Encontro em EXTREMA/MG

Conceição Trucom 

Em 18 de JULHO 2015

Agradeço a participação de todos e espero que tudo que vivenciaram neste fim de semana contribua bastante na sua busca por + Saúde, Qualidade de Vida e Bem Estar e, torço por um novo encontro no futuro. Você pode nos seguir no FaceBook, Twitter e mais precisamente sobre as Oficinas e Detox Intensivos na AGENDA Doce Limão.

Conforme combinado, segue no rodapé desta página o tabelão de germinação.

Algumas dicas onde comprar?

Sementes, frutas secas e ervas: Cerealista Arroz Integral – 11 3227-0453 / 3313-4395, na Av. Mercúrio, 216, Brás, Zona Cerealista de São Paulo. O gerente é o Sr. Renato.

Ao lado fica o Armazém São Vito (Av. Mercúrio, 220) que também é excelente para comprar sementes, frutas secas e tem me fornecido ervas e condimentos super frescos…

Mas, circule pelo bairro porque tem muitas lojas interessantes, principalmente de ervas, condimentos e sementes. Procure conhecer os gerentes, pegue nos produtos, experimente, enfim, seja um consumidor presente e consciente.

O girassol com casca, aveia integral, linhaça, alpiste e painço podem ser adquiridos em casas de aves, desde que não haja comercialização de aves no mesmo local. Isso porque a higiene precisa ser total e com aves sempre poderá ocorrer contaminação pelas fezes e asas voando…

Meus livrosPanelas Furadas, Sinergias Óleos de Massagem,
FITO SalKit PanificaçãoNa loja virtual da AROMARTE

Loja física da Aromalife: Rua Conde de Irajá, 65 – Vila Mariana – São Paulo/SP – 11 5082.2128

 

Antes 3 músicas para celebrarmos!

1) EU AGRADEÇO: quem canta seus males espanta… 

http://direct.docelimao.com.br/videos/Eu-Agradeco.mp3


2)
HAPPY: e quem dança 1000 vezes mais!


3) Doce de Abóbora & Coco

Os Doces de abóbora e de coco tradicionais brasileiros tem muito açúcar certo? Então preparemos nossas papilas gustativas para cair fora deste padrão. Porque o coco é um alimento tão sagrado, tão perfeito para a saúde cerebral e humana… E a abóbora? Com sua riqueza em beta-carotenos e fibras funcionais? Eles não merecem ser anulados com açúcar, mas engrandecidos com Pérolas de Sabedoria!!!

Um bom exemplo é este vídeo do Yo Yo Ma, um CELLISTA famoso que ao conhecer a música brasileira se encantou e gravou um CD – Obrigado Brasil – onde uma das faixas é um famoso chorinho: “Doce de Coco”.

Uma curiosidade doce: o CELLO que ele toca e aparece na capa deste CD foi o último stradivarius que foi produzido em 1712. Vamos escutar?

E agora chegou a hora do nosso presente master:
uma Vídeo Dica sobre como germinar o coco seco, algo que desperta a
curiosidade de todos, não só pelo fato de podermos germiná-lo, mas COMO…

Como germinar um coco? 


Dizem que quando um pássaro entra em nossa casa é bom agouro…
Dizem que os pássaros são mensageiros dos deuses!
Foi uma andorinha das rochas: basta que o fim de tarde se aproxime para que elas
comecem a sobrevoar de um canto a outro no céu, e com isso o pôr do sol fica muito mais charmoso.

Vamos às receitas?

CHANTY-COCO 

Ingredientes: 1 coco germinado sem a casquinha marrom e picado, água do coco, 1/4 xícara (chá) de gel de linhaça.

Preparo: se o seu liquidificador é potente (VitaMix ou Cadence) bata tudo, incluso a linhaça germinada (no caso a dourada para não comprometer a cor do creme final) até a textura cremosa desejada, como na foto abaixo. Incluso, embora seja opcional, não considero necessário coar, já que a fibra junto irá dar volume e crocância à todas as receitas.

Mas caso contrário, se o liquidificador não é tão potente, quando a fibra não é tão triturada, será importante coar numa PF1 ou PF2. Neste caso, prepare o gel de linhaça em separado e integre ao ‘leite de coco’ para dar a espessura cremosa. Um outro recurso para espessar, já que não podemos exagerar no gel de linhaça (porque modifica o sabor), é usar a polpa de 1 coco verde (tipo 3 mm de espessura).


