A Meditação do Riso

Conceição Trucom

O riso tem o poder mágico de trazer à tona conteúdos da sua essência, da fonte interior. Dar sentido e significância à vida. Um passaporte para subir num balão, em questão de segundos, uma energia nova começa a fluir, acompanhada pelo riso e leveza inerente a ele.

Você já observou que quando está rindo, de verdade, durante aqueles poucos instantes, acontece um profundo estado meditativo? Que o estar no corpo torna-se absolutamente óbvio? As pernas amolecem (não precisa chão), o pensa­mento pára. É impossível rir e ter as pernas e joelhos travados. Você necessariamente flexiona, amolece todo o corpo.

É impossível rir sem ter a vontade de olhar para o alto? Sem lacrimejar, sem fechar e abrir os olhos? Pois é, trata-se de um exercício natural para limpar a visão, a janela da alma.

É impossível rir sem sentir vontade de colocar as mãos no plexo e coração. Aliás, os batimentos e oxigenação aumentam, o corpo fica mais quente. Dizem que o riso é um “ducha de oxigênio”. Eu diria mais, uma gargalhada pode ser reconhecida como uma chispa que desencadeia uma descarga elétrica, responsável pela instantânea comunicação entre os hemisférios: lógico/racional – analógico/intuitivo. Ou seja, inteligência plural “acordada” pelo simples ato de gargalhar.

E o mágico: é impossível rir e pensar ao mesmo tempo. São fenômenos diametralmente opostos: ou você ri ou você pensa. Se você ainda estiver pensando, significa que o riso é apenas superficial, defasado. Será um riso cortado, desconectado da fonte e da alegria. Significa que o risômetro NÃO está frouxo.

Quando você ri de verdade, realmente, do nada, ou de tudo, a mente DESLIGA. E nesse sentido o riso pode ser uma divertida forma de acessar um estado de não-pensamemo. Naturalmente. Da mesma forma quando dançamos. Rir e dançar são formas naturais, facilmente disponíveis, gratuitas, de parar a mente. Se você dançar realmente, o pensamento pára.

É tão impensado, que a forte oxigenação provocada pelo riso, alcança poderosamente, sem freios mentais, TODAS  AS CÉLULAS, mesmo aquelas sempre bloqueadas pelas tensões e padrões comportamentais.

Na leveza do riso e da dança podemos esquecer do corpo: onde ele começa, onde ele termina? Ou, podemos ficar tão no corpo, tão nas percepções, nas sensações, na meditação, que esquecemos de pensar, julgar, criticar, negar. Lá do fundo vem uma força propulsora que nos torna leves e gratos. Daí em diante torna-se mais fácil rir e dançar, celebrar e agradecer.

Você se funde com a existência e a existência se funde com você. E se você estiver realmente rindo – não conduzindo, mas permitindo que ele te possua, te inspire – se você é possuído pelo prazer e leveza do riso, o pensamento pára.

E quando você voltar para a vida, voltar a pensar, é como quando recomeçamos um computador: está tudo pleno, fresh, consertado. Todos os programas abrem, tudo funciona: as idéias chegam!!!

Como praticar a meditação do riso diariamente?

Super fácil. 

Sem custos, só acordar 10 minutos mais cedo… E ganhar horas durante o dia!

Todas as manhãs, no exato momento em que você acordar, antes de abrir os olhos, se espiche como um gato. Estique cada músculo do seu corpo. Depois de 3-4 minutos, com os olhos ainda fechados, comece a rir. 

Por 5 minutos, apenas ria, No começo você estará provocando-o, mas logo o próprio som da sua tentativa causará o riso genuíno. Perca-se no riso. Pode levar alguns dias até que ele realmente aconteça, pois estamos desacostumados com o fenômeno do riso. Ignoramos sobre o poder do riso. Mas não demo­rará muito e ele se tornará espontâneo e transformará toda a natureza do seu dia.

11 de outubro de 2019

0 respostas em "A Meditação do Riso"

Deixe sua mensagem

Aviso legal

AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS E OUTROS PROFISSIONAIS.

Contato

[email protected] - CNPJ: 23.834.685/0002-58
RUA MACHADO BITTENCOURT, 205 - SÃO PAULO - CEP 04044-000

Site seguro

top
COPYRIGHT © 2019 DOCE LIMÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.