Rejuvelac – Como preparar?

Conceição Trucom 

Trata-se de uma bebida tônica e probiótica, extremamente “viva” por seu elevado teor de enzimas (aminoácidos), micro-organismos da fermentação, sais minerais e vitaminas.

Tradicionalmente o Rejuvelac é preparado a partir do grão de trigo integral previamente germinado que fica fermentando em água por um mínimo de 24 (máximo 72) horas, motivo pelo qual é um “caldo” rico em enzimas e nutrientes alquímicos, provenientes do processo de germinação/fermentação.

Mas o Rejuvelac pode ser obtido a partir de qualquer cereal integral
previamente germinado (alpiste, painço, arroz, centeio) ou acordado (aveia e cevadinha).

Devem tomar Rejuvelac as pessoas saudáveis, que desejam manter seu organismo plenamente vitalizado, e também as pessoas convalescentes ou com a saúde comprometida, mas que desejam se recuperar rapidamente. Crianças, adolescentes e adultos se beneficiam em beber esta bebida diariamente. Diabéticos podem tomar pequenas quantidades, porém em forma diluída.

Rejuvelac é um excelente tônico para todo o organismo, particularmente o sistema digestivo: estômago, fígado/vesícula, intestino delgado e o cólon.

Sua riqueza em enzimas, após consumo diário, repõe uma saudável e poderosa flora intestinal. Principalmente a que se perde devido ao consumo de drogas e antibióticos. Os antibióticos não têm inteligência para discriminar entre as bactérias “inimigas” e as “amigas”, que são necessárias à nossa sobrevivência.

O rejuvelac amplia muito as receitas vivas como no preparo de iogurte, chucrute, picles etc. E para uso na terra e crescimento de plantas também(a).


Preparo da versão rápida, ou seja, sem prévia germinação: ideal para quando em viajem…

Deve ser feito a partir do grão de trigo integral, por exemplo. Ideal que seja ORGÂNICO. Pode-se produzir rejuvelacs de todos os grãos integrais como centeio, aveia, arroz, painço, alpiste… Mas vamos ao tradicional de trigo!

1. Lave uma xícara (chá) de grão de trigo integral.

2. Coloque em um frasco de vidro e acrescente 5 xícaras de água filtrada.

3. Deixe em repouso por 24 (versão light) ou 48 horas (versão forte).

4. Após 24 ou 48 horas, coe o líquido para outra jarra. Este líquido é o Rejuvelac I. Adicione a ele 1 colher (sobremesa) de mel (opcional) e guarde na geladeira. Na hora de consumir acrescente suco fresco de 1 limão/copo.

5. Volte os grãos para o vidro e adicione + 5 xícaras de água filtrada.

6. Neste segundo preparo deixe em repouso por somente 24 horas.

7. Coe o Rejuvelac II e proceda como na etapa (4).

8. Prepare uma terceira fermentação colocando sobre os grãos + 5 xícaras de água filtrada.

9. Deixe em repouso por 24 horas.

10. Coe o Rejuvelac III e proceda como na etapa (4). O trigo remanescente pode agora ser jogado fora – ele dará um bom adubo para os vasos. Ver nota 2 abaixo.

Notas:

1) Esta versão de preparo do Rejuvelac é bem adequada para viajantes quando os tempos são apertados e corridos. A versão IDEAL (CORRETA), mais demorada, o grão é primeiramente hidratado (acordado) por 8 horas. Depois germinado no AR por cerca de 16 horas e somente depois fermentado (etapa 1 a 10). Ambas são válidas, mas o Rejuvelac do Terrapia abaixo é a mais potente.

2) Eu uso o trigo inchado obtido ao final das 3 etapas para comer com banana amassada, purê de frutas, salada de frutas, nos sucos e vitaminas desintoxicantes, em saladas cruas, etc. Ele é delicioso, crocante, poderosamente nutritivo e desintoxicante (fibras + probióticos) e pouco calórico.

Uso também no preparo de yakults deliciosos quando bate-se este grão tri-fermentado com frutas bem maduras e doces da estação.

