O que meus desejos dizem sobre a minha saúde?

Tem um dito popular, mas nem tão popular assim, que afirma: mostre-me seu prato que te direi como andas! Será que faz sentido? Conceição Trucom

Texas A & M University  * em 14.06.2016
Tradução exclusiva para o Doce Limão: Fernando Trucco **

Depois de um dia estressante é quase um imperativo se jogar no sofá e afogar nossas aflições em uma tigela de sorvete ou pacote de batatas fritas. Em um instante conseguimos consumir todo o pacote. Fica a pergunta, o que faz com que estes produtos sejam tão irresistíveis? De acordo com uma nutricionista do Texas A&M Health Science Center, é importante diferenciar entre os desejos e o que o organismo realmente precisa.

“Consumir uma dieta equilibrada irá cobrir a maior parte de nossos desejos”, disse Taylor Newhouse, nutricionista do Texas A&M School of Public Health.“ No entanto, temos a tendência a evitar alimentos verdes e frescos no nosso prato, perdemos assim nutrientes essenciais que nosso organismo tanto precisa“.

O insaciável desejo pelo doce

As mudanças no nível de açúcar no sangue podem ser a causa dos seus desejos por lanches e doces. “Na medida em que os níveis de glicemia (açúcar no sangue) mudam ao longo do dia, nosso organismo tenta manter estes níveis estáveis”, disse Newhouse. “Ainda assim, isto é contra producente; porque consumir alimentos açucarados só vai aumentar o vício o que resulta em mais desejos.” Um círculo vicioso e polarizante: hiperglicemia, hipoglicemia…

Na verdade o açúcar libera endorfinas, o que faz você se sentir feliz e confortável. Newhouse acrescenta que este “açúcar alto” também pode levar ao consumo excessivo de carboidratos simples e resultar numa ingesta compulsiva agora considerado um transtorno alimentar oficial.

“Temos a tendência a exagerar no consumo de carboidratos porque eles são facilmente digeríveis e nos dão o mesmo impulso que o açúcar”.”É urgente que aprendamos a conseguir o mesmo ‘impulso’ a partir de uma atividade saudável e prazerosa, como o exercício”.

No entanto, pode não ser inteligente fazer esforços exagerados se você está tentando se livrar de um desejo. O exercício intenso pode também informar ao nosso organismo que o estoque de carboidratos está se esgotando. Se você está trabalhando fora de casa, e de repente decide que precisa de um hambúrguer no caminho de regresso, esta é a maneira como seu organismo informa que precisa de nutrientes para se recuperar.

“Incorporando frutos mais doces como bagas ou maçãs na sua dieta, juntamente com folhas verdes escuras como brócolis ou couve – que são ricos em cálcio – vai ajudar a reduzir a necessidade de procurar uma máquina de venda automática durante o dia”.

Está com fome? Não coma uma barra de chocolate…

O chocolate, assim como o café, é pouco menos que um vício. Devorar um doce de chocolate quando estamos estressados é quase um ato automático, de fato o stress pode produzir ânsias do chocolate.  Não é novidade que o chocolate provoca um aumento da serotonina no cérebro o que gera sentimentos de felicidade ou prazer. Isso pode ser a razão do vício pelo chocolate, sempre entulhado de açúcar.

Outra razão que pode produzir desejo de chocolate é a deficiência de magnésio (o chocolate contém altos níveis de magnésio). As mulheres também podem sentir desejo de chocolate devido a alterações hormonais, ou ainda pela falta de vitamina B.

“É bom consumir um pouco de chocolate para dominar os desejos”, disse Newhouse. “Mas, você também deve complementar com opções mais saudáveis, como nozes mistas, uma banana, ou, um sortido de verduras como espinafre temperada com limão, azeite, alho e alecrim para obter um sabor mais adoçado.”

Vou acompanhar com batatas fritas

Nós somos todos culpados pelo excesso no consumo de certos alimentos quando estamos entediados ou estressados. Newhouse observou que durante períodos de estresse nosso organismo naturalmente anseia por comida rápida ou alimentos com maior conteúdo de gordura.

“Isso pode indicar que você tem deficiência de ácidos graxos essenciais como ômega-3. Nosso organismo naturalmente não produz ômega-3, mas podemos complementá-los ou temperar nossos alimentos com óleo de linhaça, azeite de oliva extra virgem ou óleo de cânhamo.”

Procurar desesperadamente uma porção grande demais de batatas fritas também pode indicar que o nosso organismo está precisando de gordura, no entanto, nem todas as gorduras são iguais. A próxima vez que você sentir a necessidade de pedir qualquer coisa frita, tente opções mais saudáveis, como abacate e nozes cruas – alimentos estes ricos em gorduras ‘boas’.

Como evitar o sal

Se de repente você sente um desejo intenso por batatas fritas ou pretzels, o seu organismo pode estar deficiente em ferro. “Quando nós ansiamos por coisas salgadas, é um sinal da necessidade de ferro. Ingerir alimentos ricos em cálcio, potássio e ferro pode combater esses desejos.”

Uma salada de verduras de folha escura pode ajudar a manter os níveis de sódio, cálcio e ferro. Opções estas que substituem saudavelmente o leite ou o iogurte de origem animal. Para as necessidades de potássio Newhouse recomenda merendas como banana, batata doce, abacate ou frutas cítricas.

Importante saber: Durante o exercício intenso ou num treino exigente, seu organismo vai realmente perder sódio e tentará resgatá-lo. “E se você trabalha fora de casa, seu organismo poderá perder sais através do processo de transpiração e isso pode aumentar seu desejo por alimentos salgados.”

Você está desidratado(a)?

Com frequência, a sensação de fome e os desejos costumam ter uma solução simples: beber mais água. “Muitas vezes interpretamos mal os sinais que nosso organismo está dando”. ”Estamos cronicamente desidratados. Só para ter em conta: a sede é na verdade o último sinal da desidratação. A próxima vez que você sentir desejos por algo doce ou salgado, tente antes beber um copo de água, vai ficar surpreendido com o resultado”.

Desejo intenso por couve? 

Sim, às vezes nós ansiamos nos comer legumes frescos como couve ou brócolis. Muitas vezes esse desejo aparece quando nosso organismo precisa de mais vitamina C, cálcio, ferro ou magnésio. “Se você começar a ter desejo por frutas e legumes, vai embora!” disse Newhouse. “No entanto, se você está tentando limitar a ingesta de carboidratos você deve ainda prestar atenção no tamanho de suas porções”.

Tudo é uma questão de equilíbrio

Os hábitos alimentares e o estilo de vida dependem de uma coisa: Equilíbrio!
E comprometimento com o equilíbrio, com o bom senso…

É perfeitamente normal satisfazer os desejos com moderação, mas, você também deve avaliar a sua dieta durante essas instâncias.

“Pense na última vez que você consumiu um alimento de cada cor. Se você não consegue se lembrar da última vez que você escolheu tomates ou bagas, tente merendas que as contenham”.

Fonte (*): Texas A&M University. “What do my cravings say about my health?.” ScienceDaily, 14 June 2016.

(**) Fernando Trucco, Professional Translations. Reprodução permitida, desde que citada a fonte e o tradutor.

2 de outubro de 2019

0 respostas em "O que meus desejos dizem sobre a minha saúde?"

Deixe sua mensagem

Aviso legal

AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS E OUTROS PROFISSIONAIS.

Contato

[email protected] - CNPJ: 23.834.685/0002-58
RUA MACHADO BITTENCOURT, 205 - SÃO PAULO - CEP 04044-000

Site seguro

top
COPYRIGHT © 2019 DOCE LIMÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.