Conceição Trucom
Bem, primeiro vem a emoção. Milésimo de segundo depois vem a forma-pensamento. O passo seguinte é transformá-la, conscientemente ou não, em ação, atos, atitudes. As formas (padrões) de pensamento são inúmeras; porém, mestres iluminados criaram, há muitos séculos, um modelo para compreender o comportamento humano. Assim, surgiu a teoria das três qualidades da ação (ou três qualidades da matéria) do Bhagavad Gita.
Um livro que revela a essência do conhecimento Védico da Índia e um dos maiores clássicos de filosofia e espiritualidade do mundo.
Elas funcionam como verdadeiras engrenagens, pois, uma vez lubrificadas e iniciado o movimento, mais difícil será pará-las. Para realizar o salto quântico da transformação pessoal e da autocura, é ESSENCIAL que cada um opte (no caso pais e responsáveis por suas vidas e suas crianças, também pelo planeta que deixarão), corajosamente, pelo abandono das engrenagens que acionam as atitudes não construtivas (polarizadas), e por aprender, lenta e gradualmente (algumas o mais rápido possível), a lubrificar somente aquelas engrenagens que ativam as atitudes construtivas (neutras ou de sabedoria).
Na origem, a palavra SABOR compartilha a mesma base da palavra SABER!
E, saber usar a alimentação e seus SABORES será fundamental, não só para nos ajudar a entender e identificar como são desencadeadas as nossas atitudes, como também para transformar e curar as atitudes polarizadas, ou seja, sem poder pensante ou sabedoria.
Ação Tama ou Tamásica:
Qualidade da ação -> Destrutiva (não quer pensar, escutar, enxergar, perceber)
Polaridade -> Negativa
Diálogo interno -> com o Ego
Percepções -> Bloqueadas
Início -> Vítima
Colheita -> Fracasso, Decadência, Solidão
Qualidade Energética -> Densa e descendente. Doenças
Ação Raja ou Rajásica:
Qualidade da ação -> Passional (age sem sentir ou pensar)
Polaridade -> Positiva
Diálogo interno -> com o Ego
Percepções -> Bloqueadas
Início -> Prazer impensado
Colheita -> Decepção, Frustração, “já vi esse filme”
Qualidade Energética -> Altos e Baixos sem paz. Ansiedade e sensação de Estagnação. Depressão
Ação Satwa ou Sátvica:
Qualidade da ação -> Sabedoria
Polaridade -> NEUTRO
Diálogo interno -> com a ALMA. Uso do Poder Pensante
Percepções -> Todos os sentidos + os sinais como sexto sentido, inspiração, sorte e amparo
Início -> Prazer, Realização, e Serenidade
Final -> Expansão, Superação, Vitória, Gratidão, Amparo e Evolução
Qualidade Energética -> Sutil. Ascendente com sinais evidentes de Maturidade e Crescimento
Nós, seres humanos, temos, a todo o momento, a opção de agir sob uma dessas três qualidades. Cada atitude, por ser de livre arbítrio, gera um resultado que determina uma consequência, um futuro.
Todos nós fazemos essas opções a cada momento de nossa vida, seja alimentando-nos (comprando, preparando…), com nossos filhos, nossos pais, nossos amigos, no trabalho, praticando esporte, comprando livros, dirigindo, fazendo sexo, etc. Existe, porém, uma qualidade de ação que predomina em nós, em determinados aspectos da vida (social, saúde, trabalho, finanças ou família).
O mais importante é que, após acessar essa sabedoria milenar, seja feita uma jornada interior silenciosa para avaliar como anda a qualidade de suas atitudes, no caso, com todas as etapas da sua alimentação, das suas decisões de vida, principalmente quando direcionada para nutrir as crianças da sua vida.
Leia também: Os 6 Sabores & As qualidades das atitudes humanas
Meditação do Coração & Norteamento
0 respostas em "As 3 Qualidades da Ação do Bhagavad Gita"