Kefir de Água e Rejuvelac são temas recorrentes aqui no Doce Limão. Incluso, esta página, recém atualizada, faz parte dos nossos Cursos OnLine Novo Modelo da Digestão Humana e Laticínios Veganos. A ideia é esta mesmo, que cada vez mais pessoas conheçam, pratiquem e disseminem estas culturas do BEM.
Kefir REAL ou Kefir de Leite é um coalhada feita a partir do encontro do leite com um conglomerado de microorganismos – leveduras e lactobacilos – que lembra um mingau de sagu.
O Kefir de Água é também uma complexa simbiose probiótica que se desenvolve sobre uma estrutura de polissacarídeos (nódulos-grãos de um tipo de amido, gerados pelos próprios microorganismos) onde convivem em um certo equilíbrio e harmonia, enquanto se mantenham condições adequadas como alimento (algum tipo de açúcar, em geral sacarose ou frutose) e temperatura.
Nestas condições estará em constante crescimento, porque são microorganismos vivos. Os nódulos-grãos que surgem, se partem por gemação e duplicação do seu tamanho, necessitando sempre de mais aporte energético – açúcares – e espaço. Momento quando se torna necessária a doação e compartilhamento de kefir, receitas e saúde!
Antes de ser alimento gostoso, kefir é quase religião. Dizem que a solução para curar de unha encravada a câncer foi presente de Alá e não pode ser vendida.
Mas, em vários países europeus, o kefir leite – kefir real – é vendido com iogurtes e coalhadas, além da versão kefir água. Na aparência, eles são quase iguais, mas os microorganismos envolvidos na produção são diferentes.
Por que é tão importante fermentar alimentos? Quais os ganhos para a saúde? Confira o vídeo abaixo, bem curtinho:
Já tinha ouvido falar dele na faculdade de nutrição, mas acredito que lá também ninguém soubesse o que era, pois os professores diziam só “é um leite fermentado do Cáucaso” e nunca aprofundavam. Só depois de pesquisar e conseguir a colônia é que descobri que lá pelo final da década de 1970 esse mesmo grupo de microorganismos chegou a colonizar o leite de casa. Não fez muito sucesso, minha mãe achou o resultado gosmento. E sumiu.
Para quem não sabe nada sobre kefir, trata-se de uma colônia de leveduras a bactérias que pode chegar a 70 espécies e que se alimenta de lactose durante a fermentação de qualquer leite animal no caso do Kefir de Leite; ou de outros dissacarídeos como a sacarose e a frutose, no caso do Kefir de Água.
Há muitos estudos in vitro e in vivo que mostram os préstimos do kefir à saúde – da absorção de nutrientes à inibição, em ratos, de alguns tipos de metástase. É excelente para quem tem leve intolerância à lactose, pois no leite fermentado parte dela está pré-digerida. Se tomado todos os dias, regula o intestino e dá resistência a doenças, além de ser delicioso quando bem feito.
Só não espere dele a cura para todos os males.
Mas antes de irmos ao nosso Kefir de Água um pouco de história cai bem…
Não se sabe exatamente como e onde o kefir surgiu e até hoje ninguém conseguiu produzi-lo senão a partir de um pedaço da colônia já existente.
Sabe-se, no entanto, que a palavra kefir vem do turco keif, que significa bem-estar ou bem-viver e que surgiu na região montanhosa do Cáucaso, onde dizem ter sido presente de Alá ao profeta Maomé. E, por muito tempo os locais guardaram segredo sobre ele.
Diz a história, talvez com um pouco de floreio, que em 1900 os irmãos Blandovs, que faziam queijos no noroeste do Cáucaso, foram contratados pela Sociedade Médica Russa para conseguir o segredo do kefir. Eles usaram a artimanha de expor a jovem e linda funcionária lrina Sakharova como isca para conquistar o príncipe do Cáucaso, que lhe daria a colônia em forma de grãos de presente. Mas nem todo o amor do mundo fez que o príncipe caísse em tentação.
A moça voltou de mãos abanando, mas em seguida foi sequestrada e levada de volta ao príncipe, que lhe ofereceu presentes e jóias… Mas Irina bateu o pé até até conseguir o que lhe havia sido encomendado. E foi por esse caminho que o kefir chegou a Moscou e de lá se espalhou pelo mundo, sempre se reproduzindo a partir daquelas colônias, até chegar à minha casa e à sua.
O Doce Limão não tem interesse em disseminar o Kefir de Leite já que nossa linha é Crudívora e Vagana. Penso inclusive que anda bastante difícil, para quem deseja produzir kefir de leite, boas fontes de produtos isentos de antibióticos (que matam o kefir), hormônios e aditivos químicos, além de pus, sangue e bactérias patógenas oriundas das mastites crônicas das vacas… Só um alerta!
