Dietas questionáveis

Conceição Trucom 

Dieta do tipo sanguíneo

Criada pelo médico americano Peter D’Adamo, esta dieta considera que cada tipo sanguíneo está mais adaptado para se beneficiar de certos alimentos, ao mesmo tempo são menos adaptados a outros alimentos. Para segui-la o praticante necessita usar as tabelas por ele criadas onde constam os alimentos permitidos (benéficos), proibidos (nocivos) e neutros para cada tipo sanguíneo.

Ela é relativamente fácil de ser seguida, desde que a pessoa não coma os alimentos inadequados ao seu tipo de sangue, o que não é necessariamente fácil e compreensível.

Tipo O – o mais antigo, sendo basicamente os carnívoros com sistema digestivo adaptado para comer proteínas animais diariamente, caso contrário, podem desenvolver doenças gástricas devido a sua elevada produção de sucos gástricos.

Tipo A – são os mais adaptados ao vegetarianismo, com sistema digestivo mais sensível e dificuldades para digerir proteínas de origem animal, pois sua produção de suco gástrico é mais limitada.

Tipo B – o grupo dos nômades, associado a um sistema imunológico mais forte e sistema digestivo adaptável. É o único tipo sanguíneo que tolera bem o leite e seus derivados.

Tipo AB – o mais recente dos tipos sanguíneos, que teria evoluído a partir dos tipos A e B, portanto a sua dieta é baseada na mescla dos tipos A e B.

Desvantagem: esta dieta é mais uma novidade na esteira dos modismos e não garante uma alimentação equilibrada. Na há qualquer evidência científica que justifique recomendações deste tipo, inclusive porque ela apresenta mais exceções do que regras. Mais de 30% das pessoas que tiveram alguma experiência com esta dieta não apresentaram boas respostas.


Dieta ortomolecular

O programa nutricional ortomolecular, formulado pelo químico americano Linus Pauling, é um dos preferidos dos artistas. Seu principal objetivo é restaurar e manter o equilíbrio bioquímico do organismo, controlando a ingestão dos alimentos.

No entanto, é preciso tomar cuidado com a quantidade de suplementos vitamínicos e minerais prescritos, além do que, não podemos depender de suplementos vitamínicos, exames e de um médico mensalmente, para monitorar nossa alimentação.

Alimentos liberados: quase todos os alimentos são permitidos, principalmente os antioxidantes. Ensina a substituir os alimentos industrializados pelos vegetais frescos, carboidratos integrais, proteínas magras, como peixes e aves, e a clara de ovo.

Alimentos proibidos: alimentos industrializados, carne vermelha, carnes gordas e gema de ovo. O carboidrato refinado é expressamente proibido na última refeição do dia.

Vantagem: a alimentação é bastante balanceada e abastece o organismo com todos os nutrientes necessários. Além disso, melhora pele, cabelo, unhas, ajuda a prevenir problemas cardiovasculares e melhora o funcionamento do intestino.

Desvantagem: depende de exames caros e periódicos para o avio dos suplementos vitamínicos e minerais. Ainda é rejeitada pela classe médica, já que prescreve o consumo diário de suplementos de vitaminas e minerais.


Dieta do Mediterrâneo

Baseada no consumo de azeite de oliva, essa dieta – criada pelo médico Ancel Keys em 1945 – tem na culinária do Mediterrâneo sua fonte de inspiração. Ela propõe pequena quantidade de gordura saturada pelo baixo consumo de carnes, valorizando entretanto o consumo de peixes. A explicação para o emagrecimento é que o azeite, rico em ácidos graxos monoinsaturados, é uma fonte de energia alternativa, que não interfere na geração de picos glicêmicos, portanto, na produção de insulina e armazenagem de gordura.

Alimentos liberados: gordura monoinsaturada (concentrada no azeite), ômega 3 (salmão, atum, anchova, sardinha), ômega 6 (óleos de canola, milho, girassol e soja, azeite de oliva, sementes de gergelim, girassol, castanhas e nozes), além de frutas cítricas, verduras e até o vinho.

Alimentos proibidos: gordura saturada (origem animal – carne vermelha e vísceras), consumo bastante moderado de doces e açúcares em geral.

