Aditivos alimentares

Dr. Soleil *

As drogas e os medicamentos, consumidos regularmente, inclusive as via alimentação industrializada, são todos nocivos, quer sejam legalmente autorizados ou não. Agridem o organismo e minam sua resistência. A longo prazo, provocam uma intoxicação que inibe progressivamente as funções vitais.

Ao modificar a alimentação, introduzindo maior consumo diário de alimentos crus e vivos, ocorre a libertação progressiva da dependência de tanta carga tóxica.

A dependência é consequência de um mal-estar que não aceitamos e procuramos diminuir através de substâncias artificiais. Todas as drogas proporcionam uma breve trégua (acalma, excita, mata a fome etc.) mas depois os problemas voltam, mais intensos do que antes.

Quer sejamos dependentes de drogas pesadas, um simples calmante, um café ou singelos docinhos, o problema é o mesmo. Para desintoxicar o organismo, existem diversos meios naturais que proporcionam a reeducação mental, emocional e física necessária para recuperar o bem-estar perdido: mas você precisa se comprometer com o natural!

Dentro dessa perspectiva, a alimentação crua e viva oferece experiências que substituem, pouco a pouco, o vai-e-vem do paraíso artificial — seguido de um retorno amargo — por um jardim acolhedor repleto de alegria de viver.

Aditivos alimentares

Uma verdadeira explosão de aditivos químicos marcou a passagem da alimentação artesanal à alimentação industrial.

A indústria alimentícia manipula os alimentos em função de uma produção maciça rendosa, sem se preocupar com a saúde dos consumidores. Isso foi aceito pela opinião pública e a economia tem prioridade sobre a ecologia.

Assim, encheram o solo de adubos químicos, inundaram as culturas de inseticidas, fungicidas, praguicidas e outras substâncias sintéticas. Saturaram os alimentos com adoçantes, acidulantes, antioxidantes, antiumectantes, aromatizantes, estabilizantes, espessantes, aglutinantes, conservantes, corantes etc.

Essa avalancha de produtos artificiais intoxica nossos bebês, crianças, o ser humano de todas as idades, raça e credo. Para aliviar os males, ele recebe… remédios químicos: mais drogas, mais toxinas!

O homem moderno absorve assim, a cada ano que passa, vários quilos de substâncias químicas sem nenhum valor alimentar, mas todas nocivas ao organismo.

Entretanto, nosso corpo é capaz de suportar certa quantidade de substâncias poluentes, desde que essas substâncias sejam contrabalançadas por uma quantidade suficiente de alimentos que geram e que ativam a vida.

Em vez de ficarmos passivos, com um sentimento de temor e de impotência diante da poluição, podemos iniciar uma ação pessoal que equilibra. Escolhendo produtos orgânicos, reduzindo os intermediários entre produtor e consumidor, cultivando alimentos que geram a vida podemos corrigir as carências provocadas pelos alimentos desnaturados.

O importante é aprender a redescobrir, pouco a pouco, os alimentos naturais que são os guardiões de nossa saúde e os artesãos de nossa vitalidade.

* Texto extraído do livro Você sabe se alimentar? – Dr. Soleil – Editora Taps. Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte www.docelimao.com.br

Leia também: Agrotóxicos e Aditivos

Distúrbios de comportamento & Aditivos Alimentares

Alergias alimentares

0 respostas em "Aditivos alimentares"

Deixe sua mensagem

Aviso legal

AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS E OUTROS PROFISSIONAIS.

Contato

[email protected] - CNPJ: 23.834.685/0002-58
RUA MACHADO BITTENCOURT, 205 - SÃO PAULO - CEP 04044-000

Site seguro

top
COPYRIGHT © 2019 DOCE LIMÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.