Dona Rosa é Pura Flor

Conceição Trucom 

Falando de novas profissões e do resgate que o Novo Ser Humano precisa fazer sobre as antigas profissões, formas de consumo sustentável e coletivo, preciso muito falar de minha mãe Rosalina, para os amigos simplesmente ROSA. Essa coisa das novas profissões aprendi com meus pais, desde quando nasci em 1955. Embora tenha nascido de pais muito simples, de famílias para lá de simples, acompanhei de perto a prosperidade deles, sempre fazendo coisas bem antigas… até para o tempo deles.

Não tenho dúvidas de que nasci em berço de ouro, seja pela história abaixo, seja pelo literal, porque realmente meus pais conquistaram uma prosperidade que muitas pessoas que HOJE de nível universitário não podem alcançar… Sem dúvida, outros tempos! O das profissões antigas!


Minha mãe era costureira (desde menina) e até dava aula de corte e costura, motivo pelo qual desde os 9 anos já fazia minhas próprias roupas. E, na nossa casa tinha aulas de artesanato de tudo: flores, DKP, pintura em tecido, em seda, patch work, nossa, eu respirava arte, papo de artistas, feiras e bazares.

Meu pai se fosse engenheiro teria sido bem renomado: consertava TUDO, um marceneiro, um eletricista, um pintor nota 1000. Chegou a construir casas como hobby, depois de construir a nossa na Ilha do Governador (Rio de Janeiro), que as vendia para pessoas especiais…

No meio deles aprendi a pintar portas, janelas, geladeiras, o sete. Na arte com móveis, já cheguei a pensar, na verdade sigo pensando, em ser restauradora…

Enfim, estou aqui compartilhando a experiência de ter aprendido desde cedo a exercitar as profissões do Novo Ser Humano: reciclar, plantar, criar artes, costurar, marcenar, pintar…

Pois bem, desde que meu pai faleceu em 2014, a dona Rosa mora comigo e não para de fazer e criar arte. Ela tem muita energia, porque alimentada com suco verde e muita comida saudável, baseada em plantas, não dorme à tarde naum…

É BEM vaidosa, ama passear, mas também artesanar…

Artesã NATA das costuras, dos panos; as agulhas nas suas mãos geram flores vivas, coloridas, tridimensionais. Desde então ela criou o fuchico 3D e as flores de 5 pétalas mais lindas que já vi… que viram imãs de geladeira, prendedores de cabelo, decoração de tiaras, moedeiros…

E o que mais me impressiona: sua arte é colorida,
é alegre, é leve, é generosamente viva!

Com certeza estamos sempre comprando tecidos, retalhos, mas grande parte do que usamos é reciclado: guarda-chuvas, retalhos de confecções, roupas velhas, doações…

Costurar, reformar, transformar lixo em arte é profissão antiga,
mas é REI OU RAINHA quem sabe fazer isso com vontade, com GRAÇA.

Profissões antigas, que felizmente nunca – por causa de ROSAS,
MILTONS e tantos SERES ALMA ANTIGA –
elas não morrem naum. Ao contrário,
ELAS estão retornando com força e MUITA VALORIZAÇÃO…

Rudolf Steiner, o pai da Antroposofia, comentou um dia que as flores são a última tentativa do reino vegetal alcançar o cosmo, o céu. Penso que por isso sou TÃO apaixonada por FLORES, por ROSAS e tantas mais: onde houver flores aí estarei…

Ah! Dona ROSA, quanta generosidade, até no nome…

E penso que minha mãe, hoje com 85 anos (2017), irá desencarnar um dia (penso que será centenária), mas sempre, TODOS OS DIAS, irá tentar alcançar o cosmo, o céu com sua arte, com suas flores…

E segundo a amiga Anne-Sophie Bertrand: A quinta dimensão tem flores nos cabelos, viu!

Fotos Marcos Antonio Valério, um hobby dele que está dando super certo…

Saiba mais: O Novo Ser Humano quer SER FLIZ: as Novas Profissões

2 de outubro de 2019

0 respostas em "Dona Rosa é Pura Flor"

Deixe sua mensagem

Aviso legal

AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS E OUTROS PROFISSIONAIS.

Contato

[email protected] - CNPJ: 23.834.685/0002-58
RUA MACHADO BITTENCOURT, 205 - SÃO PAULO - CEP 04044-000

Site seguro

top
COPYRIGHT © 2019 DOCE LIMÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.