Vantagem: protege o coração contra enfartes, diminui o risco de câncer, retarda os danos ao cérebro causados pelo envelhecimento e aumenta a longevidade.

Desvantagem: muita gordura (apesar de vegetal) e o grande consumo de vinho (álcool) pode ser um problema.


Vigilantes do peso

A Organização Vigilantes do Peso (Weight Watcher) foi fundada na década de 60 por Jean Nidetch. Já presenciei algumas reuniões e elas têm algo de semelhante àquela força de incentivo de terapias de grupo como os “Alcóolicos Anônimos”.

Considero uma opção interessante, pois guarda princípios e qualidades para uma boa reeducação alimentar. Em 2005, foi instituído ao programa o sistema de pontos. Cada alimento tem um número determinado de pontos e os participantes têm uma cota diária a seguir.

Alimentos liberados: todos os alimentos são permitidos. A dieta também permite a combinação de carnes, massas, doces e pães.

Alimentos proibidos: não proíbe nenhum tipo de alimento, desde que sejam respeitadas as quantidades estabelecidas pelo método.

Vantagem: a liberação do consumo de qualquer grupo alimentar. Considero a proposta adequada para interromper processos descarrilhados e destrutivos. Mas não dá para segui-la por toda a vida.

Desvantagem: não se preocupa em qualificar os alimentos (saudáveis, integrais e não animais), com exames clínicos nem prescreve acompanhamento médico.


Dieta da Lua

A dieta da Lua parte do princípio que assim como a Lua influencia as marés, ela também é capaz de influenciar os líquidos do organismo. Assim, a cada mudança de fase da lunar, ou seja, a cada 7 dias, a pessoa se limita a consumir somente líquidos durante 24 horas: sucos, sopas e chás. A promessa é emagrecer até 4 quilos/mês ou 1 quilo/semana.

Exemplos do que se pode consumir de acordo com a dieta da Lua:
Sopas, por exemplo, de espinafre, cebola, frango (somente o caldo), não usar batatas nas sopas – Sucos e vitaminas de frutas sem açúcar – Iogurte batido com frutas e aveia – Chás de ervas sem açúcar – Pelo menos 8 copos de água.

Alimentos liberados: permite a ingestão de frutas, legumes e verduras crus ou cozidos; sopas, sucos, vitaminas, água e chás à vontade.

Alimentos proibidos: durante as 24 horas de duração fica proibido ingerir qualquer tipo de alimento que não seja na forma líquida.

Vantagem: rápida desintoxicação e por ser por apenas 1 dia/semana, torna-se um hábito praticável. Considero uma prática adequada – por 1 mês – para quando se deseja interromper um processo destrutivo.

Desvantagem: não deve ser praticada por mais que 1 dia seguido.


Dieta da sopa

Muita gente já tentou fazer esse regime, que é à base de uma sopa de verduras e repolho, devendo ser consumida à vontade durante todo o dia. A origem da receita é desconhecida e afirma que pode haver perda de até 4 quilos/semana. Mas é preciso ter cuidado e não praticá-la por mais que 7 dias, pois especialistas em nutrição afirmam não ser possível obter tais resultados e que o cardápio semanal é excessivamente rico em sódio e pobre em proteínas.

Alimentos liberados: além da sopa, permite a ingestão de frutas, como maçã, melancia, melão, mamão, banana; além de legumes e verduras crus ou cozidos; água e chás à vontade. Nos últimos dias, libera filé de frango e bife grelhado. Mas tudo tem que ser consumido rigorosamente como manda o cardápio.

Alimentos proibidos: durante esses 7 dias da dieta fica proibido ingerir qualquer tipo de fritura.

Vantagem: rápida perda de peso.

Desvantagem: é severa na ingestão de pouco carboidrato (embora a sopa o seja), cortando radicalmente esta fonte de energia do organismo. Seu tempo de duração é longo e perigoso.

0 respostas em "Dietas questionáveis"

Deixe sua mensagem

Aviso legal

AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS E OUTROS PROFISSIONAIS.

Contato

[email protected] - CNPJ: 23.834.685/0002-58
RUA MACHADO BITTENCOURT, 205 - SÃO PAULO - CEP 04044-000

Site seguro

top
COPYRIGHT © 2019 DOCE LIMÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.