Conceição Trucom
Instituto Kairós e MUDA SP realizaram no dia 19.12.2014 um plantio coletivo em Parelheiros para mostrar como podemos, com ações conjuntas de cidadãos conscientes, interferir positivamente na geração e manutenção de água localizada na própria cidade.
Este Ato – EXEMPLAR – buscou chamar a atenção da sociedade e dos gestores públicos para as soluções agroecológicas para a crise do abastecimento de água.
E achei BEM criativa a expressão MUDA que nos remete à ideia de transformação, mas
também de usarmos a MUDA de uma planta para catalizar transformações: GENIAL!
Os vetores de ação na verdade são muitos, que passam por planejamentos de curto, médio e longo prazos; logicamente de investimentos, mas existem ações que a própria população PODE ATUAR.
Nas grandes cidades o desperdício rola solto, enquanto a água:
1) Vem de lugares cada vez mais distantes, o que a encarece, ou seja,
o desperdício está cada dia mais caro…
Em todos os sentidos! Incluso, os habitantes destas regiões distantes, cada dia mais conscientes e vítimas desta delapidação provocada pelas mega cidades, estão começando a se mobilizar para impedir que este tipo de ‘solução’ seja implementada.
2) Um percentual BEM baixo desta água é reciclada via tratamentos de baixo custo… De cada 100 MIL litros de água limpa que São Paulo recebe de longa distância, mais da metade vira esgoto e isso não tem um final feliz. Porque este esgoto irá inviabilizar cada vez mais que as águas locais, próximas, cada dia mais poluídas, nos abasteçam… O que é LAMENTÁVEL!
Você pode pensar: mas do que adianta eu saber disso tudo?
Adianta MUITO: porque só pela consciência podemos mudar nossas atitudes e principalmente
nossos pensamentos, sentimentos e relacionamentos com todos
os reinos que estão em processo evolutivo neste planeta.
Considero este acontecimento um
exemplo e marco para todos nós, cidadãos do mundo. Vejamos:
Foi convidada toda a sociedade civil a participar do Bora Plantar, um mutirão de plantio para recuperação das matas ciliares às margens de rios, represas e nascentes. O objetivo é mostrar a todos (no caso os paulistanos) que para enfrentar a crise de abastecimento de água, que afetará consequentemente a produção de alimentos e geração de energia, não adianta mais só economizar água, e sim partir para ações eficazes que possam produzir água.
A prática de mutirões para o desassoreamento de rios e plantio de árvores envolvendo a população urbana tem sido uma estratégia adotada na China, que mesmo com graves problemas ambientais, é hoje um dos campões mundiais em reflorestamento.
A mobilização também alerta para o perigo da sanção do PL219/2014 pelo governador Geraldo Alckmin. Popularmente conhecido como o “PL do Desmatamento“, o projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo em 10.12.2014. Ele propõe, justamente num momento de crise hídrica (com urgente necessidade de conservação, recuperação e reflorestamento das matas), a regularização do uso do solo e de atividades irregulares em áreas de preservação ambiental, além de diminuir a recuperação de APPs (Áreas de Preservação Permanente), deixando desprotegidas as matas ciliares de rios, represas e nascentes em São Paulo e colaborando para o esgotamento dos recursos hídricos que ainda restam. A aprovação do PL também poderá abrir precedentes para o desmatamento em escala no Estado de São Paulo, permitindo, por exemplo, se compensar o desmatamento feito aqui em outros estados.
SOBRE A AÇÃO: Promovido pelo Instituto Kairós e o MUDA SP, o Bora Plantar teve dois momentos. O primeiro, marcado na frente da ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), com um ato simbólico e pacífico. Na sequência a saída para o plantio de cerca de 500 mudas de plantas nativas em uma propriedade que precisa recuperar uma Área de Proteção Permanente (APP) em Parelheiros (cinturão verde de SP). O ato na ALESP foi aberto, mas o trajeto e trabalho em Parelheiros demandou bastante logística e foram levados 50 voluntários para o trabalho de plantio. Este ato foi precedido pelo encaminhamento, ao Governador e Parlamentares, de Carta Aberta assinada por diversos movimentos sociais intitulada: Agroecologia e “produção de água”: por que não investir nesta solução?”
SOBRE O INSTITUTO KAIRÓS
Tem como foco prioritário de trabalho a educação, assessoria e pesquisa em consumo responsável e comércio justo e solidário, entendidos como estratégias para combater a desigualdade social e contribuir na transformação da relação da sociedade com a natureza. A instituição, fundada em 2000, adota a prática e o fomento da autogestão e desenvolve suas ações de acordo com os princípios e propostas da economia solidária, bem como da agricultura camponesa/familiar, agroecologia e soberania alimentar. Atualmente tem apoiado produtores orgânicos em Parelheiros em suas estratégias de comercialização como a Feira Orgânica do Modelódromo e grupos de consumo responsável.
Site: www.institutokairos.net e Fan Page FaceBook: https://pt-br.facebook.com/IKairos
SOBRE O MUDA SP
Composto por profissionais de diversas áreas e iniciativas, como SlowFood, Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Casa Jaya, Instituto Kairós, Kokopeli Brasil, Revolução da Colher e IDEC, entre outros, o Movimento Urbano de Agroecologia busca uma nova maneira de viver e se relacionar com o campo na direção de uma cidade mais verde e ecoeficiente. Seu objetivo é se tornar uma referência em agricultura urbana, periurbana, ecogastronomia e sustentabilidade.
Oferece em seu site uma ferramenta de geolocalização com identificação dos restaurantes que trabalham com alimentos orgânicos, das feiras, produtores e locais que comercializam orgânicos e das instituições que trabalham com o tema. Saiba mais no site: www.muda.org.br
Assista agora esta ação direta de plantio para recuperar áreas de proteção permanente (APP)
realizada no dia 19 de Dezembro de 2014.
A frase na camiseta do André Biazoti:
Seja você a mudança que deseja VER no mundo – Mahatma Ghandi
Confira abaixo 2 imagens de Matas Ciliares: a primeira sadia, a segunda pedindo socorro…
E fica a pergunta: como anda a mata ciliar da sua vida?
BORA MUDAR???
Informações para a imprensa:
Carol Ramos – [email protected] – 9 6688 0688
Regiane Nigro – [email protected] – 9 4852 1196
Ana Flávia Borges Badue – [email protected] – 9 9925-8627
Saiba mais sobre Mata Ciliar com a leitura destes ebooks:
Cadernos Mata Ciliar
Caderno das Águas
0 respostas em "Bora Plantar - Muda SP - Muda VOCÊ"