www.amigasdopeito.org.br *
Tipóias, Quepinas ou Kepinas e Slings são porta-bebês de pano em forma de quadrados ou retângulos dobrados e amarrados na ponta ou presos por anéis.
Kepina (ou tipóia em português) é um verbo quíchua, língua dos antigos incas, ainda hoje falada na região dos Andes (Bolívia, Peru e Equador). Kepina é a ação de arrumar alguma coisa num saco ou embrulho, neste caso, o bebê.
O nome Slings vem do uso de aros ou anéis que prendem de forma prática a faixa que forma a tipóia.
O tamanho é único, pois é adaptável para todas as fases do crescimento do bebê, desde seu nascimento. Para tanto basta ajustá-la de acordo com a idade e o tamanho do bebê. O que muda é o tamanho do nó, ou a altura dos anéis, dependendo do tamanho da pessoa que está carregando o bebê.
Muitas famílias têm mais de uma kepina, uma com o nó ajustado para o pai e outra para a mãe, daí usam a kepina sem tirar o nó para não precisar ajustar outra vez.
Confira bons exemplos de uso:
• Um bebê de 1 mês ficará dentro da kepina em posição praticamente horizontal, com a cabecinha amparada pela kepina ou pelo sling ou em posição parecida com a fetal.
• Um bebê maior, com 6 ou 8 meses, já vai querer ficar em posição vertical ou de “cavalinho”, com as pernas abertas na cintura de quem o estiver carregando. Sua cabeça já não precisa da kepina para ampará-la, pois ele já a sustenta sozinho.
• Uma criança de mais de um ano pode ser carregada sem problemas. Na verdade a kepina pode ser usada enquanto o adulto conseguir carregar a criança. Pode-se usar a kepina até os 2 anos ou até 22 kg.
Outras vantagens são percebidas, como:
• Reduz choro, cólicas e refluxo.
• O bebê dorme mais e melhor, pois ele ouve o batimento cardíaco da mãe ou do pai e se sente de volta ao útero ou próximo do pai.
• Os bebês ficam mais calmos, alertas, se sentem mais integrados ao dia-a-dia, melhorando sua capacidade de comunicação e interatividade.
• Melhora a habilidade motora, senso de equilíbrio e coordenação.
• Previne contra deformações no crânio.
• O adulto fica com os braços livres.
• A kepina é mais barata que o carrinho e não depende de calçamentos adequados.
• Evita a hiper-estimulação e a garante a privacidade do bebê.
• Melhora a comunicação e os laços entre os pais e o bebê.
• Leve, fácil de usar, cabe dobrada dentro de qualquer bolsa.
Comentários da Albermari Rodrigues que é mãe e doula (acompanhante de parto).
Sobre as Kepinas, acho maravilhosa toda e qualquer idéia que leve o bebê a ficar “grudadinho” no único mundo que reconhece ao nascer, sua mãe. Num recém-nascido a temperatura do corpo da mãe se equilibra ao que ele precisa, dando todo o conforto necessário. Além disso, o bebê precisa de tempo para se ambientar nesse novo mundo e a mãe é sua única referência, então, quanto mais próximo dela ele puder estar, maior será sua segurança física, emocional e espiritual.
O bebê necessita do colo da mãe, do cheiro, do aconchego, do calor, da voz, enfim, ele se regozija naquela que é e sempre será o seu porto seguro.
Comentários da Dra. Ana Paula Andrade que é fisioterapeuta e professora de educação física.
Antes e após usar a Kepina é importante fazer exercícios de alongamento da cabeça, pescoço, coluna, braços e pernas. Desta forma será preservada a coluna e postura dos pais, assim como a da criança, que será sustentada por pais que estão se locomovendo e respirando de forma correta, saudável, vitalizada e educativa.
Esse texto faz parte da Revista Especial Kids de Fevereiro 2010.
Fontes: Amigas do Peito. Visite a lojinha para comprar a sua kepina e ajudar as amigas do peito nessa linda missão.
Albermari Rodrigues: [email protected]
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citadas as autoras e a fonte www.docelimao.com.br
0 respostas em "Kepinas - Amigas do peito e do bebê"