Técnicas da ‘Cruzinha’ III – Marinar Alimentos

Conceição Trucom 

Marinar significa deixar o alimento, que pode ser carne ou legume, absorvendo o tempero por um tempo, variando de 15 minutos até algumas horas, antes do seu cozimento.

É o processo de amaciar e acentuar o sabor do alimento por meio da sua imersão num líquido ácido (sumo de limão, vinagre, vinho, etc.) acrescido de temperos e ervas.

Conforme já colocado no texto Limão x Vinagre – Qual a diferença?, neste processo, o uso do suco fresco do limão irá conferir maior digestabilidade e suavidade aos alimentos do que o vinagre.

Somado a este fenômeno, o uso do limão, com suas propriedades de alcalinizar e desintoxicar, irá minimizar o efeito negativo que as proteínas de origem animal causam no organismo humano, quando acidificam natural e fortemente o sangue.

Assim, para as pessoas que ainda consomem carnes, recomendo a escolha de cortes mais magros e o hábito de os marinar em limão antes do seu consumo ou cozimento.

E, para quem é vegetariano ou pratica a alimentação crua e viva, marinar é uma técnica fantástica de ‘cruzinhar’ alimentos do reino vegetal.

Para que a marinada faça efeito é necessário que ela esteja em contato direto com o alimento, mas quanto menor o corte, menor o tempo de marinagem, evitando assim que o sabor fique muito acentuado.

Quanto mais delicada a textura do alimento, menor o tempo, porque a exposição muito longa pode destruir sua crocância e mascarar seu sabor original.

Usar recipientes de vidro ou cerâmica. Marinagens por mais de 30 minutos devem ser feitas na geladeira, num recipiente com tampa.

Shitake Marinado

Essa técnica pode ser usada com vários tipos de cogumelos. Basta que estejam bem frescos. Picar em fatias ou cubos e colocar num pirex que tenha tampa. Acrescentar suco fresco de limão, salsinha picada e uma pitada de sal marinho ou shoyo. Misturar bem, tampar e deixar marinando por cerca de 10-15 minutos. Na hora de servir é opcional colocar um fio de azeite de oliva. Servir integrado ou acompanhando saladas.

Pepino Marinado

Realizar o mesmo procedimento com o pepino. Pode ser qualquer tipo de pepino, mas fica ideal com o japonês. O pepino pode estar fatiado fino, médio ou grosso (a preferência de cada um), em cubos e até ralado. Servir em wraps, sanduíches, saladas ou canapés.

Marinada de Legumes

Molho de marinagem: 2 colheres (sopa) de suco fresco de limão, 1 colher (sopa) de azeite extra-virgem, 1 colher (sobremesa) de molho Shoyu, 1 colher (chá) de mel. Misturar tudo e reservar.

Legumes: 1 1/2 xícara (chá) de cogumelos (shitake ou champignon) frescos picados, 1 xícara (chá) de brócolis ralado no processador, 1 xícara (chá) de amêndoa germinada (24 horas na água), sem pele e triturada no processador, 2 cenouras raladas no processador, 4 ervilhas torta picada em tirinhas, sementes de gergelim preto (hidratado por 4 horas em água filtrada) para decorar.

Colocar o brócolis e os cogumelos para marinar. Mexer para impregnar e deixar marinando por uns 15 minutos. Ralar grosseiramente o brócolis e a cenoura. Triturar as amêndoas. Misturar tudo e mexer bem. Decorar com o gergelim preto. Ver foto acima!

Texto da série Técnicas da ‘Cruzinha’

Técnicas da ‘Cruzinha’ I – Prensar Alimentos

Técnicas da ‘Cruzinha’ II – Refogar e Amornar Alimentos

Técnicas da ‘Cruzinha’ IV – Fermentar Alimentos

Técnicas da ‘Cruzinha’ V – Desidratar e Hidratar Alimentos

Leia também: Como germinar grãos e sementes

22 de setembro de 2019

0 respostas em "Técnicas da 'Cruzinha' III - Marinar Alimentos"

Deixe sua mensagem

Aviso legal

AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS E OUTROS PROFISSIONAIS.

Contato

[email protected] - CNPJ: 23.834.685/0002-58
RUA MACHADO BITTENCOURT, 205 - SÃO PAULO - CEP 04044-000

Site seguro

top
COPYRIGHT © 2019 DOCE LIMÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.