Por Andréa D’Amato
Precisamos da informação para ter consciência e então assumir a responsabilidade pela conservação e preservação.
Os números impressionam: 20.000 espécies vegetais e cerca de 2200 espécies de animais habitam um bioma único: a Mata Atlântica.
Você pode conferir nesta impressionante figura, que originalmente a Mata Atlântica cobria 15% do território brasileiro. Infelizmente, este percentual hoje não passa de 1%.
A Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta. De acordo com o Ibama, dos 633 animais em risco de extinção no Brasil, 383 são desta floresta.
A devastação já atingiu 93% da área original, iniciada com a exploração do pau-brasil no século 16, avançou durante os ciclos da cana-de-açúcar e do ouro e prossegue até os dias de hoje com a produção de carvão vegetal, extração de palmito, extração de madeira, construção de rodovias e barragens, além da expansão das cidades.
A ONG SOS Mata Atlântica aponta que o ritmo de destruição é acelerado e estima que, a cada 4 minutos, o equivalente a 1 campo de futebol é devastado.
Não se trata de defender apenas a mata, a fauna e a flora. A região abriga sete das nove grandes bacias hidrográficas do país e abastece com água potável mais de 110 milhões de brasileiros.
O mais impressionante é que a Mata Atlântica está muito mais próxima de nós do que imaginamos: é uma extensão litorânea que vai do Rio Grande do Sul até o Piauí e se distribui por 17 estados, onde vivem 62% da população brasileira.
Revista Vida Simples – Editora Abril – junho 2007
Figura – Cartilha do Centro de Ensino Ambiental – CEA Villa Lobos – da ONG 5 elementos – www.5elementos.org.br
0 respostas em "Cadê a Mata Atlântica?"