Arroz com feijão do Frugivorismo

Malu Paes Leme *

Vamos falar um pouco da transição de uma alimentação tradicional para uma alimentação realmente natural?

No começo desse estilo de vida, o carro-chefe para nos manter mais saciados comendo menores quantidades de frutas são: a Banana e a Manga.

Essas frutas são essenciais para nos manter, pois além de serem deliciosas (bem madurinhas, é claro), elas conseguem nos saciar com menor quantidade por serem mais calóricas. Por isso, elas são tão importante para quem está começando a se alimentar só de frutas e vegetais – que é o Frugivorismo. Mas, vamos entender um pouco mais…

Quando nos alimentamos de comidas cozidas por longos anos, nosso estômago tende a “diminuir” pois os alimentos cozidos são muito densos, normalmente muito calóricos (pois as refeições contém alimentos de origem animal, óleos, pães e massas etc, que contém muitas calorias em pouca quantidade, por ex. um pedaço de queijo, 1 colher de sopa de manteiga e por aí vai), não contem muita quantidade de água (na verdade o cozimento extrai praticamente toda água do alimento), contém fibras insolúveis que machucam nossa membrana intestinal, mas nos saciam com mais facilidade. Porém, vão destruindo nossa saúde, pois são alimentos “estranhos” e muito pesados para nosso sistema digestivo administrar.

Mas, as frutas, ao contrário, são ricas em água, contém fibras solúveis que ajudam na fabricação do bolo fecal e na retenção de toxinas para serem expulsas do organismo, e ajudam e muito! na eliminação.

Porém, temos que comer maiores quantidades de frutas para nos saciar. Desta forma, no começo da transição de uma alimentação normal para uma alimentação natural frugívora, as pessoas normalmente tem dificuldades para consumir grandes quantidade de frutas. E isso é Super Normal. É uma questão de tempo, de ir aumentando aos poucos a quantidade, e se exercitar bastante ao mesmo tempo!

Para ajudar nesse começo, procure fazer vitaminas de frutas com vegetais. Pode caprichar na quantidade de frutas, pois elas serão liquidificadas ajudando neste começo a você consumir maior quantidade de frutas e assim consumir as calorias necessárias para se manter.

Curiosidades sobre a Banana

a) A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e A.

b) Aproximadamente, 70% deste fruto é composto por água.

c) Cada bananeira produz de uma só vez de 5 a 15 pencas de banana. Olha como a natureza é abundante!!!

d) Quando as bananas iniciam o processo de amadurecimento, logo que são colhidas, elas contêm 20% de amido e 1% de açúcar. Quando as bananas se tornam amarelas com algumas manchas marrons e elas estão totalmente amadurecidas, estes números são completamente revertidos. O teor de açúcar fica dividido da seguinte forma: 66% de sacarose, 14% frutose e 20% de glicose.

e) Mordidas de mosquito: Antes de coçar a picada de inseto, tente esfregar a zona afetada com a parte interna da casca da banana. Muitas pessoas têm resultados excelentes em reduzir o inchaço e a irritação.

f) Depressão: de acordo com uma recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, muitas se sentiram melhor após comer uma banana. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina – conhecida por relaxar, melhorar seu humor e, geralmente, fazer você se sentir mais feliz.

Curiosidades sobre a Manga

a) Antes de comprar, cheire a manga pela parte que se prende ao caule. Se ela estiver madura, no ponto ideal para ser consumida, o perfume será fresco e com agradável aroma de fruta.

b) A cor não é sempre um indicador único da maturação: algumas variedades se tornam amarelas quando maduras, outras apresentam coloração vermelho, vermelho amarelado ou verde alaranjado. E ainda, existem aquelas que permanecem verdes no ponto ideal de consumo. Veja algumas recomendações aplicáveis na hora da escolha.

c) Palmer: Frutos grandes (500 a 700g), de forma alongada e casca alaranjado-amarelado com laivos vermelho brilhante, quando madura. A polpa é firme, com pouca fibra e aroma suave.

d) Procure manusear a manga com cuidado, pois são sensíveis a choques e batidas, que podem provocar manchas, amolecimento da polpa, prejudicando a qualidade do produto.

e) Antes de consumir, lave a fruta em água corrente com cuidado. Se necessário esfregue levemente a superfície com uma esponja macia, mas nunca use detergentes ou alvejantes.

f) Para conservar, mantenha a manga em um lugar fresco e ventilado. Se não estiver bem madura, apresse o amadurecimento, envolvendo a fruta em folhas de papel adequado por alguns dias. A manga madura à temperatura ambiente não deve ser guardada por mais de dois dias.

Continua em Receitas de Vitaminas com Banana e Manga

* Malu Paes Leme é crudivorista faz 2 anos e pratica o Higienismo, a Dieta 80/10/10 na sua forma mais ortodoxa, pautada no consumo concentrado de frutas, alguns legumes e vegetais, além de sementes e nozes. Seu Blog Alimentação Inteligente

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte www.docelimao.com.br

0 respostas em "Arroz com feijão do Frugivorismo"

Deixe sua mensagem

Aviso legal

AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS E OUTROS PROFISSIONAIS.

Contato

[email protected] - CNPJ: 23.834.685/0002-58
RUA MACHADO BITTENCOURT, 205 - SÃO PAULO - CEP 04044-000

Site seguro

top
COPYRIGHT © 2019 DOCE LIMÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.