Educando para a sustentabilidade

Conceição Trucom

PEDAGOGIA DOS MANANCIAIS GANHA PRÊMIO

Apostando na cidadania e na participação com ações ambientais

A Escola Estadual Paulino Esposo de Parelheiros (região sul da capital de São Paulo), funcionários, alunos, diretor e equipe pedagógica estão de parabéns e certamente orgulhosos de seu trabalho. É o reconhecimento do trabalho desta Escola pioneira. Ela completa seu 70ª aniversário e foi o palco em junho de 2008, pelo lançamento do Programa Estadual de Educação Ambiental. A Escola se candidatou e ganhou R$ 30 mil reais na categoria “Prêmio Minha Comunidade Sustentável”, promovido pela “Carta na Escola” e “Ação Educativa” com o projeto coordenado pela professora Edilene Luchesi, “Educando Para a Sustentabilidade na Bacia do Guarapiranga”. A Paulino Esposo concorreu junto com Escolas das quatro regiões do país.

Essa iniciativa vai potencializar a plataforma da Horta Pedagógica, agora incrementada com Pomar e Estufa. O projeto da Escola Paulino Esposo ganha projeção com o prêmio e já conseguiu apoio até com a Fundação Mokiti Okada.

É gratificante saber dessas iniciativas pedagógicas vitoriosas, de grande significado para os jovens nas escolas públicas. A Escola Estadual Paulino Nunes Esposo, merece parabéns por esta iniciativa que está propiciando mudanças de atitude em todos os participantes. A implantação da horta foi a primeira das iniciativas; além do jornal estudantil “O Fiasco”, e um grupo ambiental constituído a partir do fórum sobre meio ambiente. A iniciativa, disposição e colaboração da direção, funcionários e equipe pedagógica é definitiva para o sucesso destes projetos. Em um encontro na Subprefeitura de Parelheiros, para tratar do papel da educação nos mananciais, onde participaram os diretores e coordenadores das escolas estaduais, sob a liderança da equipe regional Sul da educação estadual, foi possível apreciar que outras Escolas possuem excelentes iniciativas com professores da região dos mananciais que estimulam e fortalecem a esperança de todos.

A horta permitiu uma concepção sistêmica associando o significado da alimentação natural, às condições climáticas, o preparo da terra, a alquimia de todos com a natureza, as condições para a produção, o preparo da compostagem, minhocário, a água na irrigação, a escolha de sementes, o acompanhamento da germinação, colheita, higiene, preparo e finalmente o consumo dos alimentos pelos próprios alunos. A equipe de professores mostra que a horta permite uma relação harmônica do aprender-fazendo, articulando a teoria e a prática com resultados no saber e na mudança de atitudes. Ficou evidente que o cuidado da natureza é resultado do cuidado de si mesmo. Conceitos de matemática e de medidas, o ensino de artes através do desenho e observação da natureza, a higiene, a culinária e a matéria de ciências puderam ser exercitadas na horta de forma mais concreta. A Horta possibilitou a organização social, pois os alunos fizeram auto-avaliação, produziram como resultado um gibi, livro de receitas e organizam equipes para que no período das férias continuem com a manutenção e irrigação da horta.

Os alunos do noturno abordaram o tema dos Parques Lineares presente na agenda de Parelheiros. O setor técnico da Subprefeitura expôs o tema. No início houve desconfiança, resistência e pouca participação, mas à medida em que avançava o entendimento do significado a expectativa cresceu, terminando com a formação de um Fórum do Meio Ambiente com a participação de mais de 80 alunos. Estes alunos fizeram trabalhos surpreendentes, gerando uma demanda espontânea para transformar o Fórum em uma atividade pedagógica permanente. A rede de parceria possibilitou o surgimento também do projeto, o Kino-Fórum, o qual permitiu aos alunos produzirem documentários. Por tudo isso vencer este concurso de projetos mostra que a Escola Paulino Nunes Esposo está no caminho certo da “pedagogia dos mananciais”.

EE Paulino Nunes Esposo, em São Paulo/SP
Contatos: Tel: (11) 5979-2575
Email: [email protected]

Desde 2006, a escola vem colhendo bons frutos na horta que criou, em um terreno, onde eram jogadas carteiras escolares. A comunidade ajuda a manter a plantação e o que é colhido vai para a merenda. Agora a escola da bacia do Guarapiranga vai ter horta orgânica, cultivará ervas medicinais, além de um viveiro de mudas, um pomar e até de uma mini-reserva de Mata Atlântica, com plantas e espécies animais típicos desse bioma. Segundo Edilene Luchesi da Costa, professora de Biologia, a proposta pedagógica da EE Paulino Nunes Esposo é toda voltada para a questão ambiental e o projeto será desenvolvido em todas as disciplinas.

0 respostas em "Educando para a sustentabilidade"

Deixe sua mensagem

Aviso legal

AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS E OUTROS PROFISSIONAIS.

Contato

[email protected] - CNPJ: 23.834.685/0002-58
RUA MACHADO BITTENCOURT, 205 - SÃO PAULO - CEP 04044-000

Site seguro

top
COPYRIGHT © 2019 DOCE LIMÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.