O Chanty-Coco pronto

Os SUCOS batidos com COCO

O LEITE DE COCO

Super fácil de preparar! Depois do coco germinado e retirado da casca basta picá-lo bem pequeno e bater no liquidificador com igual volume de água meio morna (jamais quente). Caso o seu liquidificador seja de baixa potência use um pouco mais de água. Depois é só coar na PF1. O resíduo uso para o preparo de farofas, granolas e decorações.

Importante lembrar que este leite, por ser coado de suas fibras, é bem forte em termos de proteínas, mas principalmente de gorduras nutricionais. Logicamente, por ter sido previamente germinado é bem mais digesto, mas não podemos exagerar na hora do seu consumo. Ou seja, precisamos saber balancear. No caso, para cada 1 xícara (chá) de legumes, raízes ou frutas use 1 colher (sopa) deste leite concentrado.

Caso ele não seja coado, ou seja, com as suas fibras, a relação fica mais favorável: para cada 1 xícara (chá) de legumes, raízes ou frutas use 2 colheres (sopa) da polpa integral do coco seco germinado.

 

Nas fotos abaixo foram preparadas batidas de frutas com o coco germinado. Nas 2 fotos abaixo a casca marrom retirada da polpa do coco germinado foi batida com o suco de 2 laranjas (pera, bahia, seleta…). Poderia ser também tangerinas, pomelos… Depois de batidos no liquidificador foram coados numa PF1 ou mesmo passados numa peneira e servidos.

 

Na foto abaixo a casca marrom retirada da polpa do coco germinado
foi batida com 1 xícara (chá) de suco de uva niágara.

 Na foto abaixo 1 xícara (chá) de manga palmer em cubos foi batida com
2 colheres (sopa)  da polpa do coco germinado e gotas de suco fresco de limão.


DOCE DE ABÓBORA COM COCO

Desenvolvi esta receita por vários motivos. O primeiro deles foi porque AMO de PAIXÃO este doce tão tipicamente brasileiro. Já tive bolo de aniversário que foi uma pilha de doces de abóbora… percebeu o amor? O curioso é que não gosto de doces (prefiro mil vezes uma fruta), mas doce de abóbora é uma história à parte sabe?

O segundo motivo foi dar de presente no Natal de 2013 para meus leitores, assinantes e internautas uma receita original, tentadora, mas Bem Brasileira… Bem VIVA!

O terceiro foi criar uma receita doce que saia um pouco das sementes oleaginosas com frutas secas. São ótimas, mas podemos criar infinitamente. Fica este incentivo e convite!

Doce de Abóbora Vivo

Ingredientes: tudo bem picadinho para ajudar no processamento!

– 2 xícaras (chá) de abóbora japonesa sem as sementes nem a casca e bem picadinha,

– 1 xícara (chá) de coco germinado **, sem aquela pele marrom e bem picadinho,

– 1 xícara (chá) de tâmara sem caroço e bem picadinha (não precisa deixar de molho) (usamos uva passa branca, mas poderia ser também uva passa preta ou banana passa). Outra dica, com 1 xícara de fruta seca este doce fica numa doçura discreta. Para as formiguinhas do pedaço pode-se usar 1,5 ou máximo 2 xícaras, o que para meu gosto pessoal fica doce D+. Mas vamos devagar né???

– 1 manga palmer bem madura, descascada e picada,

– 1 dedinho de gengibre descascado e picadinho,

– 1 colher (chá) de canela em pó + 1/2 colher (chá) de cravo em pó + essência de baunilha a gosto.

Em destaque na foto acima: a abóbora japonesa antes de descascar e picar, o coco seco germinado antes de abrir, tirar a pele marrom e picar; e a manga palmer, variedade alongada, bem amarelinha para estar bem madura e doce.

Preparo: processe na lâmina ‘S’ inicialmente o coco com o gengibre até BEM raladinho. Acrescente a abóbora picada e siga processando até tamanho desejado.

Acrescente as tâmaras e os saborizantes e siga processando até começar a formar uma massa bem distribuída. Nesta altura é importante abrira processadora várias vezes e com uma espátula ir ajudando na integração de tudo e na formação da massa.

Finalmente acrescente a manga que irá dar uma textura de doce de colher e um brilho de calda.

Observações: caso você não tenha um processador ou sua lâmina ‘S’ esteja meio cega, use um liquidificador de boa potência, ou seja, mínimo 600 watts. Mas antes é preciso ralar o coco, a abóbora e o gengibre. Também deixar de molho por 2 horas em água  morninha a tâmara previamente picadinha e escorrida antes de bater. Se necessário, use uma cenoura ou lasca de abóbora como biossocador.

