Em setembro 2014 – Café Filosófico da TV e Livraria Cultura
Este vídeo irá em breve fazer parte de um novo espaço exclusivo dos Assinantes Doce Limão, onde divulgaremos e abriremos para debate, tudo de vanguarda que está acontecendo, cientifica e filosoficamente, no mundo da Alimentação, Nutrição, Ética e Comportamento Humano.
Peter Albert David Singer (Melbourne, 06.07.46) é um filósofo e professor, que durante sua permanência na Universidade de Monash em Melbourne, fundou o Centro para Bioética Humana. Hoje trabalha na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, onde atua na área de ética prática, tratando questões de Ética de uma perspectiva utilitarista.
Seu livro Libertação Animal (publicado originalmente em 1975) foi de uma importante influência formativa no movimento de Libertação Animal. Singer é um grande defensor dos animais, apoiando plenamente a causa da libertação animal, um dos muitos motivos que o fez adotar o veganismo.
Nesta obra ele argumenta contra o “especismo”: a discriminação contra certos seres baseada apenas no facto de estes pertencerem a uma dada espécie. Ele considera que todos os seres que são capazes de sofrer devem ter seus interesses considerados de forma igualitária e conclui que o uso de animais – nos moldes atuais – para alimentação é injustificável, já que cria sofrimento desnecessário. Assim sendo, ele considera que o vegetarianismo é a única dieta aceitável. Singer condena também a vivissecção, apesar de acreditar que algumas experiências com animais poderão ser realizadas se o benefício (por exemplo, avanços em tratamentos médicos, etc.) for maior que o mal causado aos animais em causa.
O seu trabalho mais abrangente, Practical Ethics (editado pela Martins Fontes em 1979 e 1993), analisa detalhadamente porquê e como os interesses dos seres devem ser avaliados. Singer afirma que os interesses de um ser devem sempre ser avaliados de acordo com as propriedades concretas desse ser e não de acordo com o fato de ele pertencer a um grupo abstrato.
0 respostas em "Ética na Alimentação com Peter Singer"