Conceição Trucom
Existem várias maneiras de tornar seu propósito de emagrecimento mais fácil e SANO.
Praticando os novos hábitos, você até pode (e deve) pedir o apoio e a colaboração dos outros membros de sua família, mas nunca peça a ninguém para controlar você. Afinal, desenvolver bons hábitos alimentares é SUA responsabilidade. É o seu futuro se consolidando em superação e sucesso!
Fazendo compras
-
- Programe suas idas ao supermercado ou à feira depois de suas refeições, quando estará satisfeita e menos sujeita às tentações da fome.
- Faça uma lista dos alimentos que precisa comprar e atenha-se a ela. Nada de encher o carrinho com bobagens! A despensa é um retrato da sua determinação.
Preparando os alimentos
-
- O alimento cru (vegetais) é muito mais integral e portanto saudável. Quando vier aquela onda de fome, procure preparar um suco desintoxicante ou uns palitos de cenoura, beterraba, etc.
- Evite todo tipo de fritura. Experimente assar, grelhar, cozinhar no vapor ou preparar refogados sem uso de óleos isolados, mas se ainda não for possível use o mínimo de azeite.
- Se você ainda consome carnes, retire toda a gordura visível, elimine a pele das aves e remova o excesso de gordura dos ensopados e sopas depois de prontos.
- Dê sabor aos pratos usando ervas frescas, especiarias e legumes ralados que podem virar molhos bem interessantes.
- Valorize os alimentos fermentados porque eles irão potencializar a sua digestão e desintoxicação. Saiba mais aqui: Rejuvelac Frutal
Na hora de alimentar-se
-
-
- Planeje cuidadosamente suas refeições de cada dia na noite anterior. Verifique se você tem em casa tudo o que é necessário para seguir sua alimentação consciente e balanceada.
- Além dos alimentos que compõem suas refeições, tenha à mão petiscos de baixas calorias como palitos de cenoura ou de salsão, por exemplo.
- Não pule refeições na esperança de perder peso mais depressa. A experiência mostra que a fome excessiva em geral provoca “ataques” altamente prejudiciais à geladeira e despensa.
- Desenvolva bons hábitos alimentares. Condicione-se para alimentar-se sempre sentada, usando prato, garfo e faca. Nunca belisque em pé, na frente da geladeira, ou enquanto assiste televisão.
- Alimente-se devagar, mastigando bem cada bocado e engolindo o que tem na boca antes de se servir da próxima garfada.
- Torne-se sensível ao seu apetite. Pare de comer quando não estiver mais com fome, mesmo que ainda haja comida no prato. Hoje sabe-se que o corpo avisa quando está satisfeito, que é justamente quando a pessoa não sente mais o sabor, ou então o sabor daquele alimento de repente fica alterado, estranho. Neste momento o corpo está avisando que é hora de parar.
- Não fique morta de culpa só porque comeu um bombom. Acontece. Procure balancear este bombom com uma pequena porção de sementes germinadas (por exemplo 1 castanha do Pará ou 3 amêndoas). Simplesmente procure não reincidir nesse “crime contra si mesma”: dê um fim na caixa de bombons e continue firme — você chega lá!
-
Pobre Salsão, com tantos benéficos, as pessoas só lembram dele como o “Tempero do Salpicão” e esquecem das suas propriedades nutricionais tão uteis na manutenção da nossa saúde, como por exemplo a sua ação alcalinizante capaz de neutralizar o excesso de ácidos do organismo, principalmente para aquelas pessoas cuja alimentação é rica em carnes e alimentos de origem animal. Experimente colocar salsão cru nas saladas (principalmente os talos) faça sucos com ele, por que não? Diversifique!
DIETA MENTAL
Extraído da Revista Vida Simples / abril 08 – Editora Abril – Edição 65 – Matéria DIETA GOSTOSA – escrita por Leandro Quintanilha
Seis dicas de comportamento para quem quer se alimentar melhor:
• PODER E NÃO QUERER. Diga “Obrigado, eu não quero”. Quando você recusa um pedaço de bolo com um sofrido “Eu não posso”, seu interlocutor se sente incitado a persuadi-lo do contrário.
• PRAZERES LIGHT. Não concentre na comida todas as suas expectativas de prazer. Ler, caminhar e namorar são outras delícias da vida que só queimam calorias.
• ATITUDE TERAPÊUTICA. Remédios para emagrecer são reservados para casos específicos, como os de compulsão alimentar, e podem ser importantes para o sucesso da dieta, quando prescritos pelo médico. Aproveite a dieta para exercitar sua força de vontade, persistência e disciplina.
• A LUZ DE VELAS. Faça da refeição um ritual. Sente-se à mesa, use a toalha que guarda para as visitas, aproveite cada mordida. Comer no piloto automático aumenta os riscos de comer muito. Mesmo no escritório você pode fazer do lanche seu momento especial.
• ESTRESSE A PARTE. Alivie a tensão antes de comer. Respire profundamente três vezes ao se sentar à mesa. Você não deve comer por outro motivo que não seja a fome, o cuidado com a saúde e o prazer. Não deixe a ansiedade e a tristeza escolherem por você.
• REEDUCAÇAO DO LAZER. Mude sua rotina junto com a mudança do cardápio. Em vez de chegar do trabalho e se largar no sofá (e pedir pizza de novo!), faça uma caminhada pelo bairro, brinque com o cachorro. Novas atitudes no cotidiano dão a impressão de que o que mudou não foi só a alimentação, mas a vida.
0 respostas em "Dicas para emagrecer"