será recomendável colocar a semente hidratada numa peneira e realizar uma rápida lavagem para extrair parte deste ácido fítico.
É valioso consumir estas mucilagens pois é ideal para tratar/prevenir problemas de digestão, úlceras e constipação. E mais, estas mucilagens são poderosas para nos desintoxicar de metais pesados (chumbo, cádmio, ferro…) sempre presentes nos cosméticos e tinturas de cabelo. Saiba mais sobre germinação nos links abaixo.
Um alerta: não misture a linhaça crua e germinada com alimentos cozidos ou leite animal (1).
A linhaça também é indicada para quem deseja emagrecer? Por que?
Sim, pois ela possui um forte efeito laxante e desintoxicante, que ajuda o organismo a se aliviar de seus venenos, toxinas e excessos como é o caso da gordura (em excesso é claro), dos metais pesados, hormônios exógenos (oriundos das carnes e laticínios) e aditivos alimentares.
Além disso, sementes como a da linhaça, após seu consumo liberam uma ordem para o cérebro para produzir um hormônio chamado colecistocinina que provoca sensações de saciedade.
Todo este processo se viabiliza se a linhaça estiver crua, idealmente previamente germinada e bem triturada (no ato do seu consumo) e; leva cerca de 30 minutos para acontecer. Ou seja, após a toma do suco desintoxicante ou vitamina de linhaça, aguarde 30 minutos para realizar qualquer outra refeição, pois é o tempo para ocorrer o fenômeno da liberação das toxinas e dos escretos.
JAMAIS compre farinha de linhaça E, não misture a linhaça crua e germinada com alimentos cozidos ou leite animal (1).
Qual a forma correta de consumir a linhaça?
No preparo de sucos desintoxicantes tomados em jejum e 30 minutos antes das refeições principais. Também no preparo do leite de linhaça e suas vitaminas, além dos docinhos de granola, sorvetes vivos, creme de leite vivo e geleias vivas sem açúcar.
Iogurte de beta caroteno e ômega-3
O óleo oferece o mesmo benefício que a semente? Por quê?
Não. Quando separamos o óleo dos demais componentes da semente perdemos a sinergia da sua composição integral.
O óleo isolado, geralmente comercializado na forma de cápsulas, é um forte anti-inflamatório, que só é indicado sob orientação médica, para casos quando a necessidade de ômega-3 é bem acima da quantidade máxima de consumo/dia desta semente. Mas é importante, integrado a esta suplementação, é fundamental o consumo da linhaça na sua forma integral e germinada, para potencializar a assimilação e benefícios do seu óleo concentrado. É algo como o óleo isolado ter sua funcionalidade facilitada pela presença dos demais nutracêuticos da linhaça integral e in-natura.
O óleo isolado também é bastante indicado para tratamentos externos como de pele, articulações e couro cabeludo. No meu livro A importância da Linhaça na saúde ensino a preparar domesticamente este óleo, receitas culinárias e várias receitas para massagem corporal.
Quais receitas caseiras são simples de preparar com a linhaça?
A primeira delas é deixar as sementes inteiras de molho por toda a noite: 2 colheres (sopa) de semente em 1/2 copo de água filtrada (= 10 colheres de sopa). Pela manhã bater (juntamente com a água do molho), no preparo dos sucos desintoxicantes, com frutas, folhas, raízes e limão.
(1) Atenção: Consuma a linhaça crua e germinada somente com alimentos crus. Se misturada com alimentos cozidos ou industrializados certamente desencadeará gases. Um bom exemplo são receitas divulgadas, na net e revistas, que misturam a linhaça com leite ou iogurte animal. Sabe o que vai acontecer? Você irá explodir de gases! Algumas pessoas têm enxaqueca também… Isto porque trata-se de uma incompatibilidade digestiva entre as fontes proteicas, o que podemos classificar como MÁ COMBINAÇÃO DE ALIMENTOS.
Você pode aprofundar todos estes conhecimentos com nossos Cursos online sobre Germinação, Os primeiros passos na Alimentação Crua e Viva (onde aprendemos bastante sobre combinação alimentar) e Linhaça: Consumo & Cosmética.
Leia também: Perguntas sobre a Linhaça II
0 respostas em "Perguntas sobre a Linhaça I"