Por Conceição Trucom
Pois é, todos temos dificuldades para sermos assertivos. Afinal a sociedade nos cobra tantos papéis e resultados, que inegavelmente acabamos por nos sentir insatisfeitos com as nossas respostas e atitudes diante da vida. Aliás, qual é mesmo a nossa vida? Quem sou eu mesmo?
Tendemos a nos odiar quando exageramos na rigidez e no fundo gostaríamos de ser mais tolerantes e pacientes, ou quando somos por demais permissivos e não sabemos colocar os nossos limites ou valores em foco.
Diante deste incômodo que fica pulsando na alma, o primeiro passo é PERCEBER que não estamos sendo honestos ou verdadeiros conosco. Trata-se do REconhecimento interno de que não estou feliz com as minhas atitudes, decisões e escolhas.
O segundo passo é DESEJAR (querer é mental) ser mais verdadeiro e alerta com condutas mais despertas diante dos estímulos da vida. Ou seja, desejo saber: qual a minha significância? Qual o sentido desta minha existência?
O terceiro passo é ESTAR ALERTA para perceber os atos falhos, onde não conseguimos, repetidamente, ser assertivos. E nestes momentos, ser muito amoroso e compassivo, para corrigir conectos com os sentimentos elevados, o próximo passo.
É fundamental estar afetivamente mais sábio (menos infantil) ao buscar a cura; nunca rebelde, agressivo, impaciente ou intolerante.
O quarto passo é ter a CORAGEM (agir apesar do medo) e DETERMINAÇÃO (não esmorecer) para:
-
- 1) Manter este estado de alerta e,
- 2) Neste estado, focar diariamente na transformação da sua programação falha (iludida), que nos faz sentir insatisfeitos para conosco, justamente porque não estamos conseguindo ser verdadeiros e assertivos.
Mas qual é a ação diária? Se dar espaço para MEDITAR todos os dias.
São anos atuando segundo padrões e condicionamentos iludidos que nos impedem de crescer. Portanto não espere que a transformação aconteça por milagre: que um floral, um aroma, uma oração, um decreto, um mantra ou uma meditação irá te salvar em um dia, uma semana ou um mês. Exatamente isto, é uma crença do mundo da ilusão.
Você pode até ir para um SPA ou ASHRAM por um mês e voltar renascido. Pode passar um mês tomando um floral ou lendo livros de auto-ajuda. Visitar um oráculo que te esclareça e expanda a consciência. Mas, enquanto não forem VERDADEIRAMENTE quebradas as crenças destrutivas, aquelas que te fazem sentir medo de ser real e assertivo, e instalado conscientemente um novo programa de libertação, as atitudes iludidas e não assertivas irão voltar. E, como dizia minha avó: a recaída é pior que a doença.
Portanto a prática diária da meditação é um trabalho de resgate do nosso estado natural de sermos meditativos, portanto alertas e presentes em nosso “aqui e agora”, para diante desta presença e consciência, poder atuar com decisões e escolhas mais verdadeiras, alinhadas com este Eu presente (alerta), assertivas.
É através da meditação que vamos descobrindo, lá dentro, num espaço de silêncio e diálogo com o nosso mestre interno, nossa alma, nossa essência e luz; que iremos dissolver a força das nossas crenças negativas ou ultrapassadas e, encontrar as respostas para a transformação e o despertar.
Todas as terapias complementares e oráculos podem ajudar, mas é na meditação que se encontra o cerne da cura.
No meu livro da “Alimentação Desintoxicante” ensino algumas técnicas de meditação justamente porque elas nos ajudam a DESEJAR a desintoxicação de todo o nosso ser, e a Alimentação Desintoxicante nos ajuda a DESEJAR a meditação para a conquista da superação.
Nós ocidentais somos culturalmente e organicamente diferentes dos orientais. Não adianta praticar técnicas orientais de meditação e tentar inserir em nossa vida ocidental. Elas precisam ser adequadas ao “modus operandi” da mente ocidental. Faço questão de afirmar que tudo que é forçado ou inadequado finaliza em fracasso.
Portanto, procure praticar técnicas de meditações adequadas aos nossos hábitos e formas de pensar ou agir. Uma boa sugestão é a meditação ativa, onde inicialmente acontecem os estágios com mobilização das energias corporais como a dança, que funcionam como portais de limpeza e desintoxicação.
Independentemente de uma boa técnica, um curso ou livro de meditação, ela só será efetiva se praticada diariamente. E, esta prática diária da meditação só será possível e valorizada por aqueles que já chegaram no quarto estágio, o da CORAGEM E DETERMINAÇÃO. Quem não alcançou este estágio nem comece, porque estará perdendo o seu tempo.
Não tenha medo de crescer, mas para isso só você pode decidir. Ninguém irá te transformar. O poder é somente seu e sempre o será!
0 respostas em "Meditação e Assertividade"