Conceição Trucom
O SerViço e a Alquimia
Os alimentos de origem vegetal, crus e vivos, nos oferecem espontaneamente tudo o que captaram da Terra, do Sol e de Deus. Cabe a cada um de nós recebê-los! Deixá-los chegar e fazer parte de nós.
Os alimentos do reino vegetal têm um propósito: oferecer seu Viço, seus agentes nutricionais e energéticos, seus componentes da terra (energia telúrica), do nosso astro-rei o Sol (energia solar) e do Cosmos (energia cósmica), para que sejamos Seres em estado de Viço, ou seja, em SerViço.
Mas, não basta ganhar um presente, temos que recebê-lo, assimilá-lo, para então fazer parte de nós, da alegria e gratidão causada pelo presente verdadeiramente recebido.
Entretanto, quando um ladrão nos aborda, permitindo ou não, ela irá nos roubar o que temos de maior e melhor em nossa vida: nosso corpo e alma.
É ato de amor e respeito ser cúmplice do nosso corpo e vida, e praticar um “banho interno diário” que favoreça o necessário alívio da sobrecarga intoxicante da vida moderna. E, é sábio, aproveitar este ato de afeto (corpo e alma unidos no mesmo movimento), para nutrir e vitalizar todas as células, órgãos, vísceras e sistemas, entre eles nossas mentes, representadas fisicamente pelo cérebro. Para tanto, o certo é conhecer os alimentos que têm tal poder, para aumentar seu consumo diário, como também, para poder evitar conscientemente, os alimentos que nos desvitalizam e minam nossa saúde e poder pensante.
A Alquimia e o SerViço
Os alimentos do reino vegetal – frutas, folhas, raízes, brotos e sementes -, enquanto vivos e crus, são ofertas viçosas da mãe natureza. Eles já trazem em sua composição nutrientes conhecidos como carboidratos, proteínas e gorduras, importantes para nos dar energia, construção e manutenção de nossas células e corpos. São os chamados macronutrientes. A esta parte bem física dos alimentos colocarei a responsabilidade de 10% pela sustentação da vida, e é o máximo que uma pessoa intoxicada pode assimilar destes alimentos.
Aos outros 90%, que classificarei de parte “alquímica”, por serem em mínimas concentrações ou mesmo invisíveis (forças energéticas da terra e do sol), só plenos no alimento cru e vivo, colocarei a responsabilidade pela sustentação do corpo, da alma e do espírito alinhado com a luz. São estes 90% que ancoram a força, a luz. Esta é a parte que uma pessoa vai acessar e assimilar quanto mais desintoxicada estiver.
Grau intoxicação x Capacidade de Assimilação do alimento vegetal cru e vivo
Grau de Intoxicação
|
Capacidade de assimilação nutricional-energética
|
Após consumo |
Elevado
|
7% máximo
|
Sente fraqueza e fome
|
Médio
|
10% máximo
|
Ainda sente fraqueza e fome
|
Baixo ocasional
|
Acima de 10%
|
Aumenta saciedade, lucidez, equilíbrio emocional
|
Baixo diário
|
Próximo ao 100%
|
Vitalidade, lucidez, inspiração, amparo, expansão
|
Purificado
|
> 100% (até infinito)
|
Amor, gratidão, iluminação
|
Estes 90%, além de participarem da digestão e assimilação dos nutrientes mais densos (aqueles 10%), irradia vitalidade para mais purificação, transformações e expansão do Ser, que se impregna de Viço e vive em estado de Viço, em SerViço. Ou seja, sempre haverá energia sobrante. Nestes 90% encontramos alguns elementos biologicamente ativos (vivos) denominados:
– enzimas (se o alimento estiver cru e vivo) – agentes de informação específica e precisa para a função digestiva e todas as reações energeticamente econômicas do organismo;
– sais minerais – agentes de comunicação rápida e precisa entre todas as células, já que são responsáveis por todas as reações eletroquímicas conduzidas pelos 60-70% de água presentes num organismo humano e adulto;
– vitaminas – agentes de vitalização do corpo e do poder pensante (alma);
– fibras – agentes de absorção dos excretos, modulação do processo de assimilação digestiva e nutrição da flora intestinal;
– antioxidantes – agentes que impedem a oxidação e degeneração precoce das células e do poder pensante.
Além destes elementos já identificados pela ciência, existem infinitos outros, que classifico como Alquimia da Mãe Terra, do Sol e de Deus. Esta é a parte invisível, sagrada e poderosa, pois é a que nos permite sintonizar, vibrar em sintonia, com estes Seres: a Terra, o Sol e Deus. Neste momento sentimos: Amor – Gratidão – Somos todos Um!
E, graças à elevada presença, principalmente nos alimentos da cultura orgânica, desta fração alquímica, os vegetais crus e vivos, são exatamente os que oferecem aos órgãos e sistemas de excreção, a sua cumplicidade mais afetiva e efetiva. Só quando consumidos crus e frescos, fornecem ao organismo sua água estruturada com informações de limpeza, nutrição e vitalização.
Na prática
Aqui, o objetivo é que você compreenda, didaticamente, como classificar os alimentos pela sua força vital, simplificando os critérios de escolha e seleção. Nada de tabelas: só a compreensão.
No livro “Você sabe se desintoxicar” (Dr. Soleil – Ed. Paulus), os alimentos estão classificados em quatro categorias, de acordo com o seu grau de VITALIDADE ou força alquímica.
Este conceito foi criado pelo Dr. Edmond Bordeaux-Szekely e pode ser de grande ajuda para nos orientar nas escolhas alimentares, sem precisar de qualquer intelectualização.
Continua em A vitalidade dos alimentos – Parte 2
Texto extraído dos livros Alimentação Desintoxicante e Crianças, bora comer!
Por Conceição Trucom – editoras Planeta (selo Academia) e Doce Limão respectivamente.
6 respostas em "A vitalidade e alquimia dos alimentos"
Deixe sua mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Olá tudo bem ? estava assistindo a segunda aula de brotos , e você fala sobre consumir eles no suco verde , mas posso consumir como salada ? tentei fazer a pergunta via a plataforma nova e não consegui , agradeço.
Olá Priscila!
Os brotos podem ser consumidos crus, em sucos, saladas e sanduíches, misturados com outros legumes, amornados “al dente”, adicionados a molhos e de outras formas que a criatividade te levar!!!!
Gratidão!
OLÁ, Muito feliz de estar aqui, quero agradecer muiiito. Cada conteúdo que absorvo me deixa mais encantada. Estou só começando. GRATIDÃO.
Estou iniciando os estudos para introduzir na minha alimentação, moro em Apart . apesar de pouco espaço vou fazer o que der para ter melhor qualidade na alimentação com crus e vivos! Conceição explica com todos os detalhes facilitando os principiantes! Gratidão.
Ahoooo Debora! Bem vinda!
Começando … lendo e relendo pra absorver td !
Gratidão !