Conceição Trucom
Os vegetarianos que vivem em países desenvolvidos gozam de boa saúde, têm baixos índices de câncer e de doenças cardiovasculares (438), além de apresentarem baixo nível de mortalidade em relação ao resto da população (439). A boa saúde é devida em parte aos seus hábitos de alimentação ricos em frutas, legumes, pães e cereais. No entanto, existe a preocupação de que alguns vegetarianos não estejam consumindo um nível suficiente de ácidos graxos ômega-3 nas suas dietas. Os vegetarianos rigorosos que não comem carne, peixe nem produtos lácteos obtêm os ácidos graxos ômega-3 apenas das plantas, que são fonte de ALA, mas não contêm ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa como o ácido eicosapentaenóico (EPA) e docosahexaenóico (DHA).
Portanto, as pessoas rigorosamente vegetarianas têm menores níveis de ácidos graxos ômega-3 e níveis mais elevados de ácido linoléico (ácido graxo essencial ômega-6) nas células de seus glóbulos vermelhos, plaquetas e fosfolipídios do soro, em comparação com pessoas onívoras (440,441). Em um estudo realizado na Austrália, um grupo de homens vegetarianos rigorosos e ovolactovegetarianos tiveram consumos significativamente menores de ALA, EPA e DHA em comparação com um grupo de homens que tinham um alto consumo de carne. O menor consumo de EPA e DHA ficou refletido em menores concentrações desses ácidos graxos ômega-3 nos fosfolipídios do plasma. Da mesma forma, o conteúdo de ALA nos fosfolipídios do plasma foi maior nos vegetarianos e ovolactovegetarianos, que nos homens que consumiram carne (400).
Alguns especialistas sugerem que os vegetarianos devem pelo menos duplicar o consumo recomendado de ALA (443). Os vegetarianos que adicionam linhaça à sua dieta podem aumentar a sua ingestão de ALA e melhorar o conteúdo de ômega-3 nos seus tecidos. Por exemplo, foi mostrado que os homens vegetarianos que consumiram linhaça, pelo menos durante 28 dias, registraram um aumento no teor de ALA, EPA e de ácidos graxos ômega-3 nos fosfolipídios de suas plaquetas (233).
Fontes: Site Flaxcouncil – Canadá. Ver referências aqui
6 respostas em "Linhaça na Nutrição Vegetariana"
Deixe sua mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Olá Conceição, Há tempo comprei os dois livros acima recomendados, comecei a ler, são bastante interessantes e ilustrativos. A Aula 1 do curso estou amando. Os assuntos são bastante enriquecedores quanto a importância da ingestão da linhaça. Obrigada.
Gratidão pela sintonia!
Olá Conceição, Há tempo comprei os dois livros acima recomendados, comecei a ler, são bastante interessantes e ricos em informações. A Aula 1 deste curso, estou amando. Os assuntos são bastante esclarecedores e tendo como ponto central a importância da linhaça em nossa alimentação diária. Também gostei das informações sobre Moringa e já visitei o site. Vou providenciar a comprar. Obrigada querida.
Ficamos gratos com a sintonia!
Gratidão pelo conhecimento compartilhado. Vou valorizar mais essa preciosidade. Acabei de verificar um exame meu hoje e minha B12 esta bem bem baixa, existe alguma forma de usar a linhaça somada a algum outro alimento que me ajudaria nisso ? Ou se não tiver pertinência o assunto nessa tema, poderia me indicar qual curso ou material você cita ou fala da questão da B12. Gracias.
Olá Rosana, diante de uma B12 baixa vc precisa fazer uma suplementação, porque não será via alimentação que vc irá alcançar um nível de segurança.
E mais, é preciso investigar o POR QUE sua B12 está baixa.
Recomendo a leitura deste texto: https://www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/simplesmente-saude/1561-vitamina-b12-importante-para-vegetarianos-ou-nao.html