Programa da IONE – TV Gazeta 23.10.08
1) Kinako ou Farinha integral de Soja
Ingrediente: 1 kg de grão de soja escolhidos.
Preparo dos grãos: antes de torrar o feijão de soja o CHOQUE TÉRMICO será fundamental para inativação das lipoxigenases, compostos causadores de sabor indesejável, semelhante ao de feijão cru. Para cada 2 xícara (chá) de grãos de soja pré-escolhidos e sem lavar use 4 xícaras (chá) de água fervente.
Ferva a água. Adicione os grãos e deixe que cozinhe por 5 minutos após reiniciada a fervura. Escorra a água de cozimento e lave os grãos em água fria.
Preparo da farinha: deixe os grãos de molho em água por 4 horas. Escorra, elimine a água e coloque os grãos em uma assadeira rasa média. Torre em forno baixo, pré-aquecido, por 30 minutos ou até obter grãos torrados. Mexa de vez em quando, com o auxílio de uma colher de pau, para que não queimem, até que as cascas dos grãos soltem com facilidade.
Retire do forno e deixe esfriar.
Moa os grãos no liqüidificador ou em máquina de moer carne. Peneire a farinha obtida, utilizando uma peneira fina. Armazene esta farinha integral de soja em recipiente seco e com tampa. Mantenha na geladeira.
Atenção: por ser uma farinha integral sua validade é de somente 30 dias.
Consumo ideal: 1 colher (sopa)/dia batida em sucos desintoxicantes, vitaminas, granolas, etc.
2) Leite integral de Soja
Ingredientes: 2 xícaras de farinha integral de soja + 2 xícaras de água fria + 1,5 litro de água fervente + 6 estrelas de cravos + 1 pau de canela + 1 colher de sobremesa de mel ou melado de cana + 1 pitada de sal marinho.
Preparo: misture a farinha integral com a água fria até obter massa cremosa e homogenea – não deixe formar grumos. Deixe repousar – hidratar – por uns 30 minutos. Ferva o 1,5 litro de água, retire-a do fogo e vá acrescentando sobre a massa homogenea de farinha mexendo vigirosamente por uns 15 minutos. Quando estiver fria coe num tecido limpo e seco de algodão para eliminar o resíduo. Volte ao fogo brando, mexendo sempre por uns 10 minutos. Acrescente as especiarias. Cuidado pois este leite levanta na fervura e também forma nata. Conserve na geladeira .
Rendimento: 2 litros
Opcional: o interessante de preparar este leite em casa é que ele conterá pouco açúcar (idealmente mel) e você poderá mudar seu sabor a cada preparo. O cravo e a canela podem ser substituídos por erva-doce, cardamomo, baunilha, guaco, poejo, etc. Sempre há muito espaço para a sua criatividade!
Importante: Este leite, por ser natural, tem validade de 3 dias se conservado na geladeira. Deve ser consumido como um leite normal, no preparo de vitaminas, com granola, no preparo de pães e bolos, como também de cremes, maioneses, biscoitos, iogurtes e receitas do dia-a-dia. Ele acumula resíduo no fundo quando em repouso, motivo pelo qual seu consumo ideal é batido com frutas. Lembre de buscar fornecedores de soja e seus derivados de cultura orgânica.
Receita extraída do livro SOJA – Nutrição &Saúde – Conceição Trucom – Editora Alaúde.
Recomenda-se a leitura na íntegra do livro mencionado acima, o que possibilitará o consumo da soja com mais consciência e responsabilidade.
0 respostas em "Leite prático de soja"