Conceição Trucom
Alimentação Desintoxicante é uma cumplicidade com o corpo que lhe proporciona uma limpeza diária, o que chamo de um “banho interno diário”.
A Alimentação Desintoxicante não tem, em primeiro plano, o propósito de manter a pessoa alimentada ao longo do dia. Nem tampouco a contagem ou preocupação com calorias, balanceamento, etc.
Mais importante que isso, o objetivo é vitalizar – “acordar” – o organismo o mais rápido e eficientemente e, desta forma facilitar a saída – a liberação, o alívio – de todas as suas toxinas, venenos e excessos – suas desarmonias.
Observe na figura acima que o eixamento, ou seja, a força do movimento ‘norteado’ (ação com norte), do movimento assertivo, parte de um eixo, jamais da roda ou pneu. Quando a ação parte de fora do eixo, ela não tem poder, força, nem direção assertiva, pois quem sempre comanda o movimento é o eixo. Neste caso, ações sem norte geram ansiedade, medo, insegurança, expectativas falsas, sintonia com o inconsciente coletivo, crenças, etc.
Mas, para chegar neste eixamento (norteamento) e se manter nele é preciso lucidez e a sanidade integral (corpo, mente, emocional e espiritual), exercitar o poder pensante (mentes racional e espontânea em equilíbrio). Saiba mais em Onde está a nossa Alma e Bom Humor?
O consumo indiscriminado de alimentos refinados e industrializados, com sua enorme carga de aditivos sintéticos, e de alimentos contaminados por agrotóxicos é, em grande medida, responsável por muitos males.
Some-se o ar poluído, o estresse da vida moderna, que enche nosso corpo de doses exageradas de cortisol e adrenalina, e o coquetel de intoxicação está pronto.
Ao longo de pesquisa e vivência com terapias mais eficazes, descobri que para permanecermos saudáveis neste mundo tóxico, precisamos nos envolver ativamente, conhecer métodos que, usados diariamente, reduzam tanta agressão ao nosso corpo, e ofereçam-lhe nutrientes e ambientes, internos e externos, menos agressivos.
Assim, fazer uso freqüente de alimentos desintoxicantes na forma de sucos e chás, como também de atividades desintoxicantes como a meditação, exercícios corporais e de respiração, são todos ferramentas, de valor inestimável, nessa jornada rumo a um organismo mais leve, desintoxicado, harmônico e saudável.
Exemplos de alimentos que auxiliam na desintoxicação, ou seja, na mobilização (eliminação) dos excretos e excessos, são aqueles vivos, portanto crus e frescos, ricos em vitalidade, energia, água (viva = ativa), enzimas, vitaminas, sais minerais e fibras naturais:
» Frutas;
» Folhas verdes;
» Sementes (linhaça, gergelim, girassol) Germinadas e Brotos;
» Legumes e Hortaliças (berinjela, abobrinha, pepino);
» Raízes (cenoura, beterraba, inhame, bardana) e;
Exemplos de alimentos que destroem a vida, principalmente se consumidos em excesso, pois enfraquecem lentamente as defesas do organismo: açúcar (principalmente o branco), sal (principalmente o refinado), cacau, café, chá (exceção aos de ervas), álcool, gorduras animais, gorduras aquecidas, aditivos e substitutos químicos, alimentos excessivamente processados ou estocados.
Leia mais estes conteúdos que são do meu livro Alimentação Desintoxicante
(em breve edição revisada e ampliada pela editora Palneta):
Alimentação Desintoxicante II – Deixar Sair
Alimentação Desintoxicante III – Sintomas de Intoxicação
Alimentação Desintoxicante IV – Os 5 sistemas excretores
Alimentação Desintoxicante V – Os 4 pilares
2 respostas em "Alimentação Desintoxicante I - O 'banho interno diário'"
Deixe sua mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Porque o vídeo do Elias Pereira não está disponível?
Olá Graça, gratidão pelo toque…
Foi ele que tirou do AR, então acabo de tirar de nossa página e divulgação.