Esse texto é o prefácio deste meu livro editado em 2012 pela Alaúde. Nele a Dra. Maria Luíza Branco traduz encantadoramente a forma e a importância da Alimentação Viva, que retorna ao cotidiano das pessoas, principalmente pelas mães optando pelo natural, dizendo não aos industrializados. Conceição Trucom
Dra. Maria Luíza Branco *
Dizem que a humanidade relembra o conhecimento da alimentação viva e crua quando a espécie está ameaçada. Por isso, ele aparece na vida cotidiana e desaparece, tendo sido mantido através dos tempos pelos naturalistas mais ortodoxos. Os tempos atuais, ao que tudo indica, estão chamando de volta a alimentação que valoriza a vida como fomentadora da vida!
Conceição Trucom apresenta neste livro os primeiros passos de uma alimentação saudável e oferece muitas informações sobre a educação nutricional para as crianças e seus pais. Em um contexto amplo, introduz a importância da alimentação viva. Trata-se de um guia para pais que buscam uma orientação diferenciada.
E ela arrasa! Tem o dom de escrever e paixão pelo que faz: é educadora popular em saúde. Conceição passeia pelo texto com liberdade, utilizando uma linguagem conhecida, como numa conversa com amigos. Atinge as pessoas, é receptiva e assim vai penetrando nesse universo inapreensível que é o da alimentação para a vida. Vem também se dedicando a escrever sobre a química dos alimentos, encantada com suas recentes descobertas, e apresenta argumentos baseados ora na química, ora no conhecimento espiritual, construindo um texto para todos os gostos. É uma química-filósofa do bem, pois aceita que a vida vai além das reações químico-físicas. Por isso, permite-se entrar na linguagem espiritual e usar conceitos não completamente absorvidos, como é o caso da energia vital, a BIO informação, os legados das medicinas orientais, entre outros. Conceição é da cidade e olha para o campo com sensibilidade e imaginação.
Aproximou-se do Projeto Terrapia quando decidiu escrever sobre o assunto, tendo conversado com alguns educadores e acompanhado suas atividades. Encantada, integrou a didática utilizada pelo grupo como uma referência de ensino em seu trabalho. O site do Terrapia é um livro vivo, com as primeiras edições datando de 2008, resultado de anos de ensino prático sobre a alimentação viva à população em geral. Encontra-se hospedado no site da Escola Nacional de Saúde Pública e na biblioteca do SUS, à disposição de internautas de todo o mundo.
Pesquisadora e escritora, Conceição pretende agora, com este livro, expandir as ideias e a prática da alimentação viva para crianças de todas as idades. Eu acrescentaria “de todas as cidades”, pois a forma como vem se divulgando a produção de alimentos dentro de casa é voltada não apenas para as pessoas que moram em área rural.
Com a migração maciça da população para os centros urbanos, o maior esforço no que diz respeito à educação na área de saúde e preservação do ambiente se concentra nas cidades. Hoje, os produtos químicos advindos da alimentação produzida em escala industrial, aliados ao alto consumo de medicamentos e produtos de higiene, constituem um dos mais graves poluentes do solo e das águas. Conforme o alerta dos microbiologistas, a fauna e a flora que habitam nosso ecossistema corporal também estão ameaçadas, pois a introdução dos bactericidas vem trazendo graves desequilíbrios, principalmente para os habitantes da pele e do intestino do homem. Sem contar que a nossa maior “floresta tropical” (os cabelos) está sendo destruída pelo uso contínuo de tintas artificiais, reduzindo as defesas do corpo e a vitalidade dos bulbos pilosos, que nos protegem. Dizem os especialistas que algumas espécies, já em perigo de extinção, são fundamentais na síntese de substâncias que mantêm o equilíbrio da saúde. Finalmente, podemos concluir sem grande esforço que cuidar da saúde é nossa maior contribuição ambiental!
Por isso, este livro tem uma importante função: oferecer ajuda especial às mães que começam a despertar para um novo jeito de cuidar de seus bebês. Mães que buscam sair dos padrões estabelecidos da vida artificial, grama artificial, playground artificial etc.
Acredito que a força de propagação da alimentação viva, com receitas que privilegiem o paladar afetivo e maior visão ecológica, cria um impacto ambiental e cultural positivo. Dessa maneira, Os primeiros passos na alimentação crua e viva pode ser um incentivo para as pessoas que, como ela, se entusiasmam com a química dos alimentos e buscam uma alimentação de transição, incluindo produtos cozidos cada dia em menores proporções. Espero que esta obra traga muitos apreciadores e adeptos, pois a alimentação viva e crua é para todos, independentemente da idade, de classe social, escolaridade ou gênero.
* Dra. Maria Luiza Branco Nogueira da Silva é médica, mestra e praticante fiel da alimentação crua e viva. Dirige o Projeto Terrapia, onde são desenvolvidas atividades de horta no campus da FioCruz e são ministrados cursos e oficinas da alimentação crua e viva. Escreveu (e continua escrevendo) com a ajuda de seus colaboradores, o Livro Vivo do Terrapia, obra que se perpetua há oito anos. Sua missão passa por pesquisar em cinco idiomas como ensinar, praticar e disseminar a alimentação viva no Brasil.
Texto extraído do livro De Bem com a Natureza – Cuidando do seu filho com a Alimentação Crua e Viva – Conceição Trucom – editora Alaúde.
Páginas: 280 / Formato: 16 x 23 cm
Editora: Alaúde – 2012 / Acabamento: miolo colorido + receitas com fotos
Leia Dedico e Agradeço
0 respostas em "De BEM com a Natureza - Prefácio Maria Luíza Branco"