Conceição Trucom
Vivo lendo e assistindo vídeos de receitas da alimentação crua e viva, criadas por crudivoristas do mundo inteiro. Mas, toda vez que encontrava alguma receita de sorvete ‘dito’ vivo, ficava inquieta porque nenhuma delas era REALMENTE VIVA.
Em resumo, a maioria destas receitas não usa semente germinada:
1) Uma fruta – bem madura – congelada e processada -> não é vivo…
2) A mesma fruta madura porém congelada com bastante polpa de coco verde -> não é vivo…
3) A mesma fruta madura porém batida com castanha de caju hidratada -> não é vivo, já que esta semente não germina, pois passou por um processo térmico ao ser despelada.
Então, um dia, caminhando pela manhã na praia, me veio um ‘eureka’: usar o gel de linhaça germinada como base da massa do sorvete. Assim, com certeza temos uma receita ‘viva’. Chegando em casa, já preparei um gel bem espesso de linhaça, coei na panela furada 1 e coloquei no freezer (num pirex com tampa) por 3-4 horas. Para este gel usei 1/2 xícara (chá) de linhaça germinada batida com o mesmo tanto de água filtrada (poderia ser de coco verde ou um chá forte de erva-doce). Coar é opcional, mas deve-se obter 1 xícara (chá) de gel.
Ao mesmo tempo descasquei bananas nanica (caturra ou dágua) bem maduras e grandes, cortei em rodelas, coloquei gotas de suco fresco de limão e levei ao freezer (num pirex com tampa), também por 3-4 horas. Deve-se ter 2 xícaras (chá) de banana picada.
A relação é esta: para cada medida de gel de linhaça use 2 medidas de fruta bem madura da estação.
Enquanto aguardando o tempo de freezer, coloquei umas 4 bananas passa picadas + 2 colheres (sopa) de nibs de cacau para hidratar por 2-4 horas no suco de 2 laranjas pêra (opções: bahia, seleta ou tangerina).
Bati tudo no liquidificador até obter um creme que chamo de ‘chocobanana’ numa cremosidade semi-firme, para poder decorar o sorvete. Passei para um pote de vidro com tampa e coloquei para somente gelar. Neste creme pode ser usado outros saborizantes como raspas da casca do limão, canela ou baunilha…
Depois de 3-4 horas de freezer, como eu já tinha castanha do pará hidratada (opção: semente de girassol sem casca germinada), coloquei uma mão delas bem escorridas e dei uma triturada grosseira no processador. São ideais para dar crocância ao sorvete.
Depois desta triturada básica, acrescentei os congelados: gel de linhaça + banana. Deixei processar por máximo 1 minuto até obter a cremosidade e homegeinidade da massa gelada.
Servi em taças, colocando um pouco do chocobanana no fundo e outro tanto no topo.
É só servir IMEDIATAMENTE e deliciar-se. Sim, esta sobremesa gelada tem que ser servida imediatamente após seu preparo…
Depois disso, já fiz sozinha, nas oficinas e para convidados, esta sobremesa com outras frutas, que precisam ser bem maduras e doces. Por exemplo: fruta de conde (pinha), jaca mole, abacaxi pérola, manga palmer e caqui estrela (ou chocolate).
0 respostas em "Sorvete Vivo de Frutas"