O Peregrino de Gaia – Satish Kumar *
O jornalista e escritor Lauro Henriques Jr. em seu livro Palavras de Poder – editora LEYA – volume 2 MUNDO, pergunta:
Falando justamente da importância do ato de caminhar, uma atividade que, a cada dia, mais e mais pessoas vão abandonando... Tem gente que usa o carro até para ir na padaria da esquina…
Na verdade, andar a pé não é importante apenas para a saúde física,
mas é fundamental também para a saúde mental e espiritual.
Quando estamos num carro, num ônibus ou num avião, ficamos desligados da natureza ao redor.
Já ao caminhar, ficamos completamente mergulhados na natureza, em meio às árvores, às flores, aos pássaros, nós nos conectamos com toda a vida à nossa volta.
Somente ao caminhar podemos ter essa experiência íntima de conexão com a natureza, o que, em si, é uma vivência profundamente mística.
Nesse sentido, se quisermos ter uma vida mais espiritualizada e saudável, temos que aumentar nosso tempo de caminhadas, reduzindo o uso dos meios de transporte, a maioria deles bastante poluentes.
Em minha vida, o ato de caminhar tem sido a maior fonte de inspiração e sanidade. Não à toa, quando eu e um amigo decidimos nos manifestar pela paz mundial na década de 1960, fizemos isso a pé, numa caminhada de mais de 12 mil quilômetros pelo planeta.
Representação de GAIA,
Mãe Terra, Mãe Natureza
Falando sobre o consumismo e os princípios do Jainismo: A simplicidade exige menos glamour e mais imaginação, menos atenção à sua aparência e mais atenção à sua ESSÊNCIA…
O DESPERDÍCIO É UMA DAS MALDIÇÕES DA VIDA MODERNA.
Finalizo com uma frase do Dr. Alberto Gonzalez, autor de Lugar de Médico é na cozinha:
A Cultura da Vida significa reconectar-se com a Natureza.
A Cultura da Morte acontece justamente porque
houve este INSANO distanciamento…
(*) Satish Kumar é um ex-monge jainista – tradição ascética hindu baseada na ideia da não violência –, ele largou a vida monástica inspirado pelas propostas de reforma social de Mahatma Gandhi. No início dos anos de 1960, então, ele e um amigo resolveram se manifestar pela paz mundial por meio de uma caminhada de mais de 12 mil quilômetros pelo planeta. Ao longo de dois anos e meio, eles cruzaram a Ásia e a Europa até chegarem aos Estados Unidos, levando, a pé, sua mensagem de pacifismo e desarmamento nuclear.
Leia também:
De BEM com a Natureza – o FUTURO das CRIANÇAS
De BEM com a Natureza – a HORA DE PARAR
0 respostas em "De BEM com a Natureza - Satish Kumar"