Importante: a) O trigo germinado contém menor teor de glúten (a redução gira em torno dos 70%), onde o glúten remanescente é menos agressivo e alergênico. Porém, ainda assim não é indicado para celíacos.

b) O Rejuvelac NÃO CONTÉM GLÚTEN. Mesmo a versão que parte do trigo sem germinação prévia. Simplesmente pelo fato de que glúten NÃO É SOLÚVEL EM ÁGUA…

3) A princípio pode-se sentir um cheiro “ruim” no Rejuvelac (odor de fermentado), mas quando se adiciona o suco de limão ele desaparece. A nutrição que o Rejuvelac provê vale a hesitação inicial que se possa ter em bebê-lo.

4) Em cidades onde o clima é muito quente, você pode preparar o Rejuvelac sempre com 24 horas. Em cidades onde o clima é mais frio vale arriscar o preparo de 48 horas.

5) Para tomar Rejuvelac diariamente, a cada 3 dias deve ser iniciado novo processo de fermentação.

Tome o Rejuvelac ao longo do dia puro (com limão), no preparo dos sucos desintoxicantes, dos fermentados, dos temperos ou pastas.


Rejuvelac do Terrapia

Publicado por Maria Luiza Branco em 14.03.2011

1a parte: Germinar 1 copo de grão de trigo integral.

2a parte: No segundo dia de germinação (semente com pequeno narizinho), passar as sementes para frasco de vidro e adicionar 2 copos de água pura (usar mineral sem gás). Cobrir com um lenço de voal.

3a parte: Deixar fermentar por 3 dias(b) num lugar limpo, sombreado e sem mexer. Melhor lugar é no centro das 4 bocas do fogão, local mais estéril da cozinha.

4a parte: No terceiro dia de fermentação, escorra o líquido esbranquiçado fermentado, num coador de voal e dilua em 1 litro de água. Pode ser bebido concentrado se desejar.

5a parte: Beba ou faça receitas com o líquido (Rejuvelac) durante o dia, na quantidade que desejar.

6a parte: Coloque novamente 2 copos de água na semente de trigo que sobrou. Beba no dia seguinte o líquido e, novamente, reponha a água, para um terceiro dia de Rejuvelac.

NOTA: Rejuvelacs de cereais geram 3 ciclos de fermentação. Leguminosas e frutas oleaginosas também geram Rejuvelac, porém por sua pobreza em amidos e féculas, produzem somente 1 ciclo de fermentação.

7a parte: Após obtido o terceiro Rejuvelac encerre o processo.

(a) Estou aprendendo mais sobre o uso do Rejuvelac e iniciei minha experiência de pulverizar as bandejas de brotos na terra com esses microrganismos!

Venho fazendo leituras que apontam para essa revolução dos microrganismos na reorganização do solo e do planeta Terra. Os japoneses há anos estudam isso e introduzem esse conhecimento na vida tradicional.

Já pensou que estamos diante de uma grande virada quando há anos atrás descobrimos os micróbios “maus”, os antibióticos e toda uma tecnologia de guerra? Que agora vamos precisar cultivá-los para que nos ajudem a manternos vivos? Isso soa muito bem…

Convido a todos que já aprenderam a fazer o Rejuvelac a ampliarem sua pesquisa e controlar o desenvolvimento de mofo nas bandejas, que acontece com tanta frequência na zona urbana. É só regar com ele diluído na proporção 1:5 (diluir 1 parte de rejuvelac com 5 partes de água da torneira). Aqui, o Rejuvelac atua como um BIOFERTILIZANTE natural. Compartilhe os resultados aqui depois!

(b) Comentário Conceição Trucom: rejuvelac de 3 dias é para quem é bastante antigo na prática… porque tem sabor e ação bem fortes. Para quem é iniciante recomendo ir devagar: na dose, no número de vezes/dia e na força do fermentado. O que pode acontecer? Gases, que apesar de serem do BEM, o bom senso diz: não exagere!


Assista ao vídeo: TV de BEM com a Natureza 3 – Rejuvelac

Leia mais em: REJUVELAC – Um dos Elixires da Juventude?

Rejuvelac FRUTAL (Assinante Doce Limão)

Receitas com Rejuvelac

32 respostas em "Rejuvelac - Como preparar?"

