Conceição Trucom
AFETO é a forma que a psicologia, a psicanálise e as práticas milenares de expansão da consciência, decodificam como um corpo que está em estado de PRESENÇA, interagindo AMOROSAMENTE com seu meio ambiente se manifesta: com Doçura e AFETO. Para o filósofo da liberdade holandês Baruch de Espinosa, no momento da manifestação do AFETO existe um Poder Pensante, infinitas percepções, o eixamento e o comando mais assertivo para as decisões + escolhas do SER.
Nossa palestra Doçuras com AFETO buscou falar um pouco sobre tudo isso, mas foi somente uma pontinha do ICEBERG. Fico na torcida do seu aprofundamento, onde a primeira prática é reduzir o consumo de açúcar, no lugar somente as DOÇURAS com AFETO!
Vamos às receitas, que são EXCLUSIVAS DOS ASSINANTES DOCE LIMÃO e você as recebe de presente com muito AFETO!
Antes porém um AGRADECIMENTO INFINITO pela Sandra e Melissa do Restaurante RAW – Amor em forma de comida – que nos presenteou com 2 bandejas de DOCES AFETOS: um de castanha de caju, cacau e tâmaras (tipo brigadeiro) e outro de castanha de caju com coco e uva passa branca (tipo beijinho). Tudo isento de glúten, lactose, caseína e derivados de leite, sem açúcares refinados, sem soja.
Quem quiser saber mais ou fazer encomendas: Rua Tomas Flores, 144 – 51 3013.3298 / 51 99597.3467
OS DOCINHOS DOCE LIMÃO
RECEITA DOCINHO DE GERGELIM COM LIMÃO
Ingredientes: 1 xícara (chá) de semente crua (na verdade assada) de castanha de caju, 1 xícara (chá) de semente de girassol sem casca, 1 xícara (chá) de semente de gergelim, 1 xícara (chá) de tâmara sem caroço e picada. Na nossa oficina fizemos uma versão mais doce, mas após a palestra, que tal uma versão MENOS DOCE?
Saborizantes: raspas casca de limão, suco fresco de 1 limão, canela e cravo em pó a gosto.
Preparo: processar tudo até dar a liga e montar no formato que desejar. Não precisa desidratar.
Segredinhos: 1) não esquecer do suco fresco de limão que irá dar validade às barrinhas de até 1 mês na geladeira e 2) Se partirmos das sementes pré-germinadas teremos que desidratar para termos validade de 1 mês. Caso contrário a validade será de apenas 1-2 dias.
DOCINHO DE GRANOLA COM NIBS DE CACAU
Nesta segunda edição de DOÇURAS COM AFETO usei a receita acima, porém com uva passa branca e no lugar do girassol o nibs de cacau (cru e fermentado e desidratado) que é 100% cacau e isento de açúcar.
Na hora de processar na lâmina “S” deixei tudo bem pedaçudo, justo para dar mais crocância e sensação de uma granola. Se desidratado (no sol, desidratador a 50 GRAUS ou forno desligado) rende uma granola DIVINA DOS DEUSES que pode ser armazenada em potes de vidro na geladeira por até 30 dias.
BOLO FLUFFY DE MAÇÃ
Adeus quem pensava que bolo só com farinhas, açúcar, laticínios e fermentos… Puxe a cadeira e prepare-se para conhecer que existe muita vida e agito na Confeitaria da Alimentação Crua e Viva.
Vamos saber mais?
Vamos ao preparo do Creme de Leite VIVO
Lembrando que esta categoria é exclusiva dos Assinantes Doce Limão, mas que devido a sua ABSOLUTA importância para os infinitos preparos da Alimentação VIVA, disponibilizamos esta receita como aberta ao público. Contudo, a continuação com várias outras receitas, como o Molho Branco, Maionese e Sorvetes, é uma exclusividade para nossos Assinantes. Ou seja: se você já é nosso assinante parabéns, basta ir direto para a CRUzinha Prática Doce Limão. Mas, se você ainda não é nosso Assinante OU deseja RETORNAR-RENOVAR temos novas modalidades de assinatura AQUI.
Raspador de Limão (mesmo usado pelo sushi-man
para fazer fiapos de nabo e cenoura)
Kit Panificação
São 2 tecidos em voil na textura correta para seu bom desempenho, com as bordas seladas para tornar estas peças bastante fáceis de manusear, lavar e secar. Trata-se de uma ferramenta simples porém muito útil no preparo de bolos, rocamboles, risoles, rondelis, mini pizzas, cracker e bases de canapés. Também no preparo dos nachos de linhaça e muito mais criações da Panificação & Confeitaria Crua e Viva.
VÍDEO DA PASTA DE TÂMARA
Ingredientes creme (chocotamara): 1 xícara (chá) de tâmara seca, sem caroço e picada, água solarizada ou de boa qualidade (pense no suco fresco de 1 laranja pera pequena), suco de 1 limão médio, gengibre a gosto. Opcional: 2 colheres (sopa) de nibs de cacau (opcional chocolate em pó do padre, sem açúcar, confesso, não tão gostoso).
Preparo: deixe a tâmara e o nibs de cacau de molho no suco de laranja + limão por mínimo 30 minutos (ideal 2-4 horas). Leve tudo para o liquidificador e triture até obter um creme homogêneo ou pedaçudo, conforme desejar. Coloque em frasco de vidro com tampa de boa vedação e mantenha na geladeira. Penso que o ideal é consumir o quanto antes, mas jamais passei de 3 dias…
Outras Montagens
Ingredientes Massa: 6 maçãs (sem sementes – ideal sem casca) raladas grosseiramente na forma de filetes e molhada com suco fresco de 1 limão + raspas da casca de 1 limão, canela em pó e cravo em pó a gosto + 3 xícaras (chá) de amêndoa germinada (ou girassol sem casca previamente hidratado por mínimo 4 horas) + 2 colheres (sopa) de geleia de tâmara picada + baunilha a gosto.
Preparo Massa: Processe a amêndoa mas não exagere pois as sementes precisam ficar com um tamanho de cerca de 0,2 mm. Coloque numa bacia grande onde será preparado o bolo. Rale as maçãs, acrescente suco fresco de limão, passe para a bacia com as sementes já processadas.
Acrescente metade do creme de leite vivo e misture tudo com uma espátula para manter ao máximo a massa aerada. Misture a massa com leveza, evitando esmagar a maçã, ao contrário, preservar a integridade das lâminas da maçã ralada, responsáveis, junto com os grãozinhos de amêndoa e o creme de leite, pela porosidade e leveza da massa.
Monte o bolo sobre uma cerâmica ou um prato de porcelana onde ele será assado e servido. Mas lembre de usar um pedaço de voil para poder virar a massa após ter assado de um lado (lado A).
Leve para assar no sol ou no forno desligado. Depois de assado o lado A, vire para assar o lado B. Para tanto use uma cerâmica limpa de igual tamanho, apoie sobre a face já desidratada da massa, vire com atenção as 2 cerâmicas juntas e apoie tudo na mesa. Levante bem lentamente, segurando as bordas do voil, a cerâmica que antes apoiava o bolo. Assim, o lado B ficará exposto para a nova desidratação.
O lado B costuma desidratar mais rapidamente, tipo metade do tempo consumido na desidratação do lado A.
Opções de Cobertura de Creme de Leite VIVO: bata no liquidificador a outra metade do creme de leite vivo com 3 colheres (sopa) de melado de cana (ideal orgânico da super bom) + 3 colheres (sopa) de cacau em pó sem açúcar (ideal orgânico) ou alfarroba em pó. Espalhe por toda a superfície do bolo e decore com frutas frescas.
OU Cobertura de chocolate (foto abaixo): 1/4 de xícara (chá) de óleo de coco, 1/4 xícara (chá) de cacau crú em pó sem açúcar, 1/4 de xícara (chá) de melado de cana orgânico, 1/2 colher (chá) de essência de baunilha, 1 pitada de sal marinho. Derreta o óleo de coco em banho-maria. Misture todos os ingredientes no liquidificador. Despeje sobre o bolo e espalhe bem. Coloque na geladeira para descansar pelo menos 3 minutos.
Mas podemos montar o bolo na forma de torta, como abaixo. O creme vivo fica de recheio e as frutas frescas por cima. Aqui usamos o morango, mas poderia ser manga, caqui, kiwi…
Aqui acrescentamos algumas passas levemente trituradas à massa, formamos bolinhas,
amassamos com um garfo e foram desidratadas e decoradas com o morango.
0 respostas em "Palestra Doçuras com AFETO + Receitas - POA 2018"