Conceição Trucom
Na Alimentação Crua e Viva existe uma regra: sem neurose. Mais importante que tornar tudo asséptico do lado de fora, é nos tornarmos pessoas com maior capacidade de defesa interna.
Tem uma pergunta que sempre faço nas minhas palestras: criança super mimada consegue se defender melhor, que as não mimadas, do mundo lá fora? Dificilmente. Então pare de super mimar seu sistema imunológico! Ao contrário: fortaleça-o!
Portanto, sem neurose, certo?
Agora, higiene é fundamental. Principalmente quando estamos ‘cruzinhando’ para bebês com até 2 anos de idade. Nesta fase, uma diarréia é meio passo para um óbito.
Assim, mesmo na fase da amamentação exclusiva, lavar sempre as mãos, principalmente após ida ao banheiro. Lavar as mamas após cada mamada irá evitar inclusive quadros de mastite etc. Mas sempre água limpa com um sabão neutro. Não precisa de perfume nem nada.
Na ‘cruzinha’ usar mãos e utensílios limpos. Água limpa. Não precisa ferver, basta umas boas escovinhas (específicas para cada tipo de utensílio), sabão de coco e água quente no enxágue. Principalmente nas raízes e frutos de casca rugosa.
Para os preparos e diluições usar somente água limpa, potável.
As sementes que serão germinadas, antes de colocar no molho,é preciso lavar bem com água corrente, separar pedrinhas, galhinhos, sementes quebradas e com defeitos, tudo que for estranho.
Para lavar os alimentos como raízes e aqueles de casca mais dura e rugosa: escovinha e sabão de coco. Um bom enxágüe em água limpa, se possível corrente.
Para deixar de molho: 1 litro de água limpa + suco fresco de 1 limão (deixe as carcaças também, pois são ricas em d.limoneno) e coloque as folhas ou legumes de molho por máximo 10 minutos.
Jamais usar vinagre ou hipoclorito para higienizar alimentos. São fortes agentes acidificantes que poderão anular a ação alcalinizante dos crus e vivos. O hipoclorito (cândida) é um caso claro de exagero: mata-se os microrganismos e o dono da casa junto.
Já me escreveram perguntando se adianta colocar alimentos de cultura convencional (com agrotóxicos) em água com carvão comum (aquele de churrasco). Considero perda de tempo quando o agrotóxico for do tipo sistêmico, pois estará presente na água intracelular (dentro das células). Não há carvão que consiga tal extração, mesmo aquele carvão ativo, super caro e raro, que só os químicos têm acesso. Para o caso de agrotóxicos não sistêmicos, seria necessário uns 30 minutos de molho em água limpa com alguns pedaços de carvão. De qualquer forma, acho super paliativo. Melhor mesmo é investir nos orgânicos e saber comprar nas feiras e quitandas de bairro ou de zonas rurais.
No caso de alimentos da cultura convencional, que não recomendo para consumo de crianças com menos de 2 anos, a melhor defesa é mesmo saber comprar.
Leia também: Os Alimentos da Estação
A série de textos Técnicas da ‘Cruzinha’
5 respostas em "Chegando na 'Cruzinha' - Higiene dos Alimentos"
Deixe sua mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Gostei muito da dica do limão, também não sabia do sabão de coco para lavar.
E como higienizar a linhaça? Ozonio?
Olá Lavinia!
Você pode colocar em uma peneira e passar na água corrente para lavar possíveis impurezas.
Gratidão!
Agradeço muito as orientações do doce limão, vocês são nita 10 😊
Ao navegar hoje fiquei com 2 dúvidas
1) sobre a higienização com limão: Posso resusar o litro de agua com limão? Ou seja, posso lavar bateladas de folhas na mesma água? (Pessoalmente consumo muuitas folhas)
2) Sobre a germinação do coco: Quando eu mergulhar o coco na água, importa onde ficaram os olhinhos, submersos ou não?
Olá Lavinia!
O ideal é usar cada água com limão por vez.
Sobre o coco não há problemas uma vez que tenha água sufuciente.
GRatidão!