Conceição Trucom
Toda proteína só é digerida, denaturada em meio ácido. Denaturar uma proteína é o mesmo que coagular ou coalhar.
Assim se coalha o leite. O lactobacilo come (fermenta) a lactose que vira ácido lático, que coalha a proteína do leite. Se você adicionar o limão no leite ou nas carnes o mesmo acontecerá. Desta forma, aquela proteína será pré-digerida, tornando-se um alimento mais leve, mais pronto para a digestão no estômago.
No estômago humano, sempre que chegar uma proteína, será imediatamente instalado um meio ácido (enzimas + ácido clorídrico) para coalhar e dar início à digestão da mesma.
Coalhar uma proteína significa a primeira etapa da sua digestão. Seja ela de origem animal ou vegetal. A diferença é que a digestão da proteína animal demanda maior carga ácida e acidez, portanto o alimento de origem animal é acidificante e desmineralizante. Já a digestão da proteína vegetal acontece em condições mais brandas, até porque os vegetais crus vêm junto com as próprias enzimas digestivas e contém menor teor protéico.
Observe um bebê que mamou do peito e ao arrotar regurgita um pouco deste leite: sai coalhado.
É isso que é feito ao se marinar com limão um corte de carne ou pescado.
O limão (de forma benéfica – ácido cítrico) e o vinagre (de forma maléfica – ácido acético), por serem ácidos provocam o mesmo fenômeno.
Por este motivo, uso muuuuuuito o limão para pré-digerir alimentos, aliviar o processo digestivo, minimizar a acidificação e mineralizar o organismo.
Peço que leias nosso boletim de novembro na íntegra: Novembro 2008 – Não podemos ser ácidos
0 respostas em "Limão & digestão de proteínas, proteínas"