Conceição Trucom
Sê-Mente é o alimento perfeito para todos que precisam desenvolver e serem mais conscientes, lúcidos, assertivos, coerentes e prósperos. Seu consumo da forma correta (previamente hidratada e idealmente germinada) e com bom senso (balanceada com outras plantas) proporciona comandos assertivos para sermos menos passionais, ignorantes (no sentido do ignorar), dispersos, passivos e vítimas.
As Sementes ou Frutas Oleaginosas, ao mesmo tempo que frutas, portanto solares, são a matéria-prima perfeita para nutrir e manter nosso cérebro e sistema nervoso central (SNV) em estado de alerta, VIVO.
SÃO DEUSAS PERFEITAS
Frutas de Empoderamento…
Pequenos frascos, riqueza de moléculas inteligentes!
Se eu quiser falar com DEUS…
Trata-se de uma série de textos que orienta O Ser Ecológico vai à feira, parte importante do meu livro DE BEM com a Natureza (Alaúde – capítulo 6), um livro vanguarda, à frente do seu tempo, quando falamos da Alimentação que facilita a Existência do SER Humano, principalmente das Crianças de Todas as Idades…
Precisamos fazer consumo consciente desta ferramenta NATURAL e ABUNDANTE, que aqui no Brasil e, no Planeta Terra, se reproduz exatamente para nos prestar o seu Viço e sermos mais Mente, fazer uso maior do poder pensante.
Sem poder pensante não somos Seres, mas apenas ilusão e frustração. Sem poder pensante não somos responsáveis nem por nós, que dirá por nossas crianças!
A SÊ-MENTE é matéria prima perfeita para o cérebro, parte física das nossas MENTES:
– A Mente Racional, para nos garantir o bom uso da lógica, da memória, dos raciocínios, do discernimento, das escolhas, do planejamento, etc.
– A Mente Analógica (Intuitiva ou Espontânea) que irá tornar toda a nossa criatividade cada dia mais assertiva, autoconfiante, inadiável, produtiva e próspera.
São essas duas mentes que nos torna sempre joviais a prontos para a vida. São elas que nos torna próximos das nossas crianças: internas e externas.
Somos tão criativos, mas nos perdemos no mundo da ilusão, das falsas expectativas (inclusive de educar e alimentar as crianças), das crenças e preconceitos, da inversão de valores, da falta de discernimento, de visão.
As Sê-Mentes germinadas são o pilar fundamental da Alimentação Viva, são Deusas que neste livro, significam também a Luz que irá iluminar nossos passos em direção a uma nova geração de Seres que Pensam com esta qualidade criativa, expansiva, visionária. Cabeça e pés nos seus devidos lugares. Nós adultos inclusos!!!
Como a própria classificação diz, estas sementes são ricas em óleos vegetais, que chamo de óleos “nutricionais” ou “funcionais”, e constituem uma forma concentrada de energia, além da presença abundante de proteínas, fibras, sais minerais, vitaminas, enzimas e fito-hormônios.
As células cerebrais são basicamente as lipoproteínas (lipo significa gordura) e, estas sê-mentes são basicamente fração oleosa (lipo) e proteínas + alquimia dos micronutrientes. Por isso, e muito mais, estas sementes devem, da forma correta, fazer parte da alimentação diária de crianças de TODAS as idades.
Não basta saber que são saudáveis, é preciso saber comprar, manusear, preparar e consumir estas DEUSAS PERFEITAS.
As mais populares no Brasil são as de abóbora, amendoim (na verdade uma leguminosa que se comporta como oleaginosa), girassol, gergelim e mais atualmente a linhaça e a chia. Também tem as castanhas bem brasileiras, a do Pará (da Amazônia, do Brasil) e a de Caju, além das nozes Pecã e a Macadâmia.
Não podemos esquecer do coco seco, a maior de todas estas sementes. Coco verde é fruta, coco seco e fruta oleaginosa…
Vários tipos de gergelim nativos do cerrado brasileiro: semente para lá de sagrada!
COCO SECO GERMINADO – além de riqueza em fibras e proteínas, a gordura do coco é fantástica para a saúde humana. Um alimento lipoproteico, fantástico para a regeneração e manutenção das células cerebrais, não vejo alimento tão poderoso para o bom humor como ele… Mas precisa ser integral e o fruto previamente germinado para conferir digestabilidade e leveza. E, como todo alimento sagrado, não exagere na quantidade.
Sementes importadas como a amêndoa, avelã e a noz uso, aqui no Brasil, com parcimônia, já que poucas pessoas têm acesso a elas, pelo elevado custo e por serem muito sazonais, só disponíveis no Natal.
E antes de fecharmos a lista de opções é preciso lembrar da semente do cacau, que na antiguidade e tradição milenar mexicana, sempre foi consumido em conjunto com a polpa do abacate, uma fruta literalmente oleaginosa, apesar de não ser uma semente.
ABACATE – a riqueza em gorduras monoinsaturadas dos abacates ajudam a melhorar o humor e mantê-lo feliz. Abacates contêm muita proteína, triptofano, potássio, magnésio, ácido fólico, vitaminas do complexo B, vitamina E e vitamina K; nutrientes que fazem do abacate um poderoso alimento na proteção de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e algumas formas de câncer.
CACAU – Cacau é um chocolate INTEGRAL, não processado (sem açúcar, gordura hidrogenada, lácteos e outras sujeiras adicionados a ele). São tão somente as suas sementes fermentadas (com a polpa da fruta), desidratadas (em geral no sol) e processadas durante o preparo da receita… Nada de aditivos ou industrialização.
