Fique de olho na cantina da escola

Jocelem Mastrodi Salgado*

A cada ano milhares de crianças entram na escola e começam um período de educação que se prolonga por muitos anos e promove profundas influências nas suas vidas. A criança quando chega à escola, está alerta, disposta a se desenvolver física e mentalmente. Muitas tem os olhos radiantes e claros, cabelos penteados, brilhantes, associados com saúde e pele saudável. Mas, infelizmente, esta descrição não se aplica a todas as crianças.

Algumas são descuidadas, com olhos e cabelos opacos e pele áspera, características geralmente associadas com má alimentação. O crescimento de algumas dessas crianças é limitado; outras são frágeis e tornam-se fatigadas e não participam integralmente das atividades intelectuais e físicas.

Nos dias de hoje, é evidente a importância da ingestão adequada de nutrientes na promoção do crescimento e desenvolvimento do ser humano. A ingestão adequada de nutrientes, principalmente na fase de lactente e infância é necessária como requisito básico para a saúde da criança, influenciando sua capacidade de brincar, estudar, sua aparência e longevidade.

Boa parte do estilo de vida de um adulto depende do que comeu ao longo de sua infância. A maioria dos seus hábitos alimentares e muito do desempenho de sua saúde pelos anos afora têm a ver com a qualidade de sua nutrição.

Há cerca de 20 anos trabalho e pesquiso na área de nutrição humana, preocupada especialmente com a relação entre saúde e alimentação. Muita coisa vem sendo descoberta nos laboratórios (a Esalq-USP é um exemplo), mas é preciso também uma mudança nos hábitos alimentares, e é nesse ponto que vejo a importância de uma parceria entre as escolas e os pais.

Já existem iniciativas com essas características colocadas em prática por movimentos de escolas em São Paulo e muitas cidades do interior do país. Precisam ser ampliadas e diversificadas, e poderiam também se beneficiar da assessoria das universidades, que podem e devem dar sua contribuição.

Cantinas e merendas

Para garantir uma alimentação nutritiva e benéfica à saúde das crianças, os pais não devem ficar atentos apenas ao que as crianças comem dentro de casa, mas também ao que comem na escola. A merenda escolar e os produtos oferecidos pelas cantinas devem seguir o mesmo padrão, evitando que os alunos consumam alimentos com calorias vazias, como refrigerantes e salgadinhos industrializados.

Os pratos da merenda oferecida nas escolas, por exemplo, precisam ser mais atrativos que os salgadinhos da cantina. É claro que as mudanças não ocorrem de uma hora para outra, nem esperamos que as crianças esqueçam os hamburgueres e cachorros-quentes. Mas se conseguirmos um equilíbrio, já será muito bom, e para isso é necessário que os pais fiquem atentos e cobrem tais mudanças das escolas.

Milhares de crianças e pré-adolescentes estão cada vez mais habituados a fazer seus lanches nas próprias escolas, públicas ou particulares, onde a cantina reina com suas coxinhas e mistos-quentes carregadas de gordura. Uma pesquisa em escolas públicas de um bairro de São Paulo verificou que cerca de 10% das crianças estão com sobrepeso. Ou seja, estão pesando entre 20% e 30% mais do que deveriam. Boa parte da culpa está nas cantinas. Já os estudantes mais velhos, que podem deixar o colégio nos recreios e que costumam passar a tarde fazendo lição com os colegas, estão trocando o almoço de casa pelos sanduíches e “dogões” das esquinas.

Alimentos que devem ser evitados e não devem ser oferecidos nas cantinas escolares

Entre os alimentos que devem ser evitados nas cantinas estão: refrigerantes e sucos artificiais, balas, caramelos, gomas de mascar e similares, doces à base de creme e com recheio e/ou cobertura de creme, salgadinhos fritos (croquetes, coxinhas, pastéis, etc) com procedência duvidosa e salgadinhos industrializados.

Alimentos que devem estar presentes nas cantinas escolares

Os produtos listados acima (não são alimentos) devem ser substituídos por sucos naturais, vitaminas de frutas da época, leites e iogurtes de sementes germinadas, frutas, sanduíches naturais, bolos de cenoura, cookies de fibras (linhaça, aveia ou farelos em geral) e as frituras devem ser trocadas por assados.

Se a cantina da escola do seu filho não oferece alimentos saudáveis, faça com que ele leve o lanche de casa ou prove da merenda oferecida pela escola.

Dra. Jocelem Mastrodi Salgado é professora Titular em Nutrição – LAN/ESALQ/USP

Sugestões da Revista Especial Kids

Espetinho de Frutas

Bem, esta é uma forma divertida de variar a apresentação das frutas. Procure fazer uma montagem bem colorida, alternando formas como uva ao lado do cubo de mamão, ao lado da estrela de carambola…

Salada de Frutas

Uma sugestão bacana é a salada de frutas que deve ser preparada na hora da criança sair para a escola e, se possível, ser colocada na geladeira da escola até a hora do consumo. Não faça aquela salada com muito caldo, pois poderá derramar, etc. Incremente a salada com semente de girassol crua e descascada, que foi deixada de molho em água filtrada por 8 horas. A salada ficará mais crocante e muuuuito mais nutritiva.

Gelatina de Frutas

Esta mesma salada, pode ser transformada numa gelatina de frutas, se preparada uns 40 minutos antes da criança ir para a escola, para dar tempo da gelatina endurecer.

Leia também: É hora do Lanche…

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte.

0 respostas em "Fique de olho na cantina da escola"

Deixe sua mensagem

Aviso legal

AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS E OUTROS PROFISSIONAIS.

Contato

[email protected] - CNPJ: 23.834.685/0002-58
RUA MACHADO BITTENCOURT, 205 - SÃO PAULO - CEP 04044-000

Site seguro

top
COPYRIGHT © 2019 DOCE LIMÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.