Conceição Trucom
Sempre fui, de certa forma, uma pessoa magra. Na verdade, tenho o biotipo da mulher brasileira, a “falsa magra”, porque magra da cintura para cima, e volumosa de quadril e pernas. Quando aos 15 anos fiz corpo de mulher, não gostei nada desta desproporção, mas o que fazer? Puxei avó, tias… padrão familiar.
Passei então dos 15 aos 35 anos lutando, sem sucesso, para ter menos quadril, mas tudo o que conseguia era perder mais peso no rosto e seios e, os culotes e quadril seguiam iguais. Depois de muitas tentativas, desisti.
Foi quando conheci a Alimentação Balanceada, cuja proposta é usar uma composição BALANCEADA, de alimentos devidamente qualificados, nas refeições e lanches, o que viabiliza a modulação hormonal e acredite: perda do excesso de gordura corporal.
Me pareceu mágico, porque perder excesso de gordura corporal é totalmente diferente de perder peso: já tinha vivido inúmeras vezes essa realidade na pele!
Excesso de gordura corporal são aquelas gordurinhas que se acumulam nos lugares menos desejados de nosso corpo, e que resistem de ir embora mesmo depois de havermos emagrecido vários quilos. E quando emagrecemos elas resistem de ir embora: visitas indesejadas…
Assim, aprendi e comecei a praticar esta Alimentação Balanceada, e consegui reduzir 14 cm de quadril em 6 meses, apesar de haver emagrecido somente 3 quilos, e não haver praticamente perdido medidas no seio. Vitória. Todo mundo percebeu a diferença no meu corpo e queria a receita.
Desde então passei a estudar MUITO sobre este conceito, que o dr. Barry Sears deu o nome de PONTO Z, expressão usada pelos super atletas, naqueles momentos de absoluta superação dos seus limites. Na verdade, uma condição metabólica de absoluto equilíbrio hormonal, que se mantido gera e peso ideal: o organismo permanece em condição de ÓTIMA PERFORMANCE GLOBAL. De brinde, com disciplina e determinação, a eliminação de gordurinhas nefastas, do excesso de gordura corporal, que considero um lastro para a nossa evolução plural.
Excesso de gordura corporal, na verdade, são pontos de bloqueios energéticos em nosso corpo, que representam dificuldades emocionais – porque em tecido adiposo não circulam águas – que clamam por serem solucionadas. Cada local do corpo um significado… Mas deixemos esta interpretação para outro momento.
O fato é que podemos enxergar assim:
cada vez que nos olhamos no espelho
há um apelo por solução, por fluidez,
desintoxicação, circulação, mobilização.
O que garanto é que, ao eliminarmos estas
gordurinhas ’em excesso’,
muitas portas de cura se abrem
em nossa existência: muita leveza!
BEM: é disso que se trata o nosso Curso OnLine na página do Assinante Doce Limão. Você já pode ter uma degustação no TV de BEM – Balanceamento Alimentar e Modulação Hormonal. É importante realizar este curso em paralelo com o nosso Curso ONLINE Básico de Germinação (5 aulas). Saiba como no rodapé desta página.
E, saiba agora qual é o seu excesso de
gordura corporal no teste a seguir…
Toda mulher adulta, não atleta de competição (ou que prática um esporte/treinamento por mais de 2 horas/dia), deve ter em torno de 22% de gordura corporal e 78% de massa magra (estrutura óssea, músculos, tendões e sangue). Este percentual de 22% é o ideal e cumpre os seguintes benefícios ao organismo:
– Protege órgãos e vísceras;
– Faz parte da massa cerebral que contém cerca de 65% de gordura pois suas células são basicamente lipoproteicas;
– Controla a temperatura corporal e;
– Ser uma reserva energética para momentos de necessidade como numa doença ou convalescença (quando o organismo não sente fome porque está concentrado em sanar-se e não em digerir) ou quando nos desintoxicamos.
Assim, quando o percentual de gordura corporal de uma mulher adulta (não atleta) está acima destes 22%, considera-se como excesso de gordura corporal, normalmente acumulado em lugares estratégicos como abdome, coxas ou mamas.
Na visão da Alimentação Desintoxicante, este excesso é diagnosticado como lastro e excesso de toxina, de material indigesto, de venenos retidos no tecido adiposo. E, bem antes de pensarmos em emagrecer: desintoxicar-se é preciso!
Porque simplesmente perder peso não é uma decisão sábia. Sábio é retornar à uma condição de harmonia metabólica, de leveza como um todo.
E, excesso de gordura corporal pede calorias para mantê-lo, entope (engordura) todas as células, órgãos e sistemas e drena nossas energias para carregá-lo: fardo total!
Este teste, desenvolvido pela equipe do Dr. Barry Sears, autor do livro A Dieta do Ponto Z (editora Campus), muito simples de realizar, irá lhe informar como está a sua harmonia interna, a sua saúde e quanto de lastro você anda carregando. Um agradecimento à equipe do site Somos Todos UM (STUM) que transformou este teste num interativo.
Lembrando que a medição no abdome NÃO É na altura da cintura, mas exatamente na altura do umbigo. E a medição do quadril é na sua parte mais larga. Faça várias medições até encontrar a leitura maior. Faça as medições na frente do espelho para não correr o risco de enviesar a fita na hora de medir, gerando um resultado falso e difícil de repetir a cada medição.
Uma dica: faça anotações em um caderno, pois a ideia é realizar este teste a cada 1 mês, enquanto você está praticando a alimentação desintoxicante ou alguma dieta saudável.
E lembre que: a perda do excesso de gordura corporal, quando acontece via procedimentos alimentares saudáveis é em média de 500 a 1000 gramas/mês, sendo maior quando associada a uma atividade física frequente.
2 respostas em "Feminino - Calcule seu excesso de gordura corporal"
Deixe sua mensagem Cancelar resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Acho q tem algo errado no cálculo . Pois tenho 1.60 e estou com 49 k. Muito magra. E o cálculo de gordura corporal deu 43%. Tirei as medidas da cintura 85cm. do quadril92cm e altura
1.60cm. 😢
Tem mesmo pq uma pessoa com 49 kg não tem como ter uma cintura de 85 cm. Meça tudo novamente!!!