Frutomedicina – As propriedades das frutas

Dr. Apollinaire DSCHOUTEZO * 

Poder de desintoxicar (purificar) naturalmente o organismo, principalmente se maduras, frescas e cruas.

Gera poucas toxinas, principalmente se provenientes de cultura orgânica.

O momento ideal para a prática Frutomedicina é no verão e primavera, embora a época da safra daquela(s) fruta(s), em sua cidade ou região, também é uma informação de consumo adequado e seguro.

Quando maduras apresentam elevado teor de água biológica e fisiologicamente adequada à saúde e nutrição celular (80 a 90%). Também podemos chamá-la de água estruturada, cuja tensão superficial é idêntica às ‘águas’ da fisiologia humana como sangue e linfa. Isto significa dizer que esta águas da fruta fresca e madura da estação, uma vez consumida, entra em nosso metabolismo quase que de forma instantânea, costumo dizer: sem pedir licença!

Por sua origem vegetal são isentas de colesterol e gorduras saturadas.

Em geral são de fácil digestão e muito ricas em fibras. Ver combinação de alimentos

Fornecem energia modulada, que é o açúcar das frutas ou frutose, cujo índice glicêmico é baixo (açúcar lento que dificilmente provoca picos de glicose no sangue). Mas o bom senso informa: agir sempre com moderação.

Certamente existem frutas mais glicêmicas, em geral as mais maduras e frescas da estação, como é o caso dos caquis, bananas, abacaxi pérola e jacas. Nestes casos a moderação é importante, mas a fermentação é um caminho super interessante como as bebidas fermentadas que chamo de KVAS.

Uma farmácia da natureza, as frutas são ricas em agentes nutracêuticos (nutrem com ação farmacológica): sais minerais, oligoelementos (cobre, selênio etc.), vitaminas e antioxidantes (agentes anti- envelhecimento).

Conheça agora as 5 frutas sagradas da alimentação humana. Portanto, as frutas que costumo consumir quando estou viajando, sem grandes condições de preparo de pratos e refeições mais complexas.

Se consumidas de forma freqüente e regular, é comum encontramos as seguintes propriedades nas frutas: poder laxante natural e adstringente (redução de colesterol e gorduras), ação anti-hipertensão (equilíbrio salino e vasodilatadores), ação de proteção e preservação celular (antioxidantes), ação anticoagulante, ação antidepressiva, ação antibiótica, ação de sedação natural (analgésicos), etc.

As frutas podem ser usadas de diferentes formas e áreas de medicina preventiva: hepatologia, oftalmologia, reumatologia, oncologia, psiquiatria, medicina esportiva, gerontologia, pediatria e medicina estética.

Podem e devem ser consumidas em todas as idades.

Através do consumo das frutas pode-se praticar ainda: terapia das cores (cromoterapia), dos aromas (aromaterapia), a meditação (estado de presença para apreciar as formas, texturas e sabores) e a gratidão.

A Frutomedicina é uma terapia natural e universal.

* Dr. Apollinaire é formado pela Universidade aberta de medicinas complementares do Sri Lanka. Formado em Naturopatia e Homeopatia Clínica. Especializou-se em Alimentação e Saúde (OCM). É presidente e fundador da Associação Universidade aberta de Ayurveda e Naturopatia (Espanha e Portugal).

0 respostas em "Frutomedicina - As propriedades das frutas"

Deixe sua mensagem

Aviso legal

AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS E OUTROS PROFISSIONAIS.

Contato

[email protected] - CNPJ: 23.834.685/0002-58
RUA MACHADO BITTENCOURT, 205 - SÃO PAULO - CEP 04044-000

Site seguro

top
COPYRIGHT © 2019 DOCE LIMÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.