Jorge Ferreira *
Farta em solos mais úmidos, exuberante por sua altura e folhas longas, além de flores lindíssimas que podem ir do branco, ao rosa e fúcsia. Saborosas – folhas e flores – com seu tom cítrico, têm inúmeras formas de uso culinário e até medicinal.
Vamos a mais uma degustação do nosso novo filhote,
ainda sem título definitivo, mas por enquanto PANC na Fonte.
CANA-DE MACACO, CANINHA-DO-BREJO, POBRE-VELHO (Costus spicatus swartz)
USO CULINÁRIO
Suas folhas, bem jovens, podem ser consumidas como verdura. Podem também ser socadas ou usadas no preparo de sucos verdes.
As folhas jovens podem ser finamente cortadas e utilizadas para saladas cruas, oferecendo um sabor refrescante e um tom ácido à composição de folhas.
O sumo concentrado pode ser usado para o preparo de geleias, mousses e sorvetes.
As flores podem ser usadas para decoração comestível, servidas como salada, pura ou com outras hortaliças e frutas. Também ficam deliciosas no preparo de mousses e geleias.
USO MEDICINAL
Historicamente usada pelos caboclos, especialmente em emplastros, para dores, edemas e contusões.
PARTES USADAS: rizomas, hastes e folhas frescas.
INDICAÇÕES E UTILIZAÇÃO: afecções urinárias (infecções, cistites, nefrites, litíase renal, albuminúrias) como diurética e depurativa.
– Doenças venéreas (afecções sifilíticas, leucorreia crônica, gonorreia) como resolutiva. Amenorreia, como emenagoga (que favorece a menstruação).
– Tosse com catarro amarelo, como peitoral.
– Tumores cutâneos e contusões, como resolutiva.
CONTRAINDICAÇÕES: contra-indicada na gestação e na lactação. Evitar em pessoas com cálculos renais de oxalato de cálcio.
USO: 4 gramas de erva fresca (raízes, hastes ou folhas) para cada xícara (chá) de água aquecida até quase fervura. Deixar em infusão por 10 minutos. Tomar 1 xícara (chá) até 3 x ao dia, para infecções urinárias e amenorreia.
O infuso com mel é usado no tratamento de tosses.
O suco das hastes diluído em água é usado para doenças venéreas e o banho com 50 g de hastes para 1 litro de água em infuso para complementar o tratamento.
As folhas vaporizadas em banho maria são usadas como cataplasmas emolientes em contusões e tumores.
Texto Paula Santos Ribeiro – Terra Agape – Amor que se produz. Amor que se doa. Amor que se entrega. Amor incondicional.
Agrofloresta sintrópica•Orgânicos•Consumo consciente
Instagram: Terra Agape
(*) Jorge Ferreira é filho de agricultores e foi criado em Parati no sítio São José, bairro do Taquari. Sempre trabalhou com a terra junto de sua família, priorizando a sustentabilidade e a relação harmoniosa com a natureza. Trabalha com agrofloresta há 15 anos e com forte experiência em planejamentos, implantação e manejo agroflorestal. Jorge é um autodidata e estuda há mais de 10 anos botânica prática, taxonomia, pesquisa de plantas medicinais nativas da mata Atlântica. frutíferas, e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), no foco gastronômico. Seu instagram: jorge_forager
0 respostas em "Cana do Brejo - PANC na Fonte"