Marly Cordeiro *
Por muito tempo, fomos acostumados a pensar na vida de modo racional e de forma fragmentada. Essa forma nos levou a uma visão parcial do indivíduo.
Nos últimos anos, um novo paradigma educativo vem sendo desenvolvido em vários países do mundo com a possibilidade de criar a partir da escola um ambiente de inclusão, aprendizagem e bem-estar dos alunos, pais e professores. Toda relação entre escola e família tem um profundo movimento de amor e respeito pela vida.
A educação sistêmica nos centra no contexto histórico e geográfico e para o professor é fundamental reconhecer a sua própria história e de onde vêm seus alunos. Isso tem a ver tanto com a perspectiva da nossa espécie como na perspectiva geral da família e suas origens.
Reconhecer o lugar de cada indivíduo requer uma atenção especial para o sistema familiar, pois é através da ordem familiar que se adquire novas dimensões nas relações educativas. Uma forma simples de reflexão que nos impulsiona a buscar soluções para temas complexos como: baixo rendimento escolar, déficit de atenção, agressividade, indisciplina na sala de aula, falta de comunicação entre professor e aluno, falta de integração familiar na escola, entre outros.
A Educação Sistêmica tem como fundamentos conceituais, a Fenomenologia, a Teoria Geral dos Sistemas, a Terapia Familiar Sistêmica, o Construtivismo e as Constelações Familiares, criada pelo teólogo, filósofo e pedagogo alemão, Bert Hellinger.
Estamos no momento de trocas muito importantes, de todos os níveis, que afetam particularmente a estrutura familiar e a instituição escolar. Através da educação sistêmica, podemos desenvolver idéias, percepções e a compreensão necessária que possibilita basicamente um novo e eficiente aprendizado de vida.
Recomendo a leitura do livro “Você é um de nós” da professora e terapeuta Marianne Franke-Gricksh, publicado pela editora Atman (www.atmaneditora.com.br). Neste livro, a autora revela como a visão e as idéias sistêmicas possibilitam um trabalho conjunto e criativo entre alunos, professores e pais.
* Marly Cordeiro é educadora e Terapeuta Sistêmica. Facilitadora em Constelações Familiares – Terapia Sistêmica Fenomenológica Integrativa com Alexandra Caymmi (Suíça). Participante de Seminários, Workshops e Treinamento Avançado no Brasil com Bert Hellinger e Maria Sophie Hellinger. Curso Psicologia e Especialização em Terapia Familiar Sistêmica Breve. Realizo palestras vivenciais e atendimento sistêmico individual, casal, família, comunidades, escolas e empresas.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte www.docelimao.com.br
0 respostas em "Escola e Família"