Conceição Trucom
Lisboa é uma cidade muito linda, lotada de turistas, cafés, pastelarias (local de venda dos famosos e deliciosos doces portugueses) com mesinhas nas calçadas, flores nas janelas das inúmeras construções coloniais e aroma de castanhas assadas em todas as esquinas.
No centro, próximo ao consulado brasileiro, conheci o ‘Café’ onde Fernando Pessoa se encontrava com os amigos.
Daí, aproveitei para tirar uma prosa e dar um aperto de mãos neste meu fã e amigo, hehe!
Nas margens do Rio Tejo, que banha a capital de Portugal, visitei o Castelo de Belém, um marco de onde partiram as 3 caravelas de Cabral, fazem 510 anos, em busca da descoberta das américas.
Neste local sente-se forte emoção, pelo menos para quem é brasileiro e nostálgico como eu…
No topo do morro encontra-se o imenso e suntuoso Castelo de Palmela, cidade histórica onde fiquei hospedada pela Gina Guerreiro.
A maioria das cidades históricas são assim: um castelo na parte mais alta e o povoado aos seus pés…
Palmela fica a 50 Km de Lisboa, uma cidade super pacata para se morar e viver com qualidade.
Mas, esta pequena cidade é uma réplica de Ouro Preto, Tiradentes, Parati e Salvador misturadas.
E, haja joelhos e pernas para dar conta de tanto sobe e desce, ruas de pedra, a maioria estreitas, sem calçadas, portanto sem espaço para carros e estacionamentos… Porém vale o esforço.
Nas praças e esquinas muitas flores, mesinhas nas calçadas e igrejas esplendorosas nos avisando com seus sinos, da nossa proximidade do céu…
Setúbal é uma cidade portuária, a 60 km de Lisboa e às margens do Rio Sado, cruze natural para chegar, via ferry boat e barco, à região do Algarve, sul ensolarado de Portugal.
Muito linda, com uma urbanização primorosa, é a capital dos vinhos moscatel certificados, portanto uma cidade que transpira riqueza e sabores adocicados…
Em Sintra, uma das cidades mais charmosas do entorno de Lisboa, visitei o Castelo da Pena, uma construção monstruosa, que se leva horas para conhecê-lo. Inserido numa floresta de árvores frondosas, seculares e raras, é impossível não sentir vontade de viajar no tempo e conviver com a monarquia daquela época.
Aliás, cheguei em Sintra de trem e ao sair da estação, me senti transportada no tempo…
Cascais é uma cidade bem próxima de Lisboa, mas às margens do Atlântico.
Super, hiper linda, seria uma das minhas eleitas caso decidisse viver um tempo em Portugal. Embora absolutamente colonial, seu charme e energia praiana me fizeram lembrar de Búzios.
Óbidos, uma cidade ao norte de Lisboa, é mais uma cidade histórica com cara de Ouro Preto… A diferença é que trata-se de uma cidade fortaleza, que se desenvolveu dentro dos muros deste imenso castelo.
Hoje, Óbidos vive do artesanato, cultivo de frutas como pêras, maçãs e figos, além da Ginja, uma fruta semelhante à cereja, da qual fazem este licor, que toma-se em taças feitas de chocolate…
Em Coimbra me encantei com esta igreja no bairro das Celas, cujo altar está dedicado a Nossa Senhora da Conceição.
Na verdade, igrejas abundam por todo o país, mas esta foi muito especial para mim, porque fui literalmente magnetizada para entrar e rezar. Cidade onde nasceram meus avós maternos, foi a emoção máxima de toda esta viagem.
Em Porto finalizei esta primeira estada em Portugal.
A cidade mais linda de todas as que conheci, às margens do Rio Douro, fiquei 3 dias inesquecíveis.
São 4 pontes imensas e cada uma mais linda que a outra, inúmeros castelos e construções coloniais de tirar o fôlego.
Neste lugar da foto, sentei às margens e fiquei assistindo ao pôr do sol e me despedindo da terrinha, pois!
Grata à Portugal, suas lindas cidades e todas as pessoas que conheci!
0 respostas em "As lindas cidades de Portugal"