Conceição Trucom avalia
Dieta do Dr. Atkins
Conhecida mundialmente como a dieta da proteína, foi criada na década de 80 pelo médico americano Dr. Robert Atkins. Esse regime restringe severamente a ingestão do carboidrato em todas as refeições. De 200 g/dia para 20 g/dia na primeira fase.
A teoria do Dr. Atkins é que, reduzindo a ingestão de carboidratos, o corpo precisa procurar outra fonte de energia, e no caso, o corpo queimaria proteína e gordura, processo conhecido por cetose, porque tal rota metabólica gera a formação de corpos cetônicos (hálito cetônico). O Dr. Atkins também reduziu os carboidratos porque eles provocam picos glicêmicos, que estimulam a produção de insulina, hormônio responsável por armazenar o excesso de glicose no sangue na forma de gordura.
A grande perda de peso em curto espaço de tempo é o principal motivo de tanta adesão a esta dieta. Mas ela é radical ao cortar o carboidrato, não se preocupa com a qualidade e a quantidade do alimento ingerido e os corpos cetônicos são substâncias tóxicas, podendo ser letais se praticada por longo prazo (mais que 30 dias).
Alimentos liberados: carnes, aves, peixes, verduras e frutas são muito bem-vindos. A dieta também libera o consumo de ovos e carnes de porco, como o bacon.
Alimentos proibidos: todos os carboidratos são proibidos, mesmo nas versões integrais: arroz, pão, massas, farinhas, açúcar, bolo, além das leguminosas como ervilha, milho, lentilha e grão-de-bico. Queijos, leite e derivados também devem ser cortados do cardápio.
Vantagem: rápida perda de peso, grande parte dele por desidratação. O corpo usa grande quantidade de seu líquidos corporais para tentar eliminar os corpos cetônicos.
Desvantagem: é muito severa na pouca ingestão de carboidrato, podendo causar problemas de concentração (o cérebro não funciona sem glicose), não qualifica os alimentos, libera as gorduras saturadas e é perigosa pela desidratação violenta e a presença dos corpos cetônicos. Inadequadíssima para pessoas com problemas renais, gota e ácido úrico.
Dieta do Ponto Z
Esta dieta propõe a conquista do equilíbrio hormonal, a partir do balanceamento de proporções corretas de carboidratos, proteínas e gorduras. Mais precisamente, a sugestão é a ingestão, a cada lanche ou refeição (cada 3-4 horas), de composições contendo: 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gorduras.
O Dr. Barry Sears, criador da Dieta do Ponto Z, sugere que com a prática da alimentação assim balanceada, é possível manter modulada a curva glicêmica (teor de glicose no sangue), portanto baixos níveis de insulina, provocando muita vitalidade, o equilíbrio hormonal, a super saúde (o que ele chama de Ponto Z), juntamente com a perda do excesso de gordura corporal.
Pratiquei e ainda pratico esta dinâmica alimentar, porém usando somente alimentos crus e vivos.
Embora tenha algumas semelhanças com a Dieta do Dr. Atkins, a quantidade de proteína e gordura é bem menor, além da seleção qualitativa dos alimentos ser bastante mais consciente e criteriosa.
Alimentos liberados: todos os grupos alimentares são liberados, porém sempre consumidos juntos e em quantidades balanceadas. Os carboidratos pouco glicêmiicos, as carnes magras (para os vegetarianos e crudivoristas as sementes germinadas) e as gorduras vegetais são os indicados.
Alimentos proibidos: carboidratos refinados e ricos em amido ou açúcar. São as massas, arroz, pães, cereais, doces, além de alimentos gordurosos e frituras.
Vantagem: ensina o consumo de alimentos saudáveis e como manter o equilíbrio hormonal (o Ponto Z) pelo balanceamento dos alimentos em todas as refeições.
Desvantagem: por causa da quantidade de proteína ingerida, não é indicada para pessoas com problemas renais, gota e ácido úrico.
Para conhecer a adaptação dessa abordagem à alimentação crua e viva, realize nosso curso online:
Dieta de South Beach
Criada pelo cardiologista americano Dr. Arthur Agatston, essa dieta visa inicialmente reduzir a ocorrência de doenças cardíacas. Entretanto, diante de uma sociedade obesa por maus hábitos alimentares, ela ganhou fama como adequada também para o emagrecimento.
Trata-se de uma re-edição da dieta do Dr. Atkins, com o porém de restringir quantidades além de ensinar e incentivar a melhor escolha pelos alimentos mais saudáveis e integrais, menos glicêmicos.
A dieta de South Beach é dividida em 3 fases, onde a primeira fase, a de choque, é a única onde existe a restrição total um grupo de alimentos. Porém, na terceira fase, quando a reeducação já foi implementada, ela deve ser seguida por toda a vida.
Alimentos liberados: todos os grupos alimentares são liberados, porém em quantidades moderadas. Os carboidratos integrais são os indicados.
Alimentos proibidos: carboidratos refinados e ricos em amido ou açúcar: massas, arroz, pães, cereais, doces, além de alimentos gordurosos e frituras.
Vantagem: ensina o consumo de alimentos saudáveis.
Desvantagem: por causa da grande quantidade de proteína ingerida, não é indicada para pessoas com problemas renais, gota e ácido úrico.
0 respostas em "Dietas com restrição de carboidratos"