Conceição Trucom
Amo a aromaterapia. Amo sentir o aroma dos alimentos maduros, das flores, do verde, do ar, das pessoas, porque bons aromas me informam muito. Podem aquecer ou prevenir meu coração…
Olfato, que sentido mais maravilhoso… Aliás, é o único sentido humano que tem ligação direta com o cérebro, com o Sistema Límbico, uma espécie de central emocional pode ser considerado como o Coração da Mente.
Quando as moléculas aromáticas, que são voláteis e se disseminam no ar à nossa volta, são inaladas, rapidamente são absorvidas pelo sangue através dos pulmões, afetando todo o sistema respiratório.
O Sistema Límbico faz parte do cérebro e é responsável por regular os sentimentos, as emoções, as memórias, o aprendizado e a energia física. A absorção dos aromas, no caso da aromaterapia dos óleos essenciais, através do Sistema Límbico dispara neuroquímicos específicos que podem ter ação sedativa, relaxante, estimulante, ou mesmo euforia.
Sistema límbico, do latim limbus, significa fronteira e situa-se no centro do cérebro região onde localiza-se o centro das emoções tais como: medo, raiva, dor, prazer, alegria, afeto e outros; atua também como centro despertador e controlador do desejo sexual e da fome.
E, cada óleo essencial age de forma única em cada um de nós, pois somos seres únicos. Entretanto a ciência da Aromaterapia tem conseguido avanços e resultados impressionantes.
Confira na figura abaixo alguns bons exemplos dos seus efeitos. E, perceba o que justamente os ingredientes da Sinergia Ansiedade & Insônia (limão, laranja e lavanda) podem provocar na qualidade da nossa vida!
Recomenda-se a leitura na íntegra do livro O poder de cura do Limão
0 respostas em "Aromaterapia - Sistema Límbico, o Coração da Mente"