Nossa proposta é mesmo investir no Kefir de Água e usarmos além da sacarose como fonte de alimento dos microorganismos, frutas secas ou sucos de frutas ácidas ou frutas doces acidificadas com frutas ácidas.
No caso de se desejar produzir laticínios como iogurtes, lassis e queijos, compomos o kefir água com sementes germinadas, produzindo assim o que desejarmos… Confira as receitas no link do rodapé desta página…
Confira na figura abaixo o tanto de microorganismos presentes no kefir água:
Confira aqui se deseja saber/comparar a composição dos microorganismos do Kefir de Leite
Importante saber: Qual a diferença entre Iogurte e Kefir?
O Kefir, seja de Água ou de Leite, é fermentado com a presença de mais de
35 tipos de bactérias: lactobacilos – leveduras – ácidos láticos
O iogurte geralmente é fermentado com 1 ou 2 bactérias do bem.
Podemos sim usar o Kefir Água para bater com sementes germinadas e fazer
um lassi com frutas secas e até melado de cana orgânico.
Confira agora como alimentar e fortalecer o Kefir de ÁGUA
RECEITA BÁSICA KEFIR DE ÁGUA
O Kefir de Água pode ser comparado a uma limonada gasosa pela formação natural dos gases da fermentação, o CO2. Comece com um jarro ou frasco de vidro de boca larga. Ideal que tenha uma tampa ou um pires para cobri-lo. Use água filtrada ou idealmente SOLARIZADA, ou seja, isenta de cloro e fluor. Para cada litro de água adicione:
2 a 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo, rapadura, melado de cana… idealmente orgânicos!
Eu uso 2 colheres, acho 4 colheres D+…
2 figos secos ou ameixa preta ou tâmara…
Ou 1 banana passa ou 1 colher (sopa) de uva passa.
Ou 2 damascos seco mas somente orgânico porque o comum é cheio de corantes…
1 limão bem limpo e cortado pela metade.
Pode ser o tahiti, cravo, siciliano, galego…
4 colheres (sopa) de Kefir de Água
Agitar com uma colher de pau ou de plástico. Colocar no local da fermentação, tapar só apoiando e não mover até final do processo. Com a tampa só apoiada gera uma bebida bem gasosa. Se tampar conforme na foto acima a bebida será SUPER gasosa.
Eu curto consumir após 24 horas ou até antes, quando as frutas secas começam a flutuar. Com mais de 24 horas a bebida começa a ficar um pouco alcoólica.
CONSERVAÇÃO E CUIDADOS
Se desejamos parar de preparar kefir de água, basta colocar o kefir + água + açúcar e manter por até 5 dias na geladeira. Depois disso ele começa a gerar uma turbidez e odor acético…
Por mais tempo o ideal é congelar: limpo e sem água, em uma bolsa plástica, do tipo zip.
É normal que alguns grânulos de Kefir flutuem (incluso junto com a fruta seca), pelos gases de CO2 formados.
A luz NÃO afeta a preparação do Kefir, portanto podemos durante seu preparo guardá-lo em armário mas não o esqueça lá dentro ok?. Prefiro em cima de um canto da bancada da cozinha ou local que posso estar apreciando todo o processo: as crianças vão curtir… Mas não deixe em lugar que bata sol pois a temperatura elevada pode acelerar a fermentação e dar um descontrole.
Se você deseja começar a consumir o kefir de água, procure doadores
e isso vai mudando sabe? No momento temos:
Então, nossos cursos online têm um propósito de formação, mas basicamente para uso caseiro.
Quando entramos na comercialização vc precisa fazer cursos especializados, incluso com as regras legais etc.
Estas bebidas probióticas de longa duração, em geral são pasteurizadas, porque a geração de CO2 não pára, mesmo sobre refrigeração…
Bom dia. Qual a validade do kefir na geladeira após ter sido feita a saborização e carbonatação?
Olá!
Ideal consumir por até 3 dias.
Gratidão!
Eu falo do Kefir carbonatado dentro de uma garrafa lacrada. Neste caso acho q não seja 3 dias, pois aí não poderia ser comercializado
Então, nossos cursos online têm um propósito de formação, mas basicamente para uso caseiro.
Quando entramos na comercialização vc precisa fazer cursos especializados, incluso com as regras legais etc.
Estas bebidas probióticas de longa duração, em geral são pasteurizadas, porque a geração de CO2 não pára, mesmo sobre refrigeração…
Obgda