  1. Posso fazer o Rejuvelac em menor quantidade? Por exemplo, dois copos por dia? Se sim, qual seria a quantidade de grão?

  2. Olá! Com a linhaça também podemos fazer os três ciclos (utilizar as mesmas sementes para tirar três vezes o líquido fermentado)?

  3. Bom dia! Estou experimentando fazer o rejuvelac de quinoa, ele está formando a película parecendo mofo branco. Descartei uma vez e fiz novamente. Aconteceu a mesma coisa. Não forma as bolinhas da fermentação. Lavei e hidratei a noite, deixei o dia seguinte e a noite no ar e coloquei a água para fermentar 48h e nada. Não estou entendendo. Fiz com painço e deu certo. Quero utilizar como miolo de fermentação. Quem sabe com sua experiência possa enxergar meu erro.

  4. Por favor me explique o passo 1 do Terrapia, porque eu não entendi se é com água e tem que jogar a água fora para por os dois copos para começar o passo 2.
    Segunda pergunta é se os grãos devem ser sempre orgânicos, porque se for, está tendo aveia orgânica fácil para encontrar de caixinhas nos supermercados, se posso usar. E se essa aveia é o mesmo tanto de horas e o mesmo tanto de água, seja como na primeira receita de 5 copos de água ou na receita do Terrapia com só 2 copos de água. Entendeu? Muito obrigada!

    • Olá Marcia!
      A germinação do passo 1 é feita com o grão submerso na água. Depois a água precisa ser descartada para você seguir para o passo 2.
      O indicado é sempre usar grãos integrais, o tempo da germinação irá variar (você pode conferir na tabela de germinação).
      Gratidão!

  5. Olá,
    Fiz o Rejuvelac de Painço pela primeira vez. Ficou com um leve aroma de ovo podre, é isso mesmo ou deu errado?
    Não encontrei painço orgânico. Tem algum problema?

  6. Olá! Posso fazer rejubelac de chia? É bom?
    Perto de casa não encontro a semente de trigo e a aveia grossa não serve né? Pois pelo q entendi em seus vídeos ela é assada…. e a original integral não tem por aqui .

    Obrigada

  7. Os benefícios de um rejubelac de chia ou linhaça são muito diferentes do de trigo?

  8. os malefícios do painço não orgânico seria os venenos usados nas colheitas? Então na falta do orgânico seria melhor não fazer o rejubelac?

  9. Olá, pode me confirmar em relação à versão rápida se não existe hidratação e descarte da primeira água? Se bem percebi essa versão do Rejuvelac resulta precisamente da água que por norma descartamos por conter antinutrientes, fiquei um pouco confusa…

    • Olá Ana!
      Sim, este processo de retirar os antinutricionais é bem importante para os preparos crudívoros em geral. Mas quando falamos de fermentação (cozimento biológico) essa extração torna-se opcional, porque na fermentação os antinutricionais passam por quebras, tanto quanto as fibras.
      Gratidão!

  10. Se misturar Rejuvelac com Kombucha prolongará a validade por ter a Kombucha um ph ácido?

  11. Boa dia.
    Fiz o Rejuvelac de sementes de linhaça ,como indicado para iniciantes , ficou turvo , mas não ficou com odor e o sabor era para o neutro será que esta bom para beber .
    Desde já os meus agradecimentos

  12. Qual a função do mel para guardar o Rejuvelac? É mesmo necessário?

  13. Olá, tudo bem? Por favor, uma dúvida. No preparo da versão rápida, a 1ª receita, cobre o frasco de vidro com voil e com elástico? E bebo essa água durante o dia normalmente? Obgda!

  14. Olá! Sou iniciante e quero fazer rejuvelac de linhaça.
    Minha dúvida seria posso seguir o passo a passo da primeira receita deixando 24 horas?
    Desde já muito obrigada!

Deixe sua mensagem

Aviso legal

AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS E OUTROS PROFISSIONAIS.

Contato

[email protected] - CNPJ: 23.834.685/0002-58
RUA MACHADO BITTENCOURT, 205 - SÃO PAULO - CEP 04044-000

Site seguro

top
COPYRIGHT © 2019 DOCE LIMÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.