Formas de apresentar e consumir:

1. Colocar em potinhos de vidro com tampa e deixar na geladeira pois irá durar até 1 semana.

2. Servir na mesa em potinhos de geleia para colocar num iogurte vivo, sobre uma salada de frutas ou granola viva, sobre crackers ou para quem ainda come, sobre uma fatia de pão integral.

3. Servir em mini porções para comer de colher acompanhado – BALANCEADO – por um creme de leite vivo ou um queijinho vivo. Ou para quem ainda come, uma porção de cottage ou queijo fresco.

4. Desidratar no sol ou forno desligado em porções e formatos variados. Desta forma pode-se guardar na geladeira em potes de vidro com tampa e consumir na hora do lanche em casa, no trabalho ou na viagem.

Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!

GINGERALE de MAÇÃ

Lembrando que são bebidas lindas, coloridas NATURALMENTE, bem gasosas, mas de baixo grau de doçura. Ou seja, uma nova forma de tomar bebidas ‘festivas’, porque ganhamos no seu valor probiótico, no seu poder transformador Cultura da Vida.

Ganhamos em poder consumir tantas frutas, até aquelas danadas de doces, sem perder NADA…

GINGER ALE = bebida fermentada a base de gengibre

As proporções são bem pessoais. Tem gente que gosta dele BEM cítrico e capricha no limão (tangerina, laranjas ácidas, pomelo, maracujá, tamarindo, uva etc.). Tem gente que, mais fogo nas ventas, adora exagerar no gengibre… Mas quando fazemos para várias pessoas, para uma festa por exemplo, é preciso moderação né?

Então, uma medida de sucesso para garrafa pet de 1500 ml

Ingredientes gingerale de maçã: 120 ml de suco fresco de ~4 limões médios + 1/4 xícara com rodelas (1 cm espessura) de gengibre fresco (100 gramas) + 1 ramo de erva fresca se desejar + 4 maçãs sem as sementes e picadas + 1/4 xícara de melado orgânico de cana (pode ser também melado de caju ou cacau).

Junte 2 xícaras (chá) de água solarizada e bata tudo no liquidificador. Coe no voil e transfira para uma garrafa pet (bem limpa) de 1500 ml e complete com água solarizada até chegar à parte cônica. IMPORTANTE: este suco deverá ser coado numa Panela Furada 1 (voil ou organza) para evitar explosões gasosas.

Acrescente 1 pitada do fermento biológico seco.

Tampe super BEM, agite e deixe num lugar fresco para fermentar.

Monitore a finalização da fermentação com o aperto das laterais da garrafa pet, até que esteja bem dura, ou seja, alta pressão interna dos gases da fermentação (CO2 vivo). Neste ponto, leve à geladeira até a hora de servir (3 dias máximo). Lembrando que mesmo na geladeira a fermentação segue acontecendo, apesar de bem mais lenta.

Para abrir a garrafa é preciso uma paciência para ir liberando os gases sem derramar a bebida. Sirva porções de 50-100 ml porque trata-se de uma bebida forte… sem açúcar!

TEMPO DE PREPARO: costumam fermentar em 24, 48 e até 72 horas dependendo da temperatura local. Mais frio, mais tempo. Mais quente, menor tempo. Garrafas com menor volume morto ficam prontas mais rápido e são mais doces. Maior volume morte demoram mais e são menos doces.

SUCESSO!

 

Assista também estes vídeos:

Panelas Furadas

Água Solarizada

Finalizando, o texto sobre os Perigos de se automedicar com bicarbonato de sódio

O que vale mesmo para mineralizar-se é consumir pouco sal, mas de QUALIDADE
Vídeo ABERTO – Sal Mineral

Limão x Vinagre – Qual a diferença?

TABELA DE GERMINAÇÃO

Esta é uma tabela o mais amigável possível já que são muitos dados para tabelar. Ela encontra-se no meu livro De Bem com a Natureza.

Entretanto, apesar de conter a experiência prática de crudivoristas que vivem na região sudeste do Brasil, trás referências importantes sobre as várias formas de germinar e brotar as principais sementes disponíveis, conhecidas e testadas.

Separei por tipos de sementes: oleaginosas, cereais, leguminosas e ervas-hortaliças, porque penso que facilita bastante o entendimento e a percepção dos tipos que guardam semelhanças…

Clique aqui -> TABELÃO DE GERMINAÇÃO

0 respostas em "Encontro em EXTREMA/MG"

Deixe sua mensagem

Aviso legal

AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS E OUTROS PROFISSIONAIS.

Contato

[email protected] - CNPJ: 23.834.685/0002-58
RUA MACHADO BITTENCOURT, 205 - SÃO PAULO - CEP 04044-000

Site seguro

top
COPYRIGHT © 2019 DOCE LIMÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.