Milene Siqueira *
Quem cozinha, borda, é artista plástico, cirurgião, ou tenha uma profissão em que as mãos são instrumentos, sabe que é uma coisa de ter “mão boa”. Não basta seguir uma receita, um script, porque cada mão é literalmente uma extensão do coração, e dá o toque especial da essência de cada um.
Na massagem, nos passes, benzimentos e no Reiki, elas jorram amor e emanações divinas.
Então, a dica é cuidar das mãos. Portanto, mãos à obra!
Uma massagem nas mãos irá mexer com inúmeras terminações nervosas. Relaxa.
Quem estudou ou recebeu tratamentos da Medicina Tradicional Chinesa, sabe quantos meridianos e pontos energéticos encontram-se nas mãos.
Mas, pense num enfermo ou idoso, numa criança ou amiga(o), o carinho de uma leve massagem é sempre algo simples e acessível de se oferecer, acalenta e traz segurança ao outro.
Comece por você agora: com o dedão, apalpe e faça pressão na outra palma (pode consultar mapas reflexológicos aqui); com todos os dedos massageie também costas das mãos.
E, na palma das mãos, pressione todos os montes e vales, desde a base dos dedos, descendo em direção aos pulsos.
Segure o pulso e deixe a mão cair, e que a outra a direcione para frente e para trás. Enquanto massageia, observe-as.
Depois feche os olhos e foque em sentir a textura, a temperatura, os movimentos… que também podem alternar de pressões mais fortes para outros bem suaves, quase como se fosse o toque de uma pena.
Se a massagem for feita em outra pessoa, inclua mais alguns movimentos: entrelace os dedos nos seus e rode suavemente as mãos; peça que a pessoa relaxe a mão e a envolva com as suas duas mãos (como na imgem acima), e para terminar conduza gentilmente a mão massageada a um apoio.
Em idoso ou enfermo, bastam leves massagens e muito carinho.
A massagem pode ser feita a seco, mas para aumentar o prazer e os benefícios terapêuticos, adicione:
Para 1 colher de sopa de creme neutro ou óleo vegetal
acrescente cerca de 4 gotas de óleo essencial (OE)
De modo geral, pode adicionar o OE de Laranja Doce, mas no caso dos OEs cítricos, não exponha as mãos ao sol, após a massagem. Ou seja, massageie somente à noite.
Se a intenção for específica como trabalhar a auto-confiança, por exemplo, usar OE de Cedro ou Patchouli.
Para estimular o feminino, a receptividade e envolvimento a sugestão pode ser 1 gota de OE de Ylang Ylang + 4 gotas de OE Tangerina ou de Laranja.
Para mãos com suor excessivo, OE de Cipreste, que também pode ser o OE ideal para aquele enfermo ou idoso que sofre pela perda ou que precise facilitar o desapego terreno.
Quer sentir um aroma de natureza que tira o estresse e relaxa muito? Use OE de Abeto ou Espruce.
Dores e Nevralgias? Massageie suavemente com OE de Lavandim ou Lavanda.
E há inúmeras outras opções e combinações (sinergias) com os aromas essenciais, experimente! É uma delícia!!!
Dê preferência a massagem à noite, pois além de muito relaxante, o efeito dos óleos sem a necessidade de lavar as mãos, irá se prolongar com o soninho.
E então… mãos à obra?
Leia também: Receitas para tratar mãos e pés
* Milene Siqueira é Aromatologista, tranquila… adoro cheiro…, cheiro de mato, de fruta, de chuva, do meu gato Tânio que cheira a talco e mate, de eucalipto staigeriana, de lírio do brejo, tangerina, cacau… hum são tantos… Seu site e onde comprar OEs? www.aromarte.com.br
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte www.docelimao.com.br
0 respostas em "Mulheres: Mãos à obra"