Contém os mais altos níveis de antioxidantes que qualquer outro alimento no mundo. Mas a vantagem adicional é: ele também contém uma porção significativa de hormônios do bem estar, como triptofano, serotonina e feniletilamina, que é o hormônio do amor. Ele também contém anandamida, que é uma endorfina que o corpo humano fabrica naturalmente após exercício físico. No reino vegetal a anandamida é encontrada apenas no Cacau. Anandamida deriva da palavra “ananda” (estado de felicidade perfeita) e é liberada quando nos sentimos entusiasmados. O cacau contém enzimas inibidoras que diminuem a capacidade do corpo de quebrar a anandamida. Isso significa que, quando comemos cacau aumentamos o tempo da sensação de felicidade. Além disso, ele contém altos níveis de minerais. Adicione cacau em seu leite vegetal ou faça sua sobremesa favorita de chocolate cru com ele.
Na hora de comprar qualquer semente uma regra básica: precisam ser cruas, frescas, o mais íntegras possível. Existem algumas opções interessantes já descascadas, como a de girassol, mas em geral, evitar as sementes já descascadas, quebradas ou farinhas. Somente assim, vivas (em estado latente), poderão ser ‘acordadas’, germinadas ou brotadas.
Reforçando: Jamais comprar sementes trituradas (como a farinha de linhaça), torradas, assadas, fritas ou salgadas.
As castanhas do Pará e de Caju, mesmo as vendidas como cruas, normalmente já passaram por um processo de ‘cozimento’ para serem extraídas de suas ‘castanhas’. Não são, portanto, sementes germináveis. Mas, colocá-las na água potável, por 4-8 horas, irá diluir seu potencial calórico e torná-las mais digestas. Alguns crudivoristas não as usam em seus preparos, entretanto eu as uso pois são alimentos muito mais saudáveis que qualquer alimento de origem animal, industrializado ou aditivado.
Por exemplo: entre uma maionese de castanha de caju com ervas frescas e, uma maionese com ovos, leite ou industrializada, qual você considera mais saudável?
Procure sempre observar se a data da embalagem da semente é recente e se apresenta sinais de envelhecimento. Sementes furadas (com buraquinhos), pó no fundo da embalagem (carunchos), embalagem pegajosa (sinal de ranço e oxidação), embaçada (fungos) são sinais de alerta. Não compre desta loja ou fornecedor, pois não é um conhecedor de sementes ou é displicente com o seu negócio.
Se comprar no varejo, procure um lojista de alta rotatividade de vendas, garantindo o frescor das sementes. Mas, experimente a germinação antes de levar grande quantidade. E, algumas sementes, como a de alfafa, só serão encontradas em lojas e fornecedores especializados.
AMENDOINS
Como coloquei anteriormente, as sementes germinadas (e seus brotos) imperam como Deusas, força motriz de toda a Alimentação Crua e Viva. Portanto, encontrar fornecedores idôneos faz parte da missão!
Para finalizar: sementes germinadas (e seus brotos) são DEUSAS PERFEITAS que se beneficiaram de toda a alquimia da sua natureza e da água que as acordou. Elas passam de míseros 3-5% de umidade durante a boa e segura estocagem, para algo como 40% de umidade durante a germinação. E, esta nova água é agora estruturada e contém todas as informações de Vida que um alimento biogênico pode oferecer!
Portanto, capriche na água que será usada para acordar e germinar as sementes.
Texto da série O Ser Ecológico vai à Feira
Especial: Vídeo – Feira Livre com Conceição Trucom
Água – o elo da vida e da Paz Mundial
O Ser Ecológico vai à feira I – As Frutas – RAINHAS das Águas
O Ser Ecológico vai à feira II – Verduras, Legumes e Hortaliças – Fadas & Princesas
O Ser Ecológico vai à feira III – As Folhas – Princesas da LUZ
O Ser Ecológico vai à feira IV – Os Cereais e as Leguminosas – Semi-Deusas
Leia também: Os alimentos da estação
Feiras orgânicas Brasil afora
6 respostas em "Você sabe comprar Sementes Oleaginosas? DEUSAS Perfeitas"
Deixe sua mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Olá, tenho aprendido muita coisa!
Queria saber se posso guardar as sementes depois de hidratar para usar quando necessário. E durante quanto tempo.
Obrigada!
Bem, depois de hidratadas elas têm seu tempo para germinar, passando do tempo ideal, quando o narizinho ultrapassa seu tamanho, devem ir para a composteira.
Agora quando vc processa a semente hidratada ou germinada, ela vai fermentar. Na geladeira pode durar de 8 a 24 horas dependendo da receita.
Coloquei a linhaça para hidratar à tarde, no outro dia coloquei na geladeira e tive que fazer uma pequena viagem. Passaram 5 dias. Ainda posso usar a linhaça para fazer o leite?
Olá Graça, certamente que naum…
Boa noite
gostava de saber se todas as sementes ,( cereais ,leguminosas, oleaginosas, ervas e hortaliças ) que pretendo germinar ,são aquelas que compro naturalmente do alimento para comer , ou são umas própria para germinar.
obrigada
São sim Maria Luisa, você encontra mais informações por esse artigo: https://www.docelimao.com.br/assinatura/sementes-onde-comprar/
Gratidão!