Depressão – Descoberta de potenciais desconhecidos

Por Cristina Jorge*

A depressão pode ser reconhecida como uma fonte de descoberta de potenciais desconhecidos. Especialmente quando olhamos à nossa volta e não conseguimos encontrar qualquer saída para a nossa vida e, somos obrigados a procurar os nossos recursos internos ocultos. Geralmente é uma grande surpresa para as pessoas que se vêem obrigadas a passar por este processo, em princípio doloroso, visto que se impressionam com o “poder e talento maravilhosos” que os estados depressivos as obrigou a descobrir.

Entender e aceitar a depressão como uma fonte de descoberta de potenciais ocultos

É muito comum ouvir das pessoas que aceitam a depressão como um crescimento, que foi a melhor coisa que lhes aconteceu. Entendem e aceitam que a depressão é um alerta, que impõe a ideia de que chegou a hora de libertar a resistência à mudança e se abrir para entender novas formas de pensar, sentir e agir na vida.

Muitos são os testemunhos de pessoas que depois de passarem por processos muito dolorosos na vida, vão ao encontro dos seus potenciais, muitas vezes como uma forma de equilíbrio e acabam por encontrar oportunidades profissionais bem sucedidas. Há um mundo infinito para descobrir dentro de nós, um universo de surpresas que se desvendará apenas aos que se libertam da “covardia” de enfrentar os próprios medos e a própria auto-sabotagem.

Aceitação ou Negação do potencial interno

Os Sábios atravessam momentos de dor, no entanto os transformam em oportunidades de autoconhecimento. Os que se acomodam na ilusão da ‘zona de conforto’ (ilusão porque a depressão não é de forma alguma uma zona de conforto), que resistem ao aotoconhecimento e responsabilidade pelas mudanças, irão apenas amontoando à sua volta pilhas e pilhas de dor, lamurias, queixas, inércia, culpas, fuga de si próprio, desespero e um sem fim de emoções desequilibradas. O depressivo vai utilizando todo este fardo como desculpa para não ter de se auto-responsabilizar e enfrentar as mudanças internas que a vida está exigindo, cobrando.

Todos estes pesos (lastros) internos vão aumentando e, um dia terão de se manifestar, na forma de cansaço, medos e depressão.

A não responsabilização por uma mudança gradual irá traduzir-se em graves crises existenciais, doenças, crises financeiras ou sociais. A vida é um grande Pai (Mãe) incorruptível, que não dá margem de manobra e nos obriga a libertar o que nos oprime e, pelo amor ou pela dor, temos de abrir o coração e descobrir o ser maravilhoso cheio de potenciais que existe em nós.

A aceitação da depressão como uma fonte de descoberta de potenciais desconhecidos pode facilitar todo o processo espontâneo de mudança, crescimento e amadurecimento que o grande Pai exige de todos.

* Texto extraído do site http://tratamentodadepressao.org/

Leia também: Depressão – Resistência à mudança

Meditação do Coração

Meditação do Coração & Norteamento

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte www.docelimao.com.br

0 respostas em "Depressão - Descoberta de potenciais desconhecidos"

Deixe sua mensagem

Aviso legal

AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS E OUTROS PROFISSIONAIS.

Contato

[email protected] - CNPJ: 23.834.685/0002-58
RUA MACHADO BITTENCOURT, 205 - SÃO PAULO - CEP 04044-000

Site seguro

top
COPYRIGHT © 2019 DOCE LIMÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.