Conceição Trucom
A semente da linhaça deve ser classificada como um alimento biogênico (bio = vida + gênico = gerador), um “gerador” de vida, portanto, um agente revitalizante, que acorda a vida, desperta a vida!
De origem vegetal, a semente da linhaça contém no seu lado “oculto ou metafísico” informações nutricionais alquímicas para todos os nossos corpos (físico, emocional, mental e etérico). Mas, como tudo aqui na Terra, nós só conseguimos registrar e assimilar aquilo que estamos prontos para receber e perceber.
Então, com muita sabedoria, a semente da linhaça nos ajuda na desintoxicação de todos estes corpos, para tornar possível, ou melhor, ampliar, a nossa capacidade de assimilação de todo o seu enorme potencial “nutricional” – o físico e o metafísico.
Bem, então, para começar, precisamos saber um pouco mais sobre as suas fibras. Isto porque conhecer sobre as fibras da linhaça, tanto na quantidade quanto na qualidade, vai nos explicar sobre o potencial de despertar a vida que a linhaça tem.
Com forte poder desintoxicante e laxante, tais fibras irão favorecer a eliminação de nossos venenos e toxinas, uma condição básica para que o organismo fique liberado de energias mais densas, abrindo espaços novos para acessarmos o mais sutil, o menos denso. Afinal, desintoxicar-se é uma atitude 100% espiritual.
As fibras da Linhaça
Todos os alimentos de origem vegetal contêm variados teores de fibras dietéticas. E aí começam as vantagens do consumo destes alimentos, porque as fibras são um paradoxo: não alimentam, mas são essenciais à saúde.
Existem dois tipos de fibras: as solúveis em água (hidrossolúveis) e as insolúveis em água.
As fibras hidrossolúveis são as pectinas, gomas, mucilagens e algumas hemiceluloses. Elas retardam o esvaziamento gástrico e o tempo de trânsito intestinal e absorvem a glicose e o colesterol, dificultando a sua liberação na corrente sangüínea.
As fibras insolúveis em água são a celulose, a lignina, a hemicelulose e os amidos resistentes (AR). São pouco fermentáveis, apresentam um efeito esponja no trato gastrointestinal, conferindo maior volume e fluidez ao bolo fecal, reduzindo o tempo do trânsito intestinal.
A indicação nutricional é o consumo de ambos os tipos de fibras, solúveis e insolúveis, que por mecanismos diferentes e integrados, regulam o tempo de trânsito intestinal, aumentam o volume das evacuações, auxiliam no controle da glicemia, na redução dos triglicerídeos e colesterol sangüíneo e no tratamento da obesidade.
As fibras alimentares são conhecidas pelos seus efeitos benéficos na prevenção e tratamento de várias doenças. E o Instituto Nacional do Câncer dos EUA recomenda o consumo de 25-30 gramas de fibras/dia.
Mas, fibras provenientes de uma semente como a da linhaça, com sua informação genética de “gerar vida”, certamente apresentam um conteúdo valioso de informações no plano oculto, que irá interferir de forma multiplicada em processos de transformação e expansão da consciência.
As fibras dietéticas contidas na semente de linhaça respondem no total por cerca de 28% do seu peso seco.
A fração de fibras insolúveis é a mais significativa – 17 a 22% – e consiste de amidos resistentes (AR), celulose e ligninas.
Já a fração de fibras solúveis em água – 6 a 11% – é basicamente composta por gomas, mucilagens e pectinas.
Principais propriedades das fibras solúveis da Linhaça: PECTINAS, GOMAS E MUCILAGENS.
-
- Retardam o tempo de esvaziamento gástrico, dificultando picos glicêmicos;
-
- Proporcionam substrato fermentável para bactérias do cólon;
-
- Reduzem a concentração plasmática de colesterol;
-
- Melhoram a tolerância à glicose e;
-
- Fixam os ácidos biliares.
Principais propriedades das fibras insolúveis da Linhaça: CELULOSE, LIGNINAS E AMIDO RESISTENTE.
-
- Retém água nas fezes, portanto aumentando a fluidez fecal;
-
- Aumentam o volume e peso das fezes;
-
- Favorecem a peristalse dos intestinos;
-
- Reduzem o tempo de trânsito das fezes;
-
- Aumentam o número de evacuações;
-
- Reduzem a pressão intraluminal e;
-
- Em excesso pode aumentar a excreção de zinco, cálcio, magnésio, fósforo e ferro.
Portanto, nada de excesso, mas muito bom senso na hora de consumir alimentos saudáveis como a semente de linhaça. O ideal é 1-2 colheres (sopa)/dia para adultos e 1 colher (sobremesa)/dia para crianças até 12 anos.
O ideal é pedir que a criança pegue uma porção com
as próprias mãozinhas e esta será a sua porção diária.
Complemente esta leitura com: Perguntas sobre a Linhaça I
6 respostas em "A importância da Linhaça na saúde - Fibras"
Deixe sua mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Boa tarde! Voltei para este site maravilhoso! Mas fiquei com uma dúvida : devemos consumir 1 ou 2 colheres de linhaça por dia? bjs
Olá Mariáguida!
Para adultos o consumo máximo é de 2 colheres de sopa/dia. Para crianças até 12 anos é de 1 colher de sobremesa/dia. Em casos de tratamentos específicos pode-se consumir o dobro do indicado, mas após melhoria dos sintomas voltar a dosagem ideal e segura.
Sementes são alimentos de energia concentrada, jamais devem ser consumidas em quantidade excessiva, pois não há absoluta necessidade.
Gratidão!
Boa noite! Venho utilizando a linhaça triturada e coada no voil, tanto no suco verde ou com frutas. Gostaria de saber qual o problema que poderia aparecer caso eu nao queira coar, e consumir todas as fibras da semente nesse tipo de preparo.
Olá!
Caso você não tenha problemas de síndromes do intestino irritável (SII) ou de lidar com os pedacinhos das fibras da casca da semente, não precisa coar.
Gratidão!
Olá Conceição! Como recomendação para o consumo da linhaça, já vi nos seus vídeos e outros meios, que são 2 colheres de sopa para adultos, mas ao final desta publicação, você recomenda 1 colher de sopa para adultos. “Portanto, nada de excesso, mas muito bom senso na hora de consumir alimentos saudáveis como a semente de linhaça. O ideal é 1 colher de sopa/dia para adultos e 1 colher de sobremesa/dia para crianças até 12 anos.”
Ficou confuso.
Abraços
Olá Maila, dei uma revisada no último parágrafo. O ideal é de 1 a 2 colheres (sopa)/dia para adultos.
E para crianças o ideal é que ela pegue a sua porção com as próprias mãozinhas.
Sucesso!