Hidropônicos ou Orgânicos? Parte-1

Malu Paes Leme*

Para você enteder qual é a grande diferença entre alimentos orgânicos e hidropônicos, vamos às suas definições. Avalie, reflita, use seu bom senso e faça a melhor escolha para sua saúde.

O QUE É HIDROPONIA E COMO FUNCIONA?

As plantas são cultivadas em perfis específicos, 80 cm acima do solo, por onde circula uma solução nutritiva composta de água pura e de nutrientes dissolvidos de forma balanceada (1), de acordo com a necessidade de cada espécie vegetal. Esses perfis provêm o meio de sustentação para as plantas, sem necessidade de pedrinhas ou areia. A solução nutritiva tem um controle rigoroso (2) para manter suas características.

QUAIS AS “VANTAGENS” DA HIDROPONIA?

O produto final (3) cultivado em hidroponia é de qualidade superior, com aproveitamento total, pois é cultivado em estufa protegida e limpa, livre das variações do clima, dos insetos, animais e outros parasitas que vivem no solo (4). Na hidroponia os nutrientes são balanceados diariamente, conforme a necessidade do cultivo, fazendo com que as plantas recebam durante todo seu ciclo de crescimento, as quantidades ideais de nutrientes. “


Agora, vou fazer meus comentários sobre essa definição. Grifei em vermelho o que acho mais absurdo e que deve ser levado em consideração para uma BOA e ATENTA reflexão. Por favor, sigam-me… 🙂

(1) Essa citação de começo, já é totalmente anti-natural. Percebam que as plantas são crescidas e cultivadas 80 cm ACIMA DO SOLO!!! Cadê o contato com a terra?

E ainda é cultivado com água PURA e com nutrientes DISSOLVIDOS de forma BALANCEADA. Peraí? Nutrientes dissolvidos de forma balanceada? Eu acho que essa mãozinha do bicho-homem está arrogante demais, vocês não acham? Bom, continuando…

(2) Vamos para o segundo absurdo: CONTROLE RIGOROSO! Quer dizer, normal né, o bicho-homem adora ter o controle de tudo… mas, será mesmo normal querer ter o controle de tudo? Por que não FLUIR com a natureza, olhar para ela, percebê-la, entendê-la de forma que não precise haver CONTROLE e sim COOPERAÇÃO na manutenção do cultivo de alimentos. Bem, mais pra frente iremos entender melhor esta questão, aguarde.

(3) Olhem bem como tratam o seu alimento: como um PRODUTO final. Peraí, alimento não é produto e nem deveria ser visto como tal. Não deveríamos tratar o que nos NUTRE o que nos AMA, o que nos alimenta, como uma mercadoria que pode ser CONTROLADA RIGOROSAMENTE, cultivada FORA DO SOLO (da nossa Mãe Terra) etc… Estamos falando do nosso alimento, aquele que nos nutre, mais do que só nos alimenta. Daquele que faz parte de todo um ciclo realizado por diversos animais, daquele que precisa da luz solar, da luz da lua e da brisa do dia-a-dia… Esse bicho-homem…

(4) Olha que coragem que essa empresa teve em escrever uma coisa dessas! 🙂 Temos que rir para não chorar… quer dizer então que eles consideram os alimentos hidropônicos como sendo de qualidade superior pois estão PROTEGIDOS dos animais e insetos que são EXTREMAMENTE necessários e importantes para a composição dos nutrientes essenciais dos alimentos; estão protegidos das VARIAÇÕES DO CLIMA (meu Deus!)… Quer dizer, as variações do clima são NATURAIS e essenciais para a manutenção e diversidade de acontecimentos que modificam, melhoram, aquele alimento específico que ali está sendo cultivado NATURALMENTE. Ele não precisa desta proteção, e sim de um jeito natural de maximizar o cultivo dos alimentos na terra, e minimizar algum parasita, doenças ou qualquer outra coisa que possa destruir uma plantação. Mas, mais adiante, como já mencionei acima, entenderemos melhor essa questão de equilíbrio JUNTO com a natureza.

Essa mentalidade de proteger, de envolver as coisas, alimentos ou pessoas em uma BOLHA TRANSPARENTE para que nada possa acontecer, é pura falta de um olhar para dentro, para Si, para a sua natureza interior que sabe que não precisa disso, e que isso só te faz ficar frágil e des-protegido do mundo que o cerca. Como sabemos hoje, mais do que nunca, é importantíssimo deixar as crianças logo cedo botarem a mão na terra, e depois na boca etc., para criarem anti-corpos que vão protegê-las. E esta forma de agir com as crianças, é a mesma forma que temos que agir com os nossos alimentos, não é mesmo?

Continua na Parte 2

*Malu Paes Leme é crudivorista faz 2 anos e pratica o Higienismo, a Dieta 80/10/10 na sua forma mais ortodoxa, pautada no consumo concentrado de frutas, alguns legumes e vegetais, além de sementes e nozes.

Conheça seu Blog Alimentação Inteligente

0 respostas em "Hidropônicos ou Orgânicos? Parte-1"

Deixe sua mensagem

Aviso legal

AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS E OUTROS PROFISSIONAIS.

Contato

[email protected] - CNPJ: 23.834.685/0002-58
RUA MACHADO BITTENCOURT, 205 - SÃO PAULO - CEP 04044-000

Site seguro

top
COPYRIGHT © 2019 DOCE LIMÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.