Conceição Trucom
Agradeço a participação de todos e espero que tudo que vivenciaram neste fim de semana contribua bastante na sua busca por + Saúde, Qualidade de Vida e Bem Estar e, torço por um novo encontro no futuro.
Conforme combinado, segue no rodapé desta página o nosso tabelão AMIGÁVEL de germinação: imprima, plastifique e deixe num lugar bem visível da sua cruzinha!
E, seguem as informações sobre onde adquirir diversos produtos com qualidade e bons preços. Saber comprar é uma arte que precisa ser muito valorizada pelo crudivorista.
Sementes, frutas secas e ervas: Cerealista Arroz Integral – 11 3227-0453 / 3313-4395, na Av. Mercúrio, 216, Brás, Zona Cerealista de São Paulo. O gerente é o Sr. Renato.
Ao lado fica o Armazém São Vito (Av. Mercúrio, 220) que também é excelente para comprar sementes, frutas secas e tem me fornecido ervas e condimentos super frescos…
Mas, circule pelo bairro porque tem muitas lojas interessantes, principalmente de ervas, condimentos e sementes. Procure conhecer os gerentes, pegue nos produtos, experimente, enfim, seja um consumidor presente e consciente.
O girassol com casca, aveia integral, linhaça, alpiste e painço podem ser adquiridos em casas de aves, desde que não haja comercialização de aves no mesmo local. Isso porque a higiene precisa ser total e com aves sempre poderá ocorrer contaminação pelas fezes e asas voando…
Meus livros, Panelas Furadas, Sinergias Óleos de Massagem, Sal de Ervas, OE Limão: AQUI
Sobre links do site e receitas:
Texto Suco de Luz do Sol observar que o Suco de Luz do Sol se transforma em Suco Verde Selvagem quando usamos as PANCs no lugar de hortaliças mais convencionais. Observe no rodapé do vídeo do Suco Verde Selvagem tem apostilas sobre PANC para download OK?
Assista no TV de BEM -> Vídeos Suco Luz do Sol, Rejuvelac e BROTOS
Texto Vitamina da Lua
Vídeo Leite e Vitamina de Linhaça
Vamos às RECEITAS
Bolo fluffy de Maçã
Ingredientes Massa (em nossa aula foi tudo triplicado): 2 maçãs (sem sementes – sem casca) raladas grosseiramente na forma de filetes e molhada com suco fresco de limão + 1 xícara (chá) de amêndoa (germinada por 24 horas mínimo na água) com pele (sem a pele é opcional).
Ingredientes Creme de Leite VIVO: 1/2 xícara (chá) de amêndoa germinada + 2 colheres (sopa) do gel de linhaça germinada (ver abaixo) + 1/2 xícara (chá) de ameixa seca picada e hidratada no suco de limão + gotas de baunilha + canela em pó a gosto + raspas de limão.
Preparo do GEL de Linhaça: 4 colheres sopa de linhaça germinada por 16 horas em 20 colheres sopa de água potável. Tritura no liquidificador com máximo 1 xícara (chá) de água e coar na PF1 (voil). O excedente usar para a cosmética natural ou para outros preparos da culinária viva.
Preparo do Creme de Leite VIVO: prepare o gel de linhaça conforme acima e reserve. Lave o copo do liquidificador. Coloque no liquidificador a amêndoa germinada + 1/2 xícara (chá) de água potável e inicie a batida. Vá acrescentando pequenas porções de água conforme o creme vai se formando. Não adicione muita água de cada vez pois seu creme poderá ficar muito líquido. A ideia é obter um creme mais para espesso, porém liso e brilhante.
Acrescente ao creme os saborizantes. Depois de bem homogêneo acrescente o gel de linhaça e misture com um garfo ou batedor de claras para ficar um creme bem aerado.
Preparo Massa: Processe as amêndoas e coloque numa bacia grande onde será preparado o bolo. Rale as maçãs, acrescente suco fresco de limão, passe para a bacia com as amêndoas já processadas.
Acrescente metade do creme de leite vivo e misture tudo com uma espátula para manter ao máximo a massa aerada. Misture a massa com leveza, evitando esmagar a maçã, ao contrário, preservar a integridade das lâminas da maçã ralada, responsáveis, junto com os grãozinhos da amêndoa e o creme de leite, pela porosidade e leveza da massa.
Monte o bolo sobre uma cerâmica ou um prato de porcelana onde ele será assado e servido. Mas lembre de usar um pedaço de voil para poder virar a massa após ter assado de um lado (lado A).
Leve para assar no sol ou no forno desligado. Lembre de após o primeiro estágio de assado, furar em toda a extensão com as pontas de um garfo, para facilitar a desidratação. Depois de assado o lado A, vire para assar o lado B. Para tanto use uma cerâmica limpa de igual tamanho, apoie sobre a face já desidratada da massa, vire com atenção as 2 cerâmicas juntas e apoie tudo na mesa. Levante bem lentamente, segurando as bordas do voil, a cerâmica que antes apoiava o bolo. Assim, o lado B ficará exposto para a nova desidratação.
O lado B costuma desidratar mais rapidamente, tipo metade do tempo consumido na desidratação do lado A.
Cobertura de Creme de Leite VIVO: bata no liquidificador a outra metade do creme de leite vivo com gotas de essência de baunilha + 3 colheres (sopa) de melado de cana (ideal orgânico da super bom) + 3 colheres (sopa) de cacau em pó sem açúcar (ideal orgânico) ou alfarroba em pó + 1 colher (sopa) de raspas da casca de limão. Espalhe por toda a superfície do bolo e decore com frutas frescas.
OU Cobertura de chocolate (na foto):
Ingredientes: 1/4 de xícara (chá) de óleo de coco, 1/4 xícara (chá) de cacau crú em pó sem açúcar, 1/4 de xícara (chá) de melado de cana orgânico, 1/2 colher (chá) de essência de baunilha, 1 pitada de sal marinho.
Preparo: Derreta o óleo de coco em banho-maria. Misture todos os ingredientes no liquidificador. Despeje sobre o bolo e espalhe bem. Coloque na geladeira para descansar pelo menos 3 minutos.
OU Cobertura com nibs de cacau em molho cítrico (nosso bolo fluffy primeira foto):
Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de nibs de cacau + suco fresco de 2 laranjas pêra + suco fresco de 1 limão médio + 1/2 xícara (chá) de uva passa ou ameixa passa picada.
Preparo: Deixe tudo de molho em hidratação por mínimo 2 horas. Mas o nosso ficou 24 horas e é assim que prefiro. Bata tudo no liquidificador até uma textura bem lisa e cremosa. Caso o tom de amargo lhe seja muito forte, use um pouco mais de fruta seca, até chegar no seu tom. Mas lembre: o margo faz muito bem ao fígado e acorda a doçura do coração!
Servimos o bolo acompanhado do creme vivo que deu liga ao bolo.
Mas podemos montar o bolo na forma de torta, como abaixo. O creme vivo fica de recheio e as frutas frescas por cima. Aqui usamos o morango, mas poderia ser manga, caqui, kiwi…
Aqui acrescentamos algumas passas levemente trituradas à massa, formamos bolinhas,
amassamos com um garfo e foram desidratadas e decoradas com o morango
BRINDE: Receita Cup cake Vivo de cenoura
Ingredientes bolo: 1 xícara (chá) de cenoura picada (ideal a orgânica que é mais doce), 1 xícara (chá) de coco germinado (coco seco em água por 7 a 10 dias), 2 xícaras (chá) de castanha de caju crua hidratada (4 horas em ãgua filtrada), 1 xícara (chá) de uva passa preta (pode ser branca ou qualquer outra fruta seca), rodelas de gengibre fresco, canela e baunilha a gosto, 1 pitada de sal marinho.
Preparo bolo: coloque na lâmina ‘S’ do processador o coco e rale bem. Adicione a cenoura + gengibre e rale bem. Adicione as passas e triture bem. Por último acrescente a castanha de caju e os temperinhos.
Coloque a massa nas forminhas e desenforme já no pratinho onde será servido. Mas é opcional dar uma desidratada prévia no sol ou no forno desligado. Mas confesso: não precisa, é delicioso assim…
Mas podemos servir com uma calda de frutas frescas… A mesma que usamos na nossa sobremesa de mamão com creme de manga, maracujá e chia…
Ingredientes creme de manga: 1 manga palmer, tomy ou espada bem madura (ideal bem geladinha), 2 colheres (sopa) de chia/manga. Opcional: caldo de 1/2 limão ou 1 colher (sopa) de suco puro de maracujá.
Preparo: descasque a manga e pique em cubos grandes. Coloque no liquidificador junto com o suco cítrico e bata rapidamente até obter um creme espesso. Acrescente a chia, bata rapiadamente só para homogenizar (não precisa quebrar as sementinhas). Descarregue numa molheira aguarde a formação do creme por uns 5 minutos. O ideal seria deixar estes 5 minutos na geladeira porque tem que ficar uma textura de creme-molho para decorar o cup cake, um carpaccio de frutas, uma salada de frutas…
Montagem: uma vez o cup cake colocado no prato em que será servido, jogue 2 colheres (sopa) do creme de manga por cima e decore com lascas do coco germinado ou folhas de hortelã ou como na foto abaixo, coloquei uma uva Grimson sem semente. Mas pode ser um morango, amora ou mesmo uma uva passa!
Receita do Quiche Vivo de Cogumelo
Lembrar que esta receita de massa pode ser usada para o preparo de várias formas de panificados.
Conferir nas imagens a seguir.
Ingredientes da massa: 1 xícara (chá) de amendoim rosa germinado e sem a pele, 1 xícara (chá) de inhame cru picado, 1 dente de alho, 2 ramos de salsa, 1 pitada de pimenta, gotas de limão e sal marinho a gosto.
Preparo da massa: processar tudo junto na lâmina ‘S’ até obter massa com liga e bem temperadinha. Forrar a sua forma de quiche ou torta. Espetar com um garfo e levar ao sol ou forno desligado para ‘assar’. Importante lembrar que para os quiches não usamos o voil (forrar a cerâmica ou utensílio usado para apresentar ou servir o quiche).
Ingredientes do recheio:
1) 1 pepino japonês em fatias finas e marinado com as mãos com sal marinho e limão por 1 minuto. Opcional deixar fermantando por até 4 horas.
2) 1 abacate médio maduro bem amassado com um garfo e temperado com sal marinho, gotas de limão e 1 pitada de pimenta do reino. Opcional adicionar salsa e cebolinha bem picadinhos.
3) 2 xícara (chá) de cogumelo (paris, champignon ou shitake) picado em fatias fininhas e marinado com as mãos com sal marinho e limão por 1 minuto.
Montagem do Quiche: Forre o fundo da massa previamente desidratada com as rodelas de pepino marinado. Seja generoso… Cubra com o creme de abacate. Finalize com o cogumelo marinado. Decore com salsa e cebolinha picadinhos e azeitonas picadas se desejar.
É só servir e ter um orgasmo papilar!!!
Quiche de abóbora fermentada com gengibre e tomate seco. O recheio é um creme
de leite vivo temperado somente com sal marinho e 1 pitada de pimenta.
Na foto abaixo temos a pastinha de abacate num potinho de vidro e os crackers ao lado para servir como lanche ou entrada. Confira as várias receitas da massa em Crackers Detox Estilo de Vida VIVA
A mesma massa do quiche, ou dos crackers pode virar de pizza, rocamboles, rissoles…
Na massa do rocambole usamos amendoim cavalo + 50% inhame (poderia ser abóbora japonesa).
O recheio foi somente palmito pupunha picadinho em cubos +
acelga e salsa picadinhas e marinadas com as mãos +
cenoura em fiapinhos + cubinhos de azeitona verde.
Aqui os crackers viraram mini-pizzas
E um almoço VIVO
Saiba mais:
Vídeo: Queijos Vivos no Festival de Cozinha Vegetariana
Cartilhas de Ervas Selvagens ou Não Convencionais para download confira AQUI
Galeria de fotos destas Ervas ou PANCs -> AQUI
Leia também: Perigos de se automedicar com bicarbonato de sódio
Finalmente
0 respostas em "Pós Oficina Horta Caseira - Germinação & PANIFICAÇÃO"