Conceição Trucom entrevista o Dr. Uronal Zancan
Estive de 8 a 13 de novembro em Porto Alegre/RS e aproveitei para extrair pérolas do Dr. Uronal e a sua primeira pérola foi sobre a dieta LOW CARB e a diferenciação dos carboidratos.
Vamos saber mais?
O Dr. Uronal começou muito bem: pessoas saudáveis podem tudo, pessoas doentes, quanto mais inflamadas, menos podem, tudo tende a ficar mais difícil quanto maior o grau de comprometimento da saúde.
Na dieta Low Carb (baixo consumo de carboidratos), também conhecida como cetogênica, existem prós e contras, mas a melhor resposta é: qual é a sua genética? Nem toda dieta é boa para todos.
A dieta mediterrânea é boa, certo? O biólogo Lúcio Lemos, uma referência nacional em nutrogenética afirma: Não existem dietas padronizadas. A dieta deve ser individualizada e adequada ao metabolismo de cada indivíduo: me parece mais biológico. Lá no mediterrâneo, por exemplo, só sobrou quem tolerou a dieta mediterrânea nos últimos 3000 anos.
Acho bem sem sentido ‘demonizar’ um macro-nutriente em detrimento dos demais. No total tudo é 100%, então se reduzimos os carboidratos, inevitável elevar gorduras e proteínas. Daí vem a pergunta: quem vai digerir estes macros tão mais difíceis para o sistema digestório?
Por exemplo: as proteínas demandam de muita protease e meio ácido (HCl) para serem quebradas. As proteínas de origem animal, mais enoveladas e densas, são as que mais acidificam o sistema. As gorduras então, precisam de sais pancreáticos e biliares, o que para pessoas com dificuldades hepáticas, do pâncreas e da vesícula, torna-se u, grande problema: a síndrome metabólica.
Portanto, o ideal, como pratico e ensino no nosso Curso OnLine Alimentação Balanceada e Modulação Hormonal, é fundamental saber fazer as melhores escolhas de cada MACRO, e mesmo assim, saber balancear, compor cada refeição ou lanche.
De qualquer forma, gostei bastante das colocações do Dr. Uronal, e recomendo: FOCO no valor dos alimentos mais ricos em fibras, integrais, nutracêuticos, maduros e frescos da estação. Afinal, vamos repetir o “mantra” já amplamente conhecido por quem busca o equilíbrio: “tudo em excesso faz mal”. Pior quando restringimos o que de mais precioso temos em nossos biomas: os vegetais, as frutas, as PANC.
E, o que podemos fazer com os alimentos demasiadamente ricos em açúcar, amidos e féculas? FERMENTAR antes é PRECISO!!!
Vamos saber mais sobre fermentar alimentos?
Leia também: Você sabe comprar Frutas? Rainhas das Águas
Você sabe comprar As Folhas? Princesas da LUZ
Você sabe comprar Verduras, Legumes e Hortaliças? Fadas & Princesas
E assista AGORA a entrevista:
Telômeros e longevidade – Dr. Uronal Zancan – Pérola 2
A saúde dos atletas – Dr. Uronal Zancan – Pérola 3
(*) O Dr. Uronal José Zancan é ortopedista, especialista em medicina do esporte e pós graduado em psicologia transpessoal além de empresário, fundador da Urgetrauma. Idealizador do programa PRO SER Saúde, é dele que deixamos de ser escravos das circunstâncias e descobrimos que muito das chateações rotineiras podem ser simplesmente transformadas em aprendizado, sem que sejamos escravizados por elas.
0 respostas em "Dr. Uronal Zancan fala sobre Carboidratos para o Doce Limão"