Conceição Trucom
Estados emocionais como a mágoa, ansiedade, raiva, serenidade e felicidade têm um efeito poderoso sobre os padrões respiratórios. Quando estamos nervosos ou aborrecidos, sem nos darmos conta, paramos de respirar de forma natural, e esse padrão respiratório inadequado pode tornar-se um hábito.
Cada vez que inalamos, enviamos oxigênio a cada célula viva do corpo. Cada vez que exalamos, expelimos resíduos como o gás carbônico e outras toxinas. Ou seja, o sistema respiratório é responsável pela sustentação da vida: o combustível oxigênio, e pela sua própria limpeza e renovação: a excreção do gás carbônico e demais gases tóxicos.
Neste movimento de excreção, a respiração também funciona como eficiente mecanismo de defesa natural contra germes, doenças e bactérias, pois, sem as condições ácidas que o gás carbônico não excretado implementa, tais invasores não conseguem sobreviver. Assim, uma respiração plena e consciente é condição essencial de uma vida saudável: desintoxicada, purificada a cada instante.
Ninguém jamais tentaria passar um dia sem respirar. No entanto, todos nós passamos dias, meses e até anos sem respirar “bem”.
Concluindo: se a respiração é fundamental para a qualidade dos nossos sentimentos, pensamentos, atitudes e toda a fisiologia do nosso corpo físico, é através da respiração plena e consciente que podemos:
-
-
- – expandir a consciência através de estados mais relaxados da mente, possibilitando aumentar a frequência e intensidade dos momentos de lucidez;
-
-
-
- – mergulhar na inteligência plural da inocência e da espontaneidade, restaurando e corrigindo eventos passados;
-
-
-
- – melhorar a oxigenação do cérebro, possibilitando a prevenção de inúmeras doenças;
-
-
-
- – evitar o desequilíbrio emocional, a depressão e a melancolia;
-
-
-
- – retardar o envelhecimento;
-
-
-
- – alterar e melhorar a anatomia da boca e da face, favorecendo a expressão visual.
-
Com uma respiração eficaz podemos administrar as nossas emoções, bem como as daqueles com quem conversamos.
Faça uma experiência: antes de falar com uma pessoa, exercite uma técnica de respiração por alguns segundos e você verá o resultado.
Exercícios
Clique em cada um dos exercícios abaixo e pratique.
Exercício I – Respirar e observar
Exercício II – Integrando os hemisférios
Exercício III – Respiratórios de cura
Exercício IV – Respirar é Preciso
Texto extraído do livro Alimentação Desintoxicante – como ativar o sistema imunológico – Conceição Trucom – Editora Alaúde. Recomenda-se a leitura na íntegra deste livro, o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.
0 respostas em "Limpar as vias aéreas"