Conceição Trucom
Abacate é um SUPER ALIMENTO… Você precisa conhecê-lo mais. Sua safra que vai de março até junho, mas é possível encontrá-lo praticamente o ano inteiro. A fruta tem a polpa rica em gordura monoinsaturada, uma fonte alternativa de energia para o cérebro… Ainda mais quando preparado com cacau e/ou um tequinho (1 mão/cada xícara de fruta picada) de semente germinada… O limão vai atuar como mineralizante e adstringente, reduzindo a flatulência. E para adoçar: 1 mãozinha de fruta seca previamente hidratada num suco de laranja ou limão…
MAS TEM MAIS: nunca coloque a semente do abacate no lixo! Vamos saber mais sobre seus benefícios?
A semente – vulgarmente caroço – do abacate tem sido cada vez mais reconhecida por seu valor nutracêutico! Já muito se falou dos benefícios que o abacate tem para a nossa saúde, mas pouco sabemos do verdadeiro poder nutracêutico do seu caroço.
Já de início, o caroço de um abacate tem a quantidade ideal de fibras que uma pessoa deve consumir diariamente. Mas não é só isso, pois é no caroço que está concentrada a maior parte dos antioxidantes desta fruta: cerca de 70%. E tais fibras poderão facilitar a concentração do colesterol no trato intestinal, impedindo que seja absorvido pelo organismo.
A semente do abacate é um poderoso antimicrobiano, antifúngico, um antibiótico natural. Ela tem o poder de impedir a o surgimento da cândida e de diversas classes de fungos, além de nos proteger dos efeitos da picada do mosquito que transmite a febre amarela.
Vamos então saber mais dos vários benefícios que o caroço dessa deliciosa fruta pode nos proporcionar, e como utilizá-lo.
– Como já mencionado, ocorre uma grande concentração de antioxidantes no caroço de abacate. Funcionalmente, os antioxidantes protegem as células sadias do organismo, combatendo os radicais livres. O grande benefício é a prevenção de doenças cardíacas, redução do colesterol e o combate a várias outras doenças degenerativas. Há nestas sementes uma quantidade significativa de flavonoides, uma classe muito especial de antioxidantes que, entre outras coisas, ajuda a combater o cancro. Quem sofre com essa doença deve investir em alimentos ricos em flavonoides, como o caroço de abacate.
– O aparelho digestivo é composto por vários órgãos que, quando ficam inflamados, alteram o processo de digestão. É comum, por exemplo, o desconforto e a dificuldade de absorver nutrientes. O caroço do abacate reduz não somente esse tipo de inflamação, mas muitas outras.
– A semente deste fruto pode ser de grande ajuda em diferentes problemas estomacais, alivia diarreias e a inflamação do trato gastrointestinal, prevenindo a formação de úlceras gástricas e doenças bacterianas e virais.
– Outro de seus grandes benefícios é que ajuda a aumentar as defesas do corpo, ou seja, fortalece o sistema imunológico. Também possui propriedades anti-inflamatórias, o que é favorável àqueles que sofrem com doenças que atingem as articulações, como a artrite, por exemplo.
– O consumo frequente do caroço do abacate não só previne gripes e constipações, como também as cura, por seu poder de fortalecer o sistema imunitário.
– Muitas pessoas, quando ansiosas, entram em compulsão e procuram se “acalmar” exagerando nas comidas calóricas. A novidade é que o caroço de abacate pode ser um ótimo alimento para diminuir essa necessidade de comer fora de horas, e consequentemente, ajudar a perder peso.
– Ele também colabora bastante para manter o baixo nível de açúcar no sangue.
– Um chá de uma semente de abacate, pode ser efetivo para ajudar a eliminar o excesso de gordura corporal, já que esta semente contém propriedades termogênicas.
Populações indígenas costumam usar esta semente para curar desde diarreias, dores musculares, transtornos nos rins e fígado até, inclusive, catarata, furúnculos, epilepsia e problemas na tireoide, dentre outras doenças.
COMO USAR O CAROÇO DO ABACATE
Com uma faca, corte ao meio e ao longo do abacate, em seguida retire o caroço.
No site Lá na Roça indica-se: lavar bem e deixar que seque. Guardar o caroço num saco ou num recipiente de plástico, sempre fechado, no freezer. Na hora de usar, rale um pouco e coloque no liquidificador com outros ingredientes como banana, maçã, mamão, além de água, para fazer uma deliciosa e saudável bebida.
Meu pitaco: o congelamento é um cozimento reverso, então sou bem contra este procedimento de armazenar alimentos ‘vivos’, funcionais, em freezer: eles ‘morrem’…
A sugestão é ralar, desidratar no sol e armazenar em potes de vidro
com tampa de boa vedação, e manter na porta da geladeira…
Outra opção é ralar ‘fresquinho’ sobre pratos como sopas e saladas.
Preparo do chá: rale a semente de um abacate e acrescente sobre 4 xícaras de água QUASE em ebulição. Desligue o fogo, tampe com um pires e deixe em infusão por mínimo 10 minutos. Tome 3 vezes/dia, morno ou na temperatura ambiente.
Caroço de abacate ralado. Sugiro colocar suco
fresco de limão para evitar escurecimento.
Sachês da farinha de abacate.
Como é bem concentrada e forte, sugiro o consumo de 1 colher (sobremesa)/dia
dividida em uma ou mais vezes: 1/2 pela manhã e 1/2 à tarde, por exemplo.
Outras formas!!!
Conheça também a Farinha de Limão
7 respostas em "Caroço do abacate e seus benefícios"
Deixe sua mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Oi Conceição, a tintura mãe que vc fala do caroço do abacate , depois de um mês, usa como ? Coloca numa garrafa pet usa Tb o Resíduo do caroço?
Desculpas eu sei que não é por aqui essa pergunta, mas não achei outro lugar.
Olá Rosana, coloca num frasco de vidro com tampa e usa em luxações, dores, mialgias…
A fibra fica no fundo pq sempre vai fortalecendo a tintura que não tem validade, entende?
Sucesso!
Grata, tenho artrose, agora depois dessa alimentação viva , com seus ensinamentos, controlada. Vou passar à noite . Vou fazer Tb para presentear minha família. Bjs
Sucesso!
Conceição, me tira uma dúvida, por gentileza. Em um outro ensino você diz que é fundamental deixar o caroço de molho por 48h, sempre, pra retirar os antinutrientes. Nesse aqui não há essa orientação. Estou com dois caroços aqui, de abacates orgânicos e, quero aproveitar ao máximo suas propriedades. Pretendo fazer uma farinha. Deixo de molho ou, já posso ralar e, depois desidratar? Gratidão, querida. 🌷
Então Simone, se for para uso tópico não precisa mesmo. Porém se for para uso interno É FUNDAMENTAL extrair os antinutricionais antes.
Sucesso!
Perfeito